Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 24 de julho de 2024

DEZ ANOS SEM ARIANO

 



E JÁ SE VÃO DEZ ANOS que Ariano Suassuna nos deixou. Um dos maiores defensores da cultura brasileira, principalmente a nordestina, notabilizou-se em várias áreas artísticas onde atuou: Foi um intelectual, escritor, filósofo, dramaturgo, artista plástico, poeta, imortal da Academia Brasileira de Letras e advogado! O autor de O Auto da Compadecida(e de outros 15 livros de poesia e romance e 18 peças de teatro), arrancava aplausos e principalmente muitos sorrisos e gargalhadas nas suas palestras e "Aulas Magnas" em universidades. Abaixo, escolhi dez frases e dois vídeos de Ariano que refletem toda sua genialidade de bom conversador, seu bom humor. Um intelectual do povo, das coisas simples da nossa terra, do nosso chão. Obrigado por tudo, Suassuna!!

Ariano nasceu em João Pessoa,  Paraíba em 16 de junho de 1927 e faleceu em 23 de julho de 2014, vitima de uma parada cardíaca.






"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso"


"Não troco 'meu fé' pelo 'sou ateu ' de ninguém" 


"Acredito que toda arte é local, antes de ser regional, mas, se prestar, será contemporânea e universal"


"É preciso reafirmar valores sem ter medo de ser chamado de arcaico"


"No meu ver o ser humano tem duas saídas para enfrentar o trágico da existência: o sonho e o riso".


"Eu sou muito contra as pessoas falarem mal dos outros pela frente. Eu acho que é uma falta de educação muito grande. Não é? Falar, falar mal pela frente, constrange quem ouve, constrange quem fala. Não custa nada a gente esperar um pouco as pessoas darem as costas"


"Não existe arte nova ou velha, só boa ou ruim"


"Quem gosta de ler não morre só"









9 comentários:

  1. Dez anos já. Lembro do jornal noticiar a passagem dele como se fosse ontem. Esses 10 anos, pra mim, passaram voando.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ariano! Noooossa, 10 anos que partiu?
    Abraços,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edu.
    Bem lembrado.
    Eu teria feito uma postagem ontem no meu blog lembrando também, mas programei um post a respeito que será postado em agosto lembrando os 10 anos da triste partida desse grande escritor. Eu estou mantendo a última postagem que fiz como primeira por mais alguns dias pra tentar dar um pouco mais de visibilidade aos contos que eu publiquei e programando, trabalhando na programação de novas postagens para serem publicadas a partir do final do mês; por ordem, o post em memória ao Ariano será postado em 22 de agosto. Mas lembrei a partida na página do blog no facebook ontem mesmo com uma matéria especial do filho dele falando sobre o pai.
    Esse escritor era realmente especial e muito digno de todas as homenagens e de ser admirado! ♥️
    Boa semana! 💐🎈

    ResponderExcluir
  4. Grande e genial Suassuna!
    “Acredito que toda arte é local, antes de ser regional, mas, se prestar, será contemporânea e universal”.
    Há milhares de anos ouvi em um programa do extinto “Telecurso” que passava na Globo uma reflexão semelhante a esta. No caso, destacando a universalidade do poema “O rio de minha aldeia”, de Fernando Pessoa. A partir daí adotei esse pensamento como verdade absoluta (que realmente é).

    ResponderExcluir
  5. O Ariano era uma cara sensacional. Morreu como um dos maiores do Brasil, mas nunca deixou de ser simpático e humilde.
    Hoje em dia, tem gente que escreve um texto mequetrefe, e já entra nessas academias de letras de suas cidades e ainda se acha o cara.
    Tenho dó!

    Ótima postagem, Dudu.

    ResponderExcluir
  6. Ariano Suassuna sempre será bem lembrado e admirável. Homem de muita fibra, fé e firmeza. Também transbordante de amor e humor!
    Ótima homenagem.
    Meu abraço

    ResponderExcluir
  7. Hola Eduardo, bonito homenaje que has hecho a Ariano. Cómo pasa el tiempo ya 10 años.

    D.E.P.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia e por isso agradeço a partilha.
    Pelas citações feitas constato que era, de facto, um filósofo.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

ESPERMOGRAMA

QUEM ME CONTOU FOI UM um sujeito que se sentou ao meu lado num hospital em 1995.  Eu esperava uma consulta e ele também.  "É a segunda...