Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Pais e Filhos: Parece Que o País Perdeu Um Programador (ou não)

 


MEU FILHO TEM 14 ANOS. Muito inteligente. Um dos melhores da turma desde a pré-escola. Começou a ler muito cedo. Começou a falar pelos cotovelos muito cedo - característica que hoje, na adolescência, arrefeceu bastante mas a inteligência continua afiada. Há três anos estava certo que queria ser um programador de jogos. Já estava estudando por si mesmo e até já programando alguns jogos mais simples, até descobrir que nas escolas militares de formação de oficiais, te pagam para estudar. Quer dizer, pai, que você não precisa pagar a escola e a escola vai me pagar para eu estudar? perguntou admirado. Sim, é isso mesmo...o governo investe na formação dos seus militares. A partir daí, desistiu de ser programador e quer ser oficial da Marinha ou da Aeronáutica, mas do Exército, não. Diz não gostar do Exército. Não sei se um certo Capitão tem a ver com a rejeição, pois mais novinho ele dizia que gostava do Lula e que Lula tinha sido enganado. Prova cabal que eu não doutrino meu filho politicamente...(mas a turma do Lula adora fazer isso).

Se vai conseguir passar no concurso, que é um dos mais concorridos do país eu não sei. Juro que até tentei fazê-lo continuar na programação, dizendo que ele é muito inteligente para ser oficial da Marinha...Mas eles vão me pagar para estudar...! O que vou dizer? Vai lá. Seu pai entrou para a Marinha para ser sargento, no máximo, suboficial, mas nunca quis ser tenente, capitão...sempre achei que esse pessoal trabalhava muito, apesar de ganhar bem. Sim, sou um preguiçoso que me contento com o suficiente, desde que minha paz e tranquilidade estejam asseguradas. 

De qualquer forma, se ele for para o Colégio Naval, que fica na cidade de Angra dos Reis(RJ) ou para a EPCAR, que fica na cidade de Barbacena (MG), será uma grande experiência de vida para ele. Ficar longe de casa por três longos anos te faz amadurecer na marra. E se não for, ele continua com seu plano B. Me disse isso com uma tranquilidade desconcertante.

7 comentários:

  1. Os anos vão passando, as crianças vão crescendo, e os pensamentos e gostos, vão mudando. É assim com todo o mundo. É preciso é que seja feliz.
    .
    “” Votos de muita Saúde e Paz ““
    .

    ResponderExcluir
  2. Meus filhos (seguindo o exemplo do pai) fugiram da carreira militar como o diabo da cruz. Mas é uma boa segurança para o (sempre tão incerto e imprevisível) futuro.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dudualdo, pelo menos ele tem um norte na vida!
    Tem tanto adolescente que nem pensa em nada.
    Tomara que ele consiga.
    Esses dias estou corrido aqui e não pude vir prestigiar seu trabalho.
    Mas sempre que der estarei qui.

    ResponderExcluir
  4. Que bom,Edu! Teu filho me parece bem direcionado e sabe o que quer, ainda mais gostei da repugna por um certo capitão.Faz apavorar mesmo,rs...Independente para onde ele se dirija, que seja feliz na escolha e carreira! abraços, chica

    ResponderExcluir
  5. Menino que sabe o que quer.
    Ainda por cima pagam para estudar.
    Mas ainda tem tempo para voltar
    atrás e fazer o que lhe der mais prazer.
    Um abraço, Eduardo.
    Olinda

    ResponderExcluir
  6. Que bonito esse seu orgulho !
    "Filhos, filhos , melhor não tê-los /mas se não temos como sabê-los ?
    Porém ... que coisa louca que coisa linda Que os filhos são!"
    Lembrei do poema enjoadinho do Viinicius. E agradeci lá o 'menos sal'
    Bom dias Edu e sorte aí pro filhão.

    ResponderExcluir
  7. Oficial da Marinha ou da Aeronáutica são belíssimas carreiras.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Oi. Se leu e gostou,
Obrigado e volte sempre!
Se não gostou, perdoe-me a falta de talento "escriturístico..."

Fazer 80 anos

  (crônica de RAQUEL DE QUEIROZ de 17/11/1990) O QUE ME DIZEM com mais frequência é: "oitenta anos, quem me dera, com tanta vitalidade!...