TODO MUNDO já teve algum sonho recorrente, aquele que sempre volta e você não sabe bem porquê. Você até busca explicações no Google. Lê até a Interpretação dos Sonhos de Freud. Quiça, faz análise. Esses Recorrentes podem ser perturbadores mas eles são muito comuns: Estar perdido, estar nu no meio da rua, seus dentes caindo, não encontrar um banheiro quando se está muito apertado...são vários. Destes que citei, já tive todos. O de procurar um banheiro e não achar é desesperador...
Tenho alguns Recorrentes de estimação. Um deles, quando mais novo, era Sonhar que estava voando ou andando em algum lugar muito alto, e isso era bizarro porque eu sentia muito medo de altura. A origem do medo, em uma altoanálise , entendi que vinha de um evento ainda criança: Eu brincando em um balanço, e aí algum amiguinho incorporado pelo Satanás começa a me balançar cada vez mais forte...mais alto...mais forte...mais alto...senti medo da altura onde o balanço estava indo. Pedi que ele parasse, mas ele continuava empurrando cada vez mais forte...mais alto...mais forte....outra escolha não tive a não ser me jogar do balanço e me estabacar no chão. Engraçado que tive coragem de me jogar do balanço quando ele estava no alto e a sensação de estar no alto, mas agarrado ao balanço, me apavorou...Pelo menos o chão era terra batida e não asfalto. O joelho ralado não foi grave. A partir daí (se minha memória não me trai) comecei a ter esses sonhos em que eu, em desespero, estava voando ou andando em algum lugar muito alto e com medo de cair.
Jovem adulto, comecei a ter recorrentes em que eu procuro alguma coisa ou tento chegar em algum lugar mas nunca acho e nunca chego. Os temas variam. Enfrento verdadeiras odisseias nesses sonhos, entrando em ônibus, saindo de ônibus, entrando em prédios, saindo de prédios, mas para nunca chegar onde eu quero ou nunca encontrar o que procuro. Não consegui identificar em minhas altoanálises a origem desses recorrentes. Minha esposa fez o diagnóstico e decretou: "Você é um homem perdido e precisa encontrar Deus..." Não existe explicação definitiva para tais sonhos recorrentes. Colo aqui uma parte de um texto que gostei de ler:
Uma teoria sugere que os sonhos recorrentes podem refletir questões não resolvidas ou traumas emocionais que precisam ser enfrentados. Outra interpretação é que esses sonhos podem estar relacionados a padrões de comportamento ou pensamentos recorrentes em nossa vida diária. Alguns especialistas acreditam que os sonhos recorrentes podem ser um sinal de estresse ou ansiedade excessiva. Além disso, os sonhos recorrentes também podem estar ligados a desejos não realizados ou medos profundos. É importante lembrar que cada pessoa é única e o significado dos sonhos pode variar de acordo com suas experiências e emoções individuais. Se os sonhos recorrentes estão causando desconforto ou afetando negativamente sua vida, pode ser útil procurar a orientação de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta. Explorar os sonhos recorrentes pode ajudar a trazer clareza e compreensão sobre nós mesmos e nossas emoções mais profundas(1)
Ou seja: estresse, ansiedade excessiva, desejos não realizados, medos profundos... O que será que será?
Não duvido que eu tenha questões mal resolvidas da infância e da adolescência(alguém não tem?), inclusive em minhas autoanálises, creio ter identificado algumas, com a ajuda dos meus amigos Freud e Jung.
E então, qual seu Recorrente e o que ele significa para você? Que será?
Eduardo Medeiros
cinco de fevereiro de 2025. Acabei de ter um pesadelo perturbador: Lula se reelegia com Bolsonaro de vice.
________________________________________________
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsses sonhos de voar são legais, mas para mim os piores e mais recorrentes pesadelos acontecem ao voltar à empresa onde passei os melhores anos da minha vida profissional, pois me vejo em um ambiente mal iluminado, com poucos móveis e as pessoas que encontro ou são desconhecidas ou são antigos colegas que me olham impassíveis, sem esboçar nenhuma reação. Detalhe: eu saí dessa empresa em 1994, brigando na justiça.
ExcluirOlá, Eduardo
ResponderExcluirPergunto-me recorrentemente porque é que acordamos cansados e assustados
quando fugimos de algo, passamos por um buraco minúsculo, não encontrar a
saída etc. Um sonho que tenho sempre é de estar a andar, a andar, por ribeiras,
por ruas, por sítios que, em princípio devo conhecer, e não encontro o caminho
para casa...
Um mistério como a nossa mente vive essas experiências enquanto dormimos,
levando quase uma vida dupla.
Abraço
Olinda
Oi, Eduardo! O sonho, essa enigmática tessitura da mente, permanece um mistério a ser desvendado. O mais angustiante é permanecer em estado de vigília, imerso nas perplexidades da política nacional. Abraço!
ResponderExcluirBoa noite de paz, Eduardo!
ResponderExcluirSabe, sonho muito e muito...
Têm uns que são tão reais que me acalmam e me dão certezas.
Já outros, são avisos, alertas, esclarecem dúvidas, me revelam outras coisas...
Alguns eu me lembro nitidamente ao me levantar, já outros se esvanecem...
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos
Olá, amigo Edu
ResponderExcluirHá de facto sonhos estranhos recorrentes. As explicações são inexistentes ou equívocas. Podem significar traumas reprimidos, ou meros medos que se interiorizaram em nós. Ao certo, não há explicação assertiva.
Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
Abraço e bom fim de semana.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Oi, Edu, excelente postagem, acho que não existe ninguém que
ResponderExcluirdorme tranquilo os 365 dias do ano. Já me socorri de Freud, também,
na procura de explicações! Por quê?
Problemas emocionais, medos, o nosso dia -a - dia, pessoas não tão
queridas que já chegam nos colocando pra baixo e uma série de coisas
que nos atrapalham um pouco.
Gostei dessa rica postagem, um show.
Um feliz fim de semana pra você e sua linda família!
Abraços daqui do Sul.