Clube de Detetives Pão de Queijo

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

REFORMAS ORTOGRÁFICAS E CAFÉS

 


TEC TEC TEC digita digita digita até que..."extraforte" tem ou não tem hífen?  Nossa língua (tão maltratada pelos brasileiros!) já passou por quatro reformas ortográficas. Como toda língua viva, o português sofreu mudanças ao longo do tempo. As reformas no português já extinguiram por exemplo, o CH com som de K  como em "architectura" e palavras grafadas com PH e com som de F como em "pharmacia". Essas reformas não aconteceram sem alguns entraves entre brasileiros e portugueses. Na última reforma, sumiram com o trema (ainda bem, aquilo era muito ruim), sumiram com o acento agudo em palavras paroxítona composta por ditongos abertos EI e OI, como em "assembleia" (antes, assembléia), dentre outras mudanças. O uso do hífen também sofreu alterações. Confesso que ainda não decorei muito dessas novas regras, e estou sempre dando uma olhada nas mudanças. Sei que alguns portugueses não gostaram das mudanças. Leio alguns blogues portugueses onde se pode ver a mensagem de que não seguem a nova regra gramatical. Não sei se por desprezo à nova reforma ou por dificuldade em decorar as novas regras como eu.

Pois bem, estou lá TEC TEC TEC e me vem a dúvida: "Extraforte" tem hífen ou não? Lá vou eu pesquisar e eis que me deparo com outro assunto deveras interessante!  Foi assim que de reforma ortográfica fui parar em cafés. A informação do site "fazendajotace" me informa algo que eu não sabia. Cafés "extrafortes" podem fazer mal à saúde. Mas como pode? Assim diz o site:  

Esse tipo de café pode, sim, causar problemas de saúde, e isso está diretamente relacionado à torra extraforte. Ela confere um sabor mais intenso à bebida, no entanto, é caracterizada pela carbonização dos grãos. A carbonização da torra intensa muitas vezes é utilizada para mascarar a baixa qualidade da matéria-prima. Grãos podres, com defeitos, ou até mesmo galhos e insetos costumam ser torrados juntos. 

Como dizia meu pai, "mirou no que viu, acertou no que não estava vendo",  fui de reformas ortográficas a cafés num TEC...mas foi bom, nunca mais compro café "extraforte". E sim, "extraforte" é escrito tudo junto, sem hífen, segundo a reforma ortográfica vigente.


* * * * 

p.s. queiram os deuses da língua portuguesa que nunca essa tal de "linguagem neutra" seja incorporada oficialmente ao nosso idioma. Não dá para usar "todEs" pra lá, "todEs" pra cá...

29 comentários:

