Clube de Detetives Pão de Queijo

domingo, 21 de julho de 2024

METAMORFOSEANDO

 


PERCEBERAM QUE EU MUDEI A CARA DO BLOGUE, NÉ?

POR  VOLTA DE de 2004 por ai (sou péssimo com datas) quando descobri a "blogosfera" eu fiquei fascinado com a ferramenta. Escrever já era um hábito desde a adolescência. Fazia corações adolescentes suspirarem com meus poemas de amor. Doze anos e um caderno cheio de versos românticos e humorísticos que eu dava para minhas amigas lerem. Para os amigos, não. Com eles a coisa era outra coisa. Era futebol, bola de gude e troca de revistas em quadrinhos. 

MEU PRIMEIRO blogue se chamava SALA DO PENSAMENTO. Olha só que nome pomposo! Lá eu escrevia...meus pensamentos! Eram muitos. Eu pensava sobre tudo. Ainda penso. No final das contas, nossos blogues são isso, né? Salas de pensamentos. "Saladas de Pensamento"... Não sei porque pensei nesse trocadilho...mas até que daria um nome interessante para um blogue: Saladas de Pensamentos. Quem quiser, pode usar.

ACHEI ÓTIMO poder escrever e mostrar para qualquer pessoa na internet e ao mesmo tempo, poder ler outros blogueiros. Criei uma rede de amigos nesse tempo unidos por blogueiros que escreviam sobre teologia e religião. A amizade cresceu e depois de alguns anos, sugeri um blogue coletivo chamado CPFG (Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola), nome que eu inventei (também bem pomposo, gosto de nomes pomposos) que está no ar até hoje, apesar de só eu e outro amigo publicar nele. Mas a amizade coletiva continua, até já nos encontramos fisicamente e foi uma festa!

MUDANÇAS. Eu achava  divertidíssimo poder mexer na cara do blogue; mudar o modelo, as fontes, as cores! Eu mudava a Sala do Pensamento a cada semana...meus amigos diziam que eu tinha compulsão da metamorfose blogueira compulsiva adquirida...nome muito feio! Eu não consigo entender como alguém faz um blogue e deixa ele com a mesma cara por décadas!! Gente, isso não pode ser normal!! 

PEGUEI COMPULSÃO em criar blogues. Criei vários. Como eu pensava em muita coisa, danei a criar blogues temáticos: Um de poesia, outro de teologia, mais outro de atualidades, mais outro de-não-sei-quê-mais...Aí eu já achava que eu tinha algum problema... Depois não, me diagnostiquei como sofrendo de "explosão criativa esquizofrênica compulsiva blogueira", algo que não me traria muitos males a não ser pequenos eventos de ansiedade.

AÍ ACONTECEU UM TRECO CHATO. O Blogger deu um "bug" em alguns blogues que não se conseguia acessar, nem publicar, nem nada. meus dois principais blogues, o Sala do Pensamento e o Olhar o Tempo (sim, mais um nome pomposamente poético) ficaram inativos. Dessa época e que agora reencontrei, só lembro de já ter relações blogais com a  CHICA e com o ANDRÉ MAMSIM. O bug me deixou profundamente irritado. Tão irritado que quando tudo voltou ao normal eu desisti dos blogues e deletei-o-os. Assim na lata, sem remorso, sem compaixão...acontece que todos meus amigos blogueiros teológicos já estavam deixando de publicar em blogue e migrando para um tal de Facebook que eu demorei a aderir. Apenas o CPFG resistiu bravamente, porque esse como era coletivo, eu não deletei. Meu confrade RODRIGO ÂNCORA DA LUZ ficou sendo o principal autor da Confraria.

GOSTO DE MUDANÇAS. Talvez hoje só o que não mude mais em mim seja a profunda preguiça de sair de casa... Assim, me deu na telha, eu deixo, eu largo, eu reciclo. Não faço isso com gente, mas com coisas, sim. Até com livros!  Olho para as paredes do meu quintal, do interior da casa e penso "elas estão chatas, vou fazer uma pintura diferente", e coisas do tipo. Fiz três cursos universitários e só um deles (o de teologia) eu consegui terminar e não largar de mão por achar tudo chato. Mas deve ter sido porque lá encontrei a mulher que está comigo até hoje e que me tirou da minha solteirice acomodada.  Quem consegue aguentar as normas da ABNT...?  E também os cursos me tiravam o tempo de eu ler o que eu quisesse, eu tinha que ler os livros... do curso! (é, isso é óbvio mas eu sou estranho mesmo). Estou sempre reciclando as ideias. Aliás, "Recicle suas ideias" é o tema pomposo que eu criei para o CPFG...

Agora que larguei o Facebook e voltei à blogosfera, espero continuar por um bom tempo trocando prosa com quem quiser entrar aqui, nesta minha nova "sala do pensamento".

