Clube de Detetives Pão de Queijo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Amor, Platônico Amor.

 

Gostei muito dos comentários sobre o texto anterior que resolvi continuar com  o tema. Tenho lido textos sobre sentimentos e emoções bem interessantes. Lembrei de um amor platônico que tive aos onze anos. E o que que Platão tem a ver com o assunto?

__________________________________////


LÁ PELOS IDOS de 1975 nos mudamos para Paripi, Salvador, BA. Fomos morar em um enorme condomínio de casas e apartamentos da Marinha. Para um menino de 11 anos, aquilo era um mundo fantástico, um paraíso. Rodeado por uma enorme floresta,  o condomínio proporcionava para as crianças muitas brincadeiras e o privilégio de ter liberdade com segurança. Afastada das casas e prédios, havia uma antiga barragem desativada que quando chovia forte criava um grande lago onde os mais afoitos iam nadar. Por ter morrido um menino afogado, minha mãe me proibia de ir até lá. Eu obedecia. Por conta disso, até hoje o condomínio é conhecido como "Barragem".

As casas eram construídas de duas em duas, uma ligada à outra por uma mesma parede principal. Sem cercas, sem muros, com grandes quintais gramados. Quando chegamos de mudança, a casa ao lado estava vazia. Ali morava uma família já conhecida do meu pai que estavam viajando de férias. O casal se chamava Alonso e Regina. Tinham dois filhos: o mais novo que todo mundo chamava pelo apelido de  Uílio,  e tinha ela...Maria, a filha mais velha. Uílio deveria ter a minha idade mas Maria era mais velha. 


Corte para a Grécia, época clássica

Platão foi um dos grandes filósofos gregos, que junto com Sócrates e Aristóteles - a trindade sagrada da filosofia grega -  praticamente esgotaram tudo o que se podia pensar ou discutir. Até hoje costuma-se repetir uma frase: "Tá tudo lá em Platão..." (não é bem assim mas a frase é legal).

Os gregos da era mitológica divinizaram  fenômenos naturais e sociais. Cada área da existência tinha um deus que reinava sobre ela. Nos mares, Poseidon. Nas profundezas, Hades. Comunicações e viagens, Hermes. Das leis, Temis era soberana (tal qual um certo senhor de Capa Preta do nosso Supremo). E no amor, Eros, muito ligado a Afrodite, também ela deusa do amor e da beleza. 

Platão, porém, argumentou que Eros não poderia ser um deus, e sim, um ser intermediário. E por quê?

 Para Platão, o amor era uma CARÊNCIA. O homem ama aquilo que não tem. O amor seria uma potência intermediária entre o divino e o humano, um elo de comunicação. Do conceito de CARÊNCIA, criou-se  o termo AMOR PLATÔNICO - ou seja - o amor não correspondido ou inalcançável. Ou a ideia de amor espiritual e transcendental.

Carência e desejo formam juntos um coquetel molotov de emoções. Amamos o que desejamos e não temos, o que nos provoca carência. Mas quando conseguimos o desejado, o amor arrefece, o entusiasmo da conquista se acalma, e o desejo e a carência partem para o próximo item desejado - e o círculo carência/desejo-conquista-nova carência/desejo se perpetua.

Corte de volta para a Barragem.

Inspecionando meu novo habitat onde morei por belos e longos 5 anos, percebi que uma das paredes da varanda da casa vizinha estava toda rabiscada de carvão. Algum menino  deve ter aproveitado a casa vazia para deixar sua arte registrada. 

Quando a família voltou de viagem, minha mãe, que sempre teve uma capacidade incrível de fazer novas amizades, lá estava junto com dona Regina conversando como se fossem velhas amigas sobre a parede rabiscada e o vandalismo inconsequente dos jovens. 

Os irmãos se tornaram meus melhores amigos. Eu e Uílio , todos os dias saíamos em busca de aventuras naquele mundaréu de morros, florestas, barragem, montanhas. À noite, ficávamos brincando de vários jogos de tabuleiros e de cartas na varanda de Maria sob um céu espetacularmente estrelado. Jamais vi céu igual.

E Maria era meu céu...linda e maravilhosa no alto dos seus 14 anos, grande para a idade, corpo de menina se transformando em corpo de mulher; alegre, divertida, e minha amiga!!! Muitas vezes passamos horas só conversando sobre tudo o que adolescentes podiam conversar naqueles anos 70. 

Jamais pedi um beijo. Jamais deixei aparentar aquela amor que me devorava. Aquela carência. Eu, apesar de ser bem conversador e extrovertido, em matéria de mulheres era tímido igual uma pedra. Quando seu Alonso foi transferido para o Rio, meu mundo caiu. 