  1. Adoro as divagações entre os TEC,TECS que nos levam de um ao outro lugar e informações.
    Aprendemos, se quisermos.

    Mas, como tu, não quero nem pensar,nem saber dassa linguagem neutra!Afff..Vão catar coquinho no asfalto, bem melhor!!!
    abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de Paz, Eduardo!
    Vejo sempre, em fonte segura, o que ainda não decorei.
    Em quinze anos pelos blogs, tem muita coisa que mudou e eu vou corrigindo até livros meus antigos. É o jeito, atualizar sempre.
    Agora é a vez do café extraforte, já fo do tomate, do ovo...
    Vida que segue!
    Ainda bem que só tomo descafeinado há muitos anos.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. Assento é para sentar. Mas acentos abolidos em ideias, paranoias, são bem-vindos para mim. Na verdade, tanto faz. Não gosto do nosso idioma. É muito cheio de regras desnecessárias, pois cabem somente no papel. Para falar, todo mundo se entende e a fonética não diz se fulano usou acento ou assento pra falar tal palavra, se ele falou "sessão" ou "seção", se falou "por que, porque ou por quê ".
    É muita frescura para a escrita, sendo que no verbal tudo é entendido.
    Ruim mesmo são os tempos. É um tal passado subjuntivo, futuro do pretérito, prefeito não sei das quantas, senhor...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Edu.
    (Vou fazer o meu comentário em duas partes pra não ficar tão longo...)
    Eu até hoje não me acostumei com essa nova e última até o momento reforma ortográfica da nossa língua! E olha que quando eu comecei a ouvir falar dela eu ainda estava na escola e ainda tive matéria de estudo sobre isso por lá, lá em 2009..., recebi materiais de apoio e estudo na escola e em casa, então era para eu estar bem mais acostumada, mas como no início não era obrigatório e eu não gosto de mudanças, me mantive resistente, escrevendo da forma como eu aprendi antes quando fui alfabetizada até quando se tornou obrigatório, quando eu tentei começar a me adequar, porque ia começar a ser obrigatório também nas provas vestibulares e eu era uma vestibulanda na época que começou a entrar em vigência. Mas por essa minha resistência ainda fico perdidinha e cheia de dúvidas quando estou escrevendo os meus textos e livros. Apesar da minha resistência, eu gosto de me manter atualizada e de escrever corretamente de acordo com o que está em vigor. A pesquisa é constante diante da escrita e eu considero essa uma das partes mais legais da escrita de textos e livros. A pesquisa. Realmente, aprendemos tantas coisas quando vamos pesquisar algo, às vezes uma coisa só, começamos pesquisando sobre algo que nos leva a tomar conhecimento de algo que não sabíamos ainda. Entramos para pesquisar algo, aprendemos, e como que de brinde ainda levamos outro conhecimento de importância relevante. Já tenho até os meus dicionários on-lines e fontes de pesquisas favoritos. 🤩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu ainda estou resistente sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa porque não gosto de mudanças e vai contra o que aprendi quando fui alfabetizada, igualmente eu sou também com a linguagem neutra; já até andei escrevendo textos sobre isso para externar o meu ponto de vista de por que não usar e ainda pretendo escrever outros. Respeito a causa, o movimento, respeito as pessoas que se utilizam dela, não não me incomoda ver outras pessoas utilizando, não me oponho contra que usa, nem fico encrencando com as pessoas por isso também, pois a liberdade de expressão está aí para ser utilizada, vai quem quer e usa quem quer, mas eu realmente não uso, espero que assim como eu respeito quem usa, quem usa respeite o meu lado também de não usar e também espero que não se torne obrigatório um dia ou enquanto eu viver, que siga sendo apenas opcional, não se tornando obrigatório pra mim sempre estará ótimo. Desde que eu aprendi a escrever eu prezo pela beleza e estética da língua portuguesa, que eu acho que é perfeita e linda na combinação de consoantes e vogais, diferente do inglês, por exemplo, e acho que a linguagem neutra não embeleza a língua e não colabora para isso.

      Excluir
    2. Gleise, interessante seu comentário mas eu não "respeito" nada quem fala todes....rss e isso porque essa galera é chata demais, quer impor o que pensam e quem discorda é taxado de qualquer coisa que acabe em "ista": fascista, machista, etc

      Excluir
  5. Os acordos ortográficos são sempre mal recebidos, porque depois de se respeitar a correta ortografia, parece que a estão a desvalorizá-la...
    Eu adorei livrar-me das consoantes mudas, mas reconheço que nos afastámos muito das línguas europeias, o que lamento.
    Também ainda consulto o dicionário pelos hífenes... Sorrisos...
    Já terminei as minhas férias...
    Um ótimo fim de semana. Abraço
    ~~~~