AH, ESPEREM UM POUCO, esqueci! Eu tive a ideia de criar esse blogue coletivo (CPFG) para deixar todo mundo perto, no mesmo espaço, discutindo os assuntos que nos gostávamos de discutir, que eram de início, teologia. Depois (olha o efeito metamorfose aí) alguns amigos já não queriam mais escrever sobre, acho que deu canseira. Aí minha "explosão criativa esquizofrênica compulsiva blogueira" veio à tona e sugeri: Então vou criar um blog coletivo para quem quiser publicar apenas temas de teologia e filosofia e a CPFG fica como um blog coletivo de assuntos gerais. Concordaram. Criei então a "Confraria Teológica Logos e Mythos" (é, mais um nome porreta como se diz na Bahia). Este blogue também está ativo, apesar de que ninguém mais dos autores originais postarem nada, nem mesmo eu. Mas às vezes me dá vontade e eu posto.

Desculpem fazer vocês leram tanto, peço perdão a SÃO BLOGGER DOS AFLITOS, padroeiro oficial dos blogueiros do Blogger.

* * * * * * * * * 

OS HEROIS DA RESISTÊNCIA.

https://cpfg.blogspot.com

https://https://logosemithos.blogspot.com 





17 comentários:

  1. Oi, Edu.
    Que postagem legal!
    Eu gosto de saber como foi a era dos blogs no começo por gente que chegou aqui antes de mim e sobre uma época em que eu não estava aqui presente. Sinto que vocês têm muitas e boas histórias para contar sobre essa época.
    E eu também demorei bastante para aderir e fazer parte do facebook quando os meus amigos ficavam me enviando convites para participar, até que em 2012 eu entrei, sendo que eu mexia com internet desde 2008/2009 por causa da escola e por aprendizado pessoal também. E só em 2017 vim criar meu primeiro blog. Mas desde 2015 mais ou menos eu já visitava os blogs, caía em blogs que apareciam pra mim como resultados das minhas pesquisas e acho que veio daí a vontade de também ter um blog pra partilhar a minha escrita, conhecer outras, fazer amizades...
    Percebo que pessoas que já tiveram blogs e migraram pra outros espaços anos atrás agora estão voltando pra cá e sempre tem gente nova estreando por aqui e experimentando esse espaço, que, ao contrário do que muitos pensam, até eu já pensei por muito entrar em blogs desatualizados, não está tão abandonado assim. Não é um cemitério de blogs abandonados. Sempre tem gente entrando e saindo, abandonando e voltando.
    Gostei da mudança do seu blog.
    Eu não costumo mudar sempre a imagem do meu blog desde o comecinho, acho que desde 2018, porque eu já me sinto satisfeita com o layout que eu escolhi depois de ter experimentado outros designers. Mas o pessoal que acompanha meu blog e eu o deles, está sempre mudando e eu acho isso bom já que eu não mudo sempre. Já que eu não mudo sempre o meu, sinto que é bom que os colegas ao redor mudem por mim nos espaços deles. Respira-se novos ares quando mudam as imagens dos blogs e isso é muito bom.
    Bom domingo! 💐🎈

    ResponderExcluir
  2. Edu, tantas ideias, tantas memórias...Tantas mudanças layouts, cores,nomes...
    Vale é continuar e que bom somos da velha guarda blogueira! Abraços, chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tardinha de domingo, Edu!
    Gosto de ler blogs diferentes, como aprendemos com os amigos.
    Estou fazendo 15 anos e quanta coisa mudou.
    Criei blogs novos, com novos temas diferenciados.
    Mudei layout, apesar de conservar a essência deles.
    Alguns blogs do início, os transformei em livros e os fechei. Nunca me arrependi. Modifiquei para melhor muita coisa, afinal, se aprende com o passar dos anos.
    Só lhe digo uma coisa: gosto muito e amar blogar não me faz abandonar meus blogs (filhos).
    Espero continuar até...
    Gostei muito de tudo que li aqui.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  4. Eu escrevo na Internet desde os tempos dos sites gratuitos *.hpg. Acho que jáx existia o blogger naquela época, só não era tão popular. Migrei rapidamente pro VilaBol, que nem me trouxe o gostinho da experiência, pois logo descobri a blogsfera. Não o blogger. Era um outro sistema bem legal também, porém, limitado. O blogger eu descobri por causa da falta de limites sobre espaço, daí começou.
    Das antigas, tive um site chamado Clube Do Pijama e Sem Censura - basicamente onde publicava pequenas ficções que eu achava melhor que as do Stephen King, e essa ilusão pretensiosa me levou a conhecer um e outro que também tinham essas coisas. Lembro até hoje de um tal Novela On Line, que era no mesmo sistema de site gratuito do meu, o *.hpg, e ele chamava de novela as coisas que escrevia, pois eram capituladas também, mas era basicamente o mesmo que eu fazia. Ele lia minhas coisas e eu lia as dele.
    Nunca mais soube do cidadão nem da plataforma. Hoje são outros tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, lembro desse tempo também. Lembra do kit.net? Cheguei a ter um blog lá mas que nem lembro o nome.