Durante muito tempo, a figura de Maria povoou meus pensamentos, lembranças e saudades. Um beijo, pelo menos um beijo! Para deixar tudo mais dramático, creio que Maria também tinha uma certa quedinha por mim, mas também jamais tocou no assunto. 

Maria foi embora e só voltamos a nos reencontrar  mais de uma década depois quando voltamos para o Rio e fomos visitá-los. Relembramos os velhos tempos. A paixão/carência/falta já não existiam, somente a nostalgia dos sentimentos de outrora, ainda mais por saber que ela tinha se casado.

 PARECE que Cronos, o deus do tempo, consegue debelar Eros com o passar das horas, dos dias, dos anos e anos...




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

AH, O AMOR...

 


 VALORIZAMOS MUITO O AMOR mas a verdade é que não sabemos bem defini-lo.  A palavra e o sentimento podem ser direcionados aos mais diversos objetos. Eu amo aquela mulher; eu amo aquele homem; eu amo meu carro; eu amo meus filhos; eu amo viajar; eu amo ler. Eu amo teatro, cinema, arte. Eu amo a Deus. Eu amo, eu amo...E afinal de contas, o que é o amor? O amor ao seu time de coração é o mesmo amor ao seu carro do ano? Ao seu cachorro? À sua sogra?

Os gregos foram bem analíticos e inventaram quatro palavras para explicar o amor, cada uma com um significado: Philos,  amor fraternal;  Eros,  o amor erótico; Storge, amor por familiares; Agape, o amor incondicional, sacrificial, frequentemente identificado na cultura cristã como o amor de Deus, e eu diria, ao amor das mães.

No Ocidente se valorizou muito o amor romântico, mas vários pesquisadores dizem que o amor romântico foi uma invenção de certa época. Afinal, todos os amores não são inventados? Não vou discorrer agora sobre isso pela extensão que iria produzir. Provocador dos provocadores, deixo apenas um texto do maior dos libertinos. Sem dúvida, uma provocação, mas toda provocação gera reflexão ou uma ação violenta ao provocador...

Marques de Sade, francês que viveu à época da Revolução Francesa e foi um nobre, militar, escritor, filósofo e político e também um escritor maldito, preso, censurado, condenado por seus livros abertamente libertários e libertinos, onde narrava cenas de violência sexual, estupros, necrofilia, canibalismo, torturas, incestos, mas também escreveu sobre política, religião, moral e ética. Em 1801 ele foi preso por causa de suas obras, consideradas depravadas, e passou o resto da sua vida em um manicômio.

Sade escreveu sobre o amor em um dos seus livros*: 

"FALAI-ME DOS LAÇOS  de amor, Eugénie; que jamais venhais a conhecê-los! Ah, que um sentimento como esse, pelo bem que vos desejo, jamais se aproxime de vosso coração! O que é o amor? Só podemos considerá-lo, creio, como o efeito que nos causam as qualidades de um belo objeto. Estes efeitos nos transportam, nos inflamam. Se possuímos este objeto, ficamos contentes; mas se nos é impossível tê-lo, nos desesperamos. Qual a base desse sentimento?...o desejo. Quais as suas consequências?...a loucura. Atenhamo-nos, pois, ao motivo, e garantiremos os efeitos. O motivo é possuir o objeto? Ora, tentemos então consegui-lo, mas com sabedoria; gozemos dele, assim que o tivermos; consolemo-nos em caso contrário: mil outros objetos semelhantes, e quase sempre melhores, consolar-nos-ão da perda deste. Todos os homens e mulheres se parecem: não há amor que resista aos efeitos de uma reflexão sadia. Oh, que embriaguez enganosa essa que, nos absorvendo o resultado dos sentidos, coloca-nos em tal estado que não mais enxergamos e só passamos a existir para esse objeto loucamente adorado! Isso é viver?

O amor, o que é o que é? Sade estava absolutamente errado? Os gregos estavam certos? Dá pra fatiar o amor? Dá para morrer de amor? O amor mata? O amor cura? O amor fere? O amor é uma ilusão?

O que é o que é?


___________________________________________________________________

* A Filosofia na Alcova, ou Os preceptores Imorais: Diálogos destinados 

à educação das jovens damas



domingo, 16 de fevereiro de 2025

Filho, seja apenas um Simples Homem

 


"Simple Man" é uma das músicas mais emblemáticas da banda de rock americana Lynyrd Skynyrd. Foi lançada em 1973 como parte do álbum de estreia da banda, intitulado (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd). A música foi escrita por Ronnie Van Zant e Gary Rossington e é conhecida por sua melodia marcante e letras profundas.