    ResponderExcluir
  6. Verdade Eduardo há muita desacordo com esse acordo .. naturalmente, que sou a favor. Que simplifique tudo que é desnecessário, Para que tantas consoantes mudas que dá até nervoso de ler kkk ao mesmo tempo compreendo que é como se alfabetizar de novo.
    Sempre pequiso quando vem a dúvida dos hífens_ pôr-do-sol continuou brilhando.
    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Eudardo! Post interessante, a ortografia é muito importante. Eu sei porque me formei em estudos filológicos - e a língua polonesa é muito difícil. Porém, eu gostaria muito de aprender português. Atenciosamente, tenha um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Eduardo
    Quando tenho dúvidas sobre a forma de escrever, faço uma consulta ao google, desejo um ótimo final de semana, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Eduardo, eu também tenho (sempre tive na verdade) muita dificuldade para memorizar as regras da língua portuguesa e admito que o novo acordo complicou mais um pouquinho. Faço da mesma maneira que você, sigo lendo as regras à medida que as dúvidas aparecem e às vezes também descobrindo curiosidades como essa do café. Ficarei longe do extraforte daqui por diante.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  10. Caro Edu muito boa sua crônica para critica às reformas e para alerta do café extraforte, que já tinha ouvido de uma amiga light. A gente lembra de Caetano sobre reformas, quando ele viaja em roçar a língua de Camões.
    Um bom domingo e feliz semana de setembro iniciando.
    Abraços de paz.

    ResponderExcluir
  11. Eu, já idosa nos meus 75 anos, deixei de me preocupar com acertos ortográficos , desde que me aposentei e deixei de leccionar.
    Nem os acordos fazem com que os alunos deixem de dar tanto erros ortográficos.
    Adorei o teu texto com o tec tec...
    Beijinho 😘

    ResponderExcluir
  12. Olá, amigo Edu,
    gostei muito da sua crônica sobre reforma ortográfica. Acho que todos nós temos certa dificuldade no manejo com a nossa língua, justamente por essas reformas, que nos obrigam a repetidas consultas. Eu comprei um livrinho só sobre a reforma que é muito prático e nos dá segurança.
    Quanto ao café "Extraforte", sem o hífen, como você diz, não vou me aventurar a tomá-lo, pelas razões expostas.
    Uma boa semana e um feliz setembro!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei surpreendido por admitir que o português é maltratado pelos brasileiros, mas concordo claramente.
    O Acordo Ortográfico de 1990 adotou regras que não fazem sentido.
    Acresce ainda que os brasileiros não adotaram, bilateralmente, toda a grafia de palavras do português.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  14. Olá, Edu, gostei muito dessa tua crônica, tantos anos escrevemos de uma maneira e chega o dia de nova ortografia, com regras que não é fácil decorar, sempre algumas a consultar. Tudo bem, chegará o dia do alívio, mas é sempre algo que às vezes vai, escapa à moda antiga...rss
    Mas aí tomarei um Extraforte e tudo se refaz!
    Mentira, rsss, não tomo café nem com hifen, nem sem hífen! Não gosto, apesar de ser um dos nossos "Tops de linha" exportados para o mundo inteiro.
    Uma ótima semana e um excelente Setembro, nossa primavera vai chegando.
    Abraços, paz e saúde.