      Excluir
  5. Olá, Edu
    Gostei muito do seu texto, da história dos seus blogues,
    da atracção pela mudança, por nomes "pomposos",
    conforme a inspiração do momento e do seu interesse
    pelos temas.
    Eu, confesso, o meu blogue sempre teve o mesmo nome,
    a cor, houve uma altura que era cor-de-rosa, mas há um
    tempão que é azul.
    Publico poemas, alguma literatura, gosto de falar de livros dos outros :) enfim, é um espaço onde a palavra dos outros tem sempre lugar.
    De vez em quando escrevo uma ou outra crónica sobre
    assuntos que chamam a minha atenção. Às vezes penso que os temas que desenvolvo nem sempre interessam aos meus leitores. :)
    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  6. Beautiful and inspiring blog. love the color. Thanks for sharing. Have a lovely day.

    ResponderExcluir
  7. Você é estranhamente parecido comigo em suas manias. Eu já criei sete blogs, se não me engano, logo abandonados e “salgada a terra” onde tentaram florescer.
    Cinco eram blogs parasitas, cada um reproduzindo as postagens já publicadas e indexadas nos marcadores do velho Blogson. Fiz até um post explicando essa maluquice, mas apaguei o post e os blogs depois de sentir muita vergonha. Um deles, o único de que me lembro o nome, era dedicado às piadas e “grachinhas” que escrevi. Reunia os marcadores “Sem Noção” e “Diálogos de Spamtar”. Creio ter recebido o nome “Karma que eu exprico”, pois meu Karma é falar asneiras. Esses textos foram depois utilizados no meu e-book “Confraria das Hienas”. Os “dezénhos” e grafismos que bolei fizeram surgir o “Eu não sei desenhar” ou “Eu só sei deZénhar”, não lembro. Havia um dedicado à minha produção literária e outro dedicado a um papo mais cabeça e abordagens mais sérias. Esses dois resultaram nos outros e-books que publiquei (de grátis) na Amazon, com a inestimável ajuda do Fabiano Caldeira, outro maluco como nós.
    Por ter tentado matar o Blogson umas quatro vezes isso resultou em dois blogs: “Falando com as Paredes” e “Lingüiça no Fumeiro”, que acabaram mortos no lugar do “imorrível” Blogson.

    ResponderExcluir
  8. Mudar faz bem, por mais que seja doloroso e traga uma certa nostalgia. Já estou com o layout do meu blog por um bom tempo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo blogueiro, adorei ler voce, uma pessoa tao simpática e encantadora.
    E muito bom mudar o visual dos blogs, mudo pequenas coisas de vez em quando mas entendo voce bem. Eu fico entediado com outras coisas kk
    Enviolhe um grande abraco, e feliz aventura blogging!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Edu
    Uma postagem interessante.
    O meu blogue onde posto meus trabalhos de literatura, foi criado há muitos anos e não lhe posso mexer pois está criado com ferramentas antigas que já nem existem no bloguer e assim ficará, para eu não estragar algo que depois não possa solucionar.
    O meu blogue da fotografia já mudei várias vezes, mas agora quando vou alterar, nunca gosto do que mudo e volto a colocar tudo como estava.
    Mania do perfeccionismo, que me acompanha.
    Desejo boa semana com saúde, e boas postagens.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no me caso não é "perfeccionismo" é "mudancísmo" mesmo...hahhh
      abraço.

      Excluir
  11. hahahahaha, eu também era assim, adorava trocar a cara dos 2 blogs, e o Blogger me deu um "chega pra lá", mudou as ferramentas. E complicou bastante.
    Também adorava mudar a casa, os móveis de lugar, era uma festa! Mas chegou o dia que parei com essas aventuras, mas ralei minha coluna!! Hoje estou comportada. Sem redes sociais, sem mudanças, sem decorações.
    Entrei há muitos anos no Recanto das Letras. Saí para fundar meus blogs e não quero mais nenhum! Quem gosta de escrever, não dá para ser em redes sociais. E fotos não gosto de postar. Tua crônica está excelente, muito divertida e contada com muita graça!
    Quando vamos "amadurecendo" (rss) as coisas mudam de importância, mudam completamente.
    Gostei muito, Edu!
    Uma boa semana, vai escrevendo com esse teu ótimo bom humor.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

ESPERMOGRAMA

QUEM ME CONTOU FOI UM um sujeito que se sentou ao meu lado num hospital em 1995.  Eu esperava uma consulta e ele também.  "É a segunda...