25 DE DEZEMBRO é o dia em que a cristandade comemora o nascimento de Jesus Cristo. Porém, muitos cristãos sabem que Jesus não nasceu nesse dia e há grande divergências entre os pesquisadores sobre a data real em que teria nascido.
Então porque se convencionou o 25 de dezembro como