Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

SONHEI QUE ESTAVA A SONHAR UM SONHO...

 



NESSA TEMÁTICA DOS SONHOS, 

É BEM CONHECIDA a música do metamorfoseado ambulante, Raul Seixas, "O Dia Em Que a Terra Parou". No sonho do roqueiro, naquele dia, nada aconteceu, tudo parou: a dona de casa, o patrão, o trabalhador, o médico, o professor, o padeiro...é um cenário digno de filmes destópicos que mostra a interdependência das ações humanas. 

HÁ TAMBÉM o excelente filme Origem, cuja  mensagem central seria demonstrar que realidade e sonho não são planos opostos e inconciliáveis. Ao contrário, são partes de uma mesma existência e, para cada um de nós, são igualmente importantes.

O MEU SONHO não teve a grandiosidade narrativa da música do roqueiro nem a complexidade do filme, mas foi um sonho que me deixou meio perturbado depois que acordei. 

FOI ASSIM...

EU CHEGAVA ao lugar onde aparentemente era meu trabalho.  Eu carregava uma pasta preta e subia umas escadas. Na outra mão carregava um saco de laranjas. Quando abro a porta sinto algo diferente. As pessoas estão estranhas. Eu nunca tinha visto nenhuma delas. Começo a andar procurando minha mesa mas não a encontro. Vejo em um canto um jovem casal conversando. Nunca os tinha visto antes. Penso que entrei no andar errado. Volto outra vez buscando as escadas para sair dali e quando estou prestes a descer as escadas trombo com uma senhora e uma laranja cai da sacola. A laranja vai rolando até que a senhora de abaixa e a pega. A laranja está com sua casca parcialmente cortada. Pergunto à mulher se ela quer ficar com a laranja mesmo ela estando daquele jeito e ela diz que sim, me dá um sorriso estranho e vai embora. Fico indeciso se desço a escada ou se volto para a sala que não reconheço sendo minha. Volto e procuro um banheiro. Entro e lá dentro veja a jovem que estava num canto com um rapaz. Ela está lavando as mãos na pia e me olha com cara de poucos amigos. Saio do banheiro e dou de frente com o rapaz que estava com ela. Constato que entrei no banheiro feminino. Saio dali sem dizer nada procurando o banheiro masculino. De repente eu paro. Me encontro em uma parede e começo a pensar..."isto é um sonho, tá tudo muito doido, eu estou sonhando...tenho que acordar..." Começo a fazer força para acordar do sonho dentro do sonho e acordo em um quarto. Estou deitado em uma cama e vejo meu filho deitado em um colchonete no chão. Ele parece acordado. Eu o chamo: "Filho, filho, eu estava tendo um sonho esquisito.." Meu filho se mexe e me responde "É, estava sonhando..?" Tento falar com ele mas não ouço minha voz. Grito mas estou afônico. Começo a pensar no sonho que eu vim de um sonho e cai em outro sonho...minha cabeça gira, gira, gira...abro os olhos e enfim, estou no meu quarto.


* * * 

Levanto. São seis horas da manhã. Mesmo sendo um domingo, resolvo não dormir mais, não quero voltar a sonhar que estou sonhando. Na verdade, nem tinha certeza se de fato, eu tinha acordado ou se estava em outro sonho... Vou à cozinha, bebo água. Volto pelo corredor e confiro se minha esposa está dormindo na mesma cama que eu estava. Ela está. Vou até o quarto do meu filho e ele dorme. Ligo o computador e escrevo tudo isso para tentar dissipar os últimos resquícios da experiência mórfica.

* * *

Há cientistas que digam que a nossa realidade é construída por alguma inteligência artificial avançadíssima e nós não sabemos disso. Sim, eles acreditam que vivemos em uma simulação da realidade, tal qual no filme Matrix. Será? Meu sonho dentro do sonho parecia sim, uma vertente de Matrix. Será que sonho que estou agora escrevendo sobre o que sonhei?