    ResponderExcluir
  15. Que seu setembro seja um rico mês! Não pude comentar, sobre a postagem da Chica, porque vinha um aviso de impedimento. Não entendi absolutamente nada, mas minhas tortas saem ótimas. Aquela seria para fazer panquecas, mas optei por fazê-la sem demoras como demandam as panquecas. De fato a nova ortografia nos sucumbe, imagine a mim, aposentada! Rsrsr! Já sabia sobre aquele tipo de café e ainda hoje estive lendo sobre os benefícios que o café nos oferece! Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Eduardo
    De facto, o acordo ortográfico, veio gerar alguma polémica tanto aí no Brasil como aqui em Portugal. Todavia, o português que é escrito aqui é diferente do que é escrito aí no Brasil. E não só é diferente na forma, é também no significado. Exemplo: aqui o comboio é comboio. Aí no Brasil chama de trem. Por isso mesmo, embora falando a mesma língua, aqui e aí o português é muito diferente.
    Uma ótima semana.
    Abraço fraterno.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Eduardo
    Gostei muito da sua Crónica.
    Em relação ao Acordo Ortográfico continuo a escrever como aprendi por uma questão de comodismo. Mas um dia destes terei de
    rever a minha posição pois o meu netinho de 4 anos logo logo vai aprender as
    primeiras letras. Aí tenho de saber as regras todas.
    Sobre "todes", não sei se percebi bem. Reconheço que no sotaque de cá há uma
    grande fuga à pronúncia das vogais, dando
    a impressão de que o português é apenas feito de consoantes. Admiro a fala dos brasileiros. Dizem de forma completa as palavras tornando-as mais maleáveis de doces.
    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  18. Caro Amigo, não entendo tanta polemica pelas mudanças na nossa língua. Ela é viva e por isso muda; se assim não fosse, ainda estávamos a usar o português arcaico que tanto trabalhinho me deu nos meus tempos de estudante de letras. A única língua que nunca mudou foi a da Islândia é por isso é considerada o latim nórdico. Sabes o que me deixa zangada? É usarmos tanto o Inglês quando temos uma língua tão rica, Nós temos várias palavras para o mesmo significado, enquanto os ingleses têm uma palavra para vários significados. Quando me perguntam o significado de uma palavra em iinglês, tenho que ler a frase toda para saber. Por todo o lado vemos nomes de prédios em inglês, como lounge..Garden view, etc, etc. Tenho uma amiga que diz que qualquer dia não consegue andar em Portugal, pois não sabe inglês é fica perdida. Tem toda a razão! Confesso que nem sempre escrevo com as novas mudanças, mas não por discordar, mas, sim, pelo hábito, Quanto ao " todos " é um autêntico disparate...se disserem " todos" já estão a ser neutros, pois engloba o masculino e feminino, assim como " eles...aqueles, etc, etc. Seria melhor, começarem a estudar latim ou o alemão e veriam a dificuldade em saber se uma palavra é masculina, feminina ou neutra, Adorei aprender alemão, mas muitas vezes tinha de ver, no dicionário se a palavra era masculina ( der ...) feminina ( die...) ou neutra ( das ...)
    Enfim,...modernices...
    Um beijinho e fica bem, com saúde é muita paciência com estas " besteiradas " ( não te esqueças que vivi muitos anos no Brasil...)
    Emília

    ResponderExcluir
  19. Edu, encontro-o em todos os blogs e, de acordo com a simpatia que demonstrou, não percebo por que não comemorou o Dia Int do Blog, no A Vivenciar...
    Um Setembro ótimo e feliz.
    Abraço
    ====

    ResponderExcluir
  20. Por aqui, apesar do novo acordo ortográfico já ter chegado há alguns anos, ainda surgem muitas dúvidas... Faz parte, mesmo para aqueles que como eu se sentem à vontade com a língua portuguesa!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  21. A nossa língua é uma das mais bonitas que existem. Amo a língua portuguesa e tudo que ela tem para nos oferecer. Adorei seu texto!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  22. De vez em quando sempre há novo acordo ortográfico.
    Sempre houve.
    Vamos aprendendo e reaprendendo.
    Boa semana.
    :)

    ResponderExcluir
  23. Edu,café e escrever são coisas aprecio. Mudanças também,desde que não sejam uma imposição.
    É natural que haja evolução,nada precisa ser igual a dez mil anos atrás.

    ResponderExcluir
  24. Bem interessante essa dos cafés. Também vou tomar atenção na próxima compra.
    Quanto à reforma ortográfica, sou do contra porque não foi evolução natural, algo mal fabricado.
    Linguagem neutra então ainda pior.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

ESPERMOGRAMA

QUEM ME CONTOU FOI UM um sujeito que se sentou ao meu lado num hospital em 1995.  Eu esperava uma consulta e ele também.  "É a segunda...