A inspiração para "Simple Man" veio de uma conversa que Ronnie Van Zant teve com sua mãe. Ele contou que, em um momento de reflexão, sua mãe lhe deu conselhos sobre como levar uma vida boa e simples, sem se deixar levar pelas superficialidades e preocupações materiais. Esse diálogo foi a base para a letra da música, que fala sobre os valores de humildade, honestidade e busca de paz interior.




A música foi uma das poucas que a banda escreveu em um curto período de tempo; de acordo com os membros da banda, a composição e a gravação foram concluídas em apenas um dia.

A faixa se tornou especialmente significativa após a morte de Ronnie Van Zant, em 1977, e é frequentemente vista como um tributo a ele e aos outros membros da banda que faleceram no acidente de avião que ocorreu naquele ano.

"Simple Man" é uma música que transcende gerações, com sua mensagem de vida simples e autêntica. É um lembrete atemporal dos valores essenciais que muitas vezes são esquecidos em meio à complexidade da vida moderna.

* * * * * 

Eu faço um programinha vez em quando com meu filho. A gente senta pra ouvir música antiga "do meu tempo" e em contrapartida, também sento para ouvir as músicas que ele gosta de ouvir hoje (graças aos deuses da música, ele não gosta de funk...)

Outro dia sentamos para ouvir essa bela canção do Lynyrd Skynyrd e aproveitei para conversar sobre a letra da música. Foi um momento bonito, já que essa música me toca muito e me emociona (sim, eu sou um macho sensível no bom sentido da palavra...). Ele entendeu no final da música e da conversa, que para ser um bom homem, ele só precisava ser um simples homem.


Além de Rickey e Johnny Van Zant, a formação atual do Lynyrd Skynyrd conta com Michael Cartellone (bateria), Peter Keys (teclados), Keith Christopher (baixo), Mark Matejka e Damon Johnson (ambos guitarra) – este último efetivado após os últimos problemas de saúde de Gary, que levaram a seu falecimento. Ainda há a participação das backing vocals Dale Krantz-Rossington (viúva de Gary) e Carol Chase.


_____________________________________________________________

Informações sobre a banda: Vitrola Bar

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Sou um machista clássico (ou, Mulher Annita)

 


Pago conta

Abro tampas difíceis

Mato baratas (só não mato ratos, não insista)

Mando flores,

Digo "você é uma princesa",

Arrumo a casa

Troca até fraldas

E faço o jantar.

 você não gosta

Você é empoderada,

Você é  Annita.

Você dá pra todo mundo,

Você despreza flores,

Você coleciona picas.


* * * *

Brincadeiras à parte, eu sou um liberal e concordo totalmente com a emancipação feminina em todas as áreas, inclusive a sexual. O tempo de dizer que homem que pegava geral era "garanhão" e mulher que que fazia o mesmo era "puta e vaca" já passou. Mas me incomoda que essa liberação feminina, venha junto, através de um feminismo radical, com a castração masculina. São elas, as feministas, que agora dizem como um "homem aceitável" deve ser: frágil, bem sensível, obediente, domesticado, que nunca levanta a voz, de quem ela nunca precisa da ajuda, enfim, um submisso ao poderia vaginal. Os grandes símbolos de masculinidade do cinema do passado como John Wayne, Charles Bronson, Clint Eastwood, foram "cancelados", e agora, como símbolos de masculinidade para os adolescentes atuais, temos atores pálidos descontruídos de cabelos pintados de  rosa. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Pais e Filhos: Parece Que o País Perdeu Um Programador (ou não)

 


MEU FILHO TEM 14 ANOS. Muito inteligente. Um dos melhores da turma desde a pré-escola. Começou a ler muito cedo. Começou a falar pelos cotovelos muito cedo - característica que hoje, na adolescência, arrefeceu bastante mas a inteligência continua afiada. Há três anos estava certo que queria ser um programador de jogos. Já estava estudando por si mesmo e até já programando alguns jogos mais simples, até descobrir que nas escolas militares de formação de oficiais, te pagam para estudar. Quer dizer, pai, que você não precisa pagar a escola e a escola vai me pagar para eu estudar? perguntou admirado. Sim, é isso mesmo...o governo investe na formação dos seus militares. A partir daí, desistiu de ser programador e quer ser oficial da Marinha ou da Aeronáutica, mas do Exército, não. Diz não gostar do Exército. Não sei se um certo Capitão tem a ver com a rejeição, pois mais novinho ele dizia que gostava do Lula e que Lula tinha sido enganado. Prova cabal que eu não doutrino meu filho politicamente...(mas a turma do Lula adora fazer isso).

Se vai conseguir passar no concurso, que é um dos mais concorridos do país eu não sei. Juro que até tentei fazê-lo continuar na programação, dizendo que ele é muito inteligente para ser oficial da Marinha...Mas eles vão me pagar para estudar...! O que vou dizer? Vai lá. Seu pai entrou para a Marinha para ser sargento, no máximo, suboficial, mas nunca quis ser tenente, capitão...sempre achei que esse pessoal trabalhava muito, apesar de ganhar bem. Sim, sou um preguiçoso que me contento com o suficiente, desde que minha paz e tranquilidade estejam asseguradas. 

De qualquer forma, se ele for para o Colégio Naval, que fica na cidade de Angra dos Reis(RJ) ou para a EPCAR, que fica na cidade de Barbacena (MG), será uma grande experiência de vida para ele. Ficar longe de casa por três longos anos te faz amadurecer na marra. E se não for, ele continua com seu plano B. Me disse isso com uma tranquilidade desconcertante.

domingo, 9 de fevereiro de 2025

AS FALAS DO BRASIL

 


UMA COISA  RICA DA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA são os sotaques e termos específicos de cada região desse brasilzão continental. Esses maneirismos regionais sempre despertaram meu interesse de pesquisador linguístico ortográfico sintaxestista verbalista...eu sei, eu inventei agora.

VEJAM SÓ. ESPIEM ISSO.

REGIÃO NORTE 

1- Moleque doido – Entre as expressões populares mais faladas está a gíria moleque doido, que significa pessoa maluca.

2- Moscô – ou moscar, quer dizer que a pessoa foi pega em flagrante.

3- Ixi – muito usado como exclamação. (essa eu uso muito!)

4- Égua – é usada para indicar espanto ou admiração.

5- Vou pro casão – os nortistas costumam usar essa expressão popular quando vão ao presídio de Rondônia, chamado de Urso Branco.

6- Borogodó – é uma pessoa que entende ou é especialista sobre determinado assunto.(daí a expressão, "ele tem borogodó...)

7- Pai d´égua – é o mesmo que bom sujeito, pessoa boa.

8- Morena Bela – é a maneira como a garota que acompanha o levantador de toadas do Boi Garantido é chamada.(O Boi Garantido, cuja razão social é Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, é uma associação cultural e popular conhecida como boi folclórico, que participa do Festival Folclórico de Parintins. Se caracteriza por ter como cores principais o vermelho e o branco, sendo esta última cor representada na pelagem do touro que identifica a agremiação, este apresentando um símbolo de coração vermelho na testa, sendo este o seu maior símbolo)

9- Asa dura – essa expressão popular se refere ao avião.

10- Arraial – é o nome dado ao comércio de comidas típica da região Norte.

11- Curumim – já essa gíria regional significa menino ou garoto.

12- Carapanã – é o nome dado aos mosquitos, por exemplo, muriçoca.

13- Tubão – significa soco na cara

14- Broca – é como a comida é chamada.

15- Brocado – já essa expressão popular é usada para dizer que está com fome.

etc...

Exemplo de uma frase que eu pensei aqui comigo mesmo, essencialmente nortista: "Égua, tô muito brocado, me traz logo essa broca, senão sobra tubão pra todo mundo, tô muito hoje moleque doido..."


NORDESTE

1 - Abestado/Abestalhado - Forma de chamar alguém de bobo, trouxa, tonto.

2 - Afeiçoado - Elogio sobre a aparência de alguém. Serve para dizer que a pessoa é bonita ou está bem arrumada.

3 - Afolozado - Algo estragado, que não dá mais para usar, que está danificado

4 - Ai dento - Pode ser usada do mesmo modo que o “sai fora” ou “vá se danar”. É usada em quase vários estados do Nordeste.

5 - Amancebado - Viver junto sem ser casado oficialmente, amigado.

6 - Aperreado - É o mesmo que estar aborrecido, chateado.

7 - Apombaiado - Pessoa distraída, que nunca entende nada.

8 - A pulso (ou apuço) - Algo que tem que fazer contra sua vontade, a força, obrigado.

9 - Caçar conversa - É o mesmo que arrumar briga, provocar, procurar confusão.

10 - Cacunda - Sinônimo de ombro, parte de cima das costas.

11 - Cambito - É o mesmo que perna fina. (esse aí meu pai dizia pra mim: "Vem cá, cambito..")

12 - Danou-se -  expressão expressa espanto, susto ou até mesmo entusiasmo. Mas também pode ser usada para dizer que alguém se deu mal, se machucou.

13 - Desembestado - Desorientado, sem rumo. Mas também pode ser usado como sinônimo para apressado.

Uma frase típica nordestina seria alguma coisa tipo " O abestalhado do Sebastião tá aperreado com Gracinha, que apesar dos cambitos é bem afeiçoada mas se  emancebou com Joaquim, deixando Tião desembestado caçando conversa com todo mundo".

_______________________________________________

Os do sudeste e sulitas virão em ocasião própria.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Sonhos Recorrentes

 



TODO MUNDO  já teve algum sonho recorrente, aquele que sempre volta e você não sabe bem porquê. Você até busca explicações no Google. Lê até a Interpretação dos Sonhos de Freud. Quiça, faz análise.  Esses Recorrentes podem ser perturbadores mas eles são muito comuns: Estar perdido, estar nu no meio da rua, seus dentes caindo, não encontrar um banheiro quando se está muito apertado...são vários. Destes que citei, já tive todos. O de procurar um banheiro e não achar é desesperador...

Tenho alguns Recorrentes de estimação. Um deles, quando mais novo, era Sonhar que estava voando ou andando em algum lugar muito alto, e isso era bizarro porque eu sentia muito medo de altura. A origem do medo, em uma altoanálise , entendi que vinha de um evento ainda criança: Eu brincando em um balanço, e aí algum amiguinho incorporado pelo Satanás começa a me balançar cada vez mais forte...mais alto...mais forte...mais alto...senti medo da altura onde o balanço estava indo. Pedi  que ele parasse, mas ele continuava empurrando cada vez mais forte...mais alto...mais forte....outra escolha não tive a não ser me jogar do balanço e me estabacar no chão. Engraçado que tive coragem de me jogar do balanço quando ele estava no alto e a sensação de estar no alto, mas agarrado ao balanço, me apavorou...Pelo menos o chão era terra batida e não asfalto. O joelho ralado não foi grave. A partir daí (se minha memória não me trai) comecei a ter esses sonhos em que eu, em desespero, estava voando ou andando em algum lugar muito alto e com medo de cair. 

Jovem adulto, comecei a ter recorrentes em que eu procuro alguma coisa ou tento chegar em algum lugar mas nunca acho e nunca chego. Os temas variam. Enfrento verdadeiras odisseias nesses sonhos, entrando em ônibus, saindo de ônibus, entrando em prédios, saindo de prédios, mas para nunca chegar onde eu quero ou nunca encontrar o que procuro.  Não consegui identificar em minhas altoanálises a origem desses recorrentes. Minha esposa fez o diagnóstico e decretou: "Você é um homem perdido e precisa encontrar Deus..." Não existe explicação definitiva para tais sonhos recorrentes. Colo aqui uma parte de um texto que gostei de ler: 

Uma teoria sugere que os sonhos recorrentes podem refletir questões não resolvidas ou traumas emocionais que precisam ser enfrentados. Outra interpretação é que esses sonhos podem estar relacionados a padrões de comportamento ou pensamentos recorrentes em nossa vida diária. Alguns especialistas acreditam que os sonhos recorrentes podem ser um sinal de estresse ou ansiedade excessiva. Além disso, os sonhos recorrentes também podem estar ligados a desejos não realizados ou medos profundos. É importante lembrar que cada pessoa é única e o significado dos sonhos pode variar de acordo com suas experiências e emoções individuais. Se os sonhos recorrentes estão causando desconforto ou afetando negativamente sua vida, pode ser útil procurar a orientação de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta. Explorar os sonhos recorrentes pode ajudar a trazer clareza e compreensão sobre nós mesmos e nossas emoções mais profundas(1)

Ou seja: estresse, ansiedade excessiva, desejos não realizados, medos profundos... O que será que será?

Não duvido que eu tenha questões mal resolvidas da infância e da adolescência(alguém não tem?), inclusive em minhas autoanálises, creio ter identificado algumas, com a ajuda dos meus amigos Freud e Jung. 

E então, qual seu Recorrente e o que ele significa para você? Que será?


Eduardo Medeiros

cinco de fevereiro de 2025. Acabei de ter um pesadelo perturbador: Lula se reelegia com Bolsonaro de vice.


________________________________________________

(1) https://psicanaliseblog

Procópio, o Retardatário

  ERA TÃO SEM PRESA , MAS TANTO, TANTO, que levou mais de vinte e quatro horas para nascer. Ficava no vai não vai ou vem não vem. A mãe já  ...