* * * 



____________________

Ilustração: Morfeu, o deus grego dos sonhos


24 comentários:

  1. Minúcias relatadas, tamanha precisão que entrei também no seu sonho. Barbaridade! Quem sabe, talvez fosse eu a senhora que apanhou a laranja? Rsrsrsr! Gostei de sua experiência mórfica! Sempre muito inteligente! Grande abraço, feliz outubro! Gratidão por me prestigiar com seu comentário! Fique bem!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo Medeiros.
    Às vezes o sonho é confuso, dizem que podemos ter vários sonhos em uma única noite, mas me parece que você teve um sonho lúcido. A laranja simboliza amor doce e nutritivo, frutas cítricas é um presságio positivo.
    Gostei da sua crônica.
    Boa tarde e suave semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu, que crônica da vida real incrível! Sonhos são assim mesmo, sem pé e nem cabeça. Mas dizem que são pequenos fragmentos de tudo o que a gente viu ou sentiu no dia anterior. Então, nossa mente faz uma faxina percorrendo as memórias recentes e misturando tudo o que vivenciamos, sejam os bons ou maus momentos. É uma verdadeira loucura!
    Eu sempre sonho que estou caindo de um penhasco e levanto assustada...Ultimamente, quando acordo de madrugada, depois de um sonho assustador, estou banhada de suor...É porque estou passando por momentos difíceis na minha vida em relação à saúde.
    Na verdade, nunca passei por momentos tão complexos à noite como agora o que me faz até ficar com ansiedade quando é chegada a hora de recolher.
    Mas lendo o seu relato, me sinto até mais conformada, pois sei que os sonhos são mesmo bastante complexos de decifrar.
    Muito boas as suas referências dos filmes Matrix e Origem!!
    E a música então, boa demais!!
    Obrigada Edu, é sempre bom passar por aqui!!
    Aproveito para desejar um excelente Outubro!!!

    ResponderExcluir
  4. aquela velha sensação do sonho dentro do sonho e quando acordamos já nem conseguimos distinguir a realidade do sonho!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Eu saí da empresa onde mais gostei de trabalhar em 1984, mas até hoje sonho que estou voltando ao prédio onde trabalhava e sinto as mesmas coisas que descrevee. Acordo sempre triste, creio que essa empresa nem existe mais e o prédio abriga hoje uma faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aconteceu comigo logo após eu ter me reformado na Marinha.

      Excluir
  6. Olá Dudu.
    Que sonho louco hein!! Se realmente o sonho for uma realidade alternativa, você estava em uma e depois foi pra outra!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Umtimamente, em todos os meus sonhos tem gente que já morreu. Minha avó, meu avô, meu pai, meus irmãos, tias avós e por aí vai.
    Nem ligo mais e nem fico com medo.
    Acho que estamos visitando uns aos outros.
    Minha esposa tem medo disso. Kkkkkkkk.
    Mas já faz alguns meses que os sonhos estão assim, então não pode ser sinal nenhum.
    Dizem que quem sonha que está viando, na verdade está crescendo... Se for no meu caso seria só a barriga... Ainda bem que não vôo mais.

    Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eduardo,como você está?
    Espero que acordado. Sonhar dormindo e sonhar acordado são ações da mente. Será que temos controle sobre isso?
    Suas inquietações são parecidas com as tantas outras pessoas.
    Eu, geralmente,não lembro o que sonhei. Mas fico com sensação da experiência lá vivida por horas ou dias.
    Até qualquer dia!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite de Paz, Eduardo!
    Sonho muito e parecem reais..
    Acordo e me lembro do.simhado ainda por dias. Eles são bem nítidos e me avisam de certas coisas.
    Detalhes dos sonhos são importantes.
    Você se lembrou de tudo.
    Tenha bons sonhos!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes confundimos os sonhos com a realidade. E isso é complicado para o nosso entendimento racional. Deixamo-nos embalar nos sonhos que no nosso subconsciente, vagueiam durante o nosso sono, confundindo os sonhos oníricos com a realidade.
    Gostei de ler, amigo Edu.

    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Abraço amigo

    Mário Margaride

    http://poesiaaaquiesta.blogsot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A Marreta do Azarão4 de outubro de 2024 às 09:55

    Falou de vivermos numa Matrix. Creio que vai achar interessante : https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/f%C3%ADsico-sugere-que-a-b%C3%ADblia-cont%C3%A9m-provas-de-que-vivemos-em-uma-simula%C3%A7%C3%A3o/ss-AA1rACMu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí. Já tinha lido sobre outros físicos, mas essa ideia que ele faz ligando a realidade a uma simulação que se encontra no evangelho de João para mim é nova.

      Excluir
  11. Ufa! Ainda bem que acordou, Edu.
    Que sonho confuso!
    Te desejo um abençoado fim de semana com noites tranquilas.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir
  12. Seu sonho não foi propriamente agradável, mas bem pior é ter pesadelos de que se acorda tremendo..

    Bom fim de semana , saudações cordiais.

    ResponderExcluir
  13. Sonhar faz bem. O sonho comanda a vida. Quem não sonha não vive.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  14. Não podemos ccnfundir sonho dormindo com 'sonho acordado'_ hehehe tem gente que confunde ..Quando dormimos relaxamos e os sonhos na maioria deles dizem ser vivências , podem ser atuais não . Seu sonho me faz lembrar dos meus que raramente sei onde estou,as pesssas reconheço mas acordo e me pergunto_ onde estava ? que cidade ,que casa ? nunca sei.
    Interessante ler a respeito _ tantos são os mistérios , hein Edu?
    Não deixa de ser estimulante o dia seguinte ,mesmo que seja um domingo... de eleição. rsrs
    abraço e boas escolhas !

    ResponderExcluir
  15. I particularly love how you tie it back to the concepts from Raul Seixas and the film Origin. It raises interesting questions about how intertwined our realities and dreams truly are, and the metaphor of waking up in a dream adds layers to the narrative.

    Thank you for sharing this thought-provoking piece! Wishing you a fantastic weekend! I'd love for you to check out my new post: https://www.melodyjacob.com/2024/10/my-visit-to-hunterian-art-gallery-in.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Eduardo, tudo bem?
    Essa sua postagem me lembrou um pequeno conto que ouvi há muitos anos intitulado O monge e a borboleta: "Era uma vez um monge chinês que sonhou que era uma borboleta. Quando ele acordou, ficou com uma dúvida o resto de sua vida: Será que ele era um monge chinês que sonhou que era uma borboleta? Ou será que ele era uma borboleta sonhando que era um monge chinês?"

    Sonhos conseguem alugar um triplex na nossa mente, principalmente se são tão cheios de detalhes. Eu gosto de sonhar, às vezes inspira algumas histórias, mas alguns prefiro mesmo esquecer que sonhei (geralmente esses são os mais difíceis de apagar da memória).

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  17. Olá Eduardo,
    "Sonhar que se está sonhando um sonho sonhado", foi um pleonasmo colocado na avenida pela "Vila Isabel", com "Sonho de um Sonho" (1980), de "Martinho da Vila".
    Como Mestre em Filosofia, acredito que considerar os sonhos apenas como um estado fisiológico e psicológico de consciência que ocorre durante o sono, caracterizado por uma série de experiências sensoriais, motoras e emocionais seria algo simplista.
    A psicanálise estuda melhor este fenômeno das "artes de Morfeu". No entanto, nada indica 100% que os sonhos sejam uma forma de acessar aspectos inconscientes da psique, como medos e desejos mais profundos e ocultos. Às vezes sonhamos banalidades e/ou temos pesadelos que não representam nada.
    A teoria de "Freud" sugere que os sonhos revelam "insights" sobre desejos e emoções ocultos (é uma teoria), não uma verdade absoluta. Outras teorias sugerem que os sonhos ajudam na formação da memória, na resolução de problemas ou simplesmente ativam o córtex cerebral aleatoriamente.
    Em outras palavras, devemos dormir e sonhar e não nos preocupar ou ser influenciados por sonhos e/ou pesadelos.
    Bom texto e já me juntei aos teus amigos.
    Abraços alvinegros!!! (independentemente do time que você torce).

    ResponderExcluir
  18. Há sonhos estranhos, mas este seu sonho ainda é mais estranho.
    Simulação da realidade? Há quem acredite nela, mas o sonho já o é.
    Boa semana caro amigo Eduardo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Uau, conseguir lembrar um sonho assim com tanto pormenor 🙂
    Eu nunca consigo

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

PING PONG

  A AUSTERA E CENTENÁRIA revista sueca, kanariefåglar que em português poderia ser traduzida por " Canários"  , insistiu tanto que...