O GRANDE escritor Luis Fernando Veríssimo costuma repetir em seus escritos a palavra "dezessete". Por que será? Teria algum significado oculto? Numerológico? Cabalístico? Seria uma espécie de "toque literário"? LFV não é muito de dar entrevistas. É um tímido patológico. Fala muito mansamente e não desenvolve bem em entrevistas. Mas Veríssimo gosta de tirar onda de jazzista. Ele toca saxofone ao lado de um grupo de amigos chamados JAZZ 6 que ele brincava dizendo ser o "menor sexteto do mundo" por ter apenas cinco integrantes...Ali ele se solta.
LFV sempre foi um campeão de vendas no Brasil. Houve época que só PAULO COELHO vendia mais livros do que ele. Não sei como estão as estatísticas hoje. Suas crônicas são divertidas, inventivas, leves e bem escritas. Mas vejam só, ele já declarou que já tinha escrito muita porcaria...imagina! Nunca li nenhuma porcaria dele. Mas isso me anima a continuar escrevendo, já que até ele se reconhece escrevendo coisas ruins. Da minha parte, fico feliz quando escrevo alguma coisa boa...
MAS SIM, O DEZESSETE! Então, um dia alguém perguntou ao Veríssimo porquê ele repetia tanto a palavra "dezessete" em suas crônicas e ele primeiro respondeu "dezessete é um número cabalístico e, sendo cabalístico, eu não posso revelar..." Risos. Mas ele logo completou que era brincadeira, o dezessete não tinha nenhum significado oculto, ele apenas achava a palavra "dezessete", bonita.
Concordo com ele. Dezessete soa bem...Por outro lado, "sessenta" já é meio cacofônico. Soa meio como "se senta". Outro numeral que eu acho que soa bem pra caramba é "duzentos e doze". Não soa fofo? Tem que fazer um biquinho para dizer DUzentos e Doze...acho mesmo que as palavras que te obrigam a fazer biquinho soam melhor, vejam só os franceses, cuja língua é praticamente toda "biquinhenta"! Como soa bonito o francês não é? Já alemão é uma língua dura, sem poesia sonora mas muito boa para filosofar. Querem ver? Sabem qual é a maior palavra em alemão? É..."Kraftfahrzeughaftpflichtversicherung". Isso aí. Acho que soa meio como "carafatazerafetepêfliktversocherung"... Coisa nada poética e sem biquinho. Para mim até evoca as imagens daquele homenzinho do bigodinho discursando... A palavra significa "seguro obrigatório de automóvel". Pelo menos eles têm uma palavra só para dizer a mesma coisa que só conseguimos dizer usando quatro.
TEM PALAVRAS em português das quais eu sempre fui fã tal qual Veríssimo com seu dezessete. Na adolescência eu tinha a mania de ficar lendo dicionários procurando palavras que me soassem legais. Quando achava alguma ou quando lia alguma em algum livro, eu anotava em uma caderneta. Era a minha "caderneta de palavras belas". Eis algumas:
"Eflúvios". "Ressonâncias". "Elucubrações". "Epifania" - esta então é divina..."Imprescindível" também é uma palavra bem legal. Acho ela nobre, quase monárquica. E aí, alguém aí tem a sua "dezessete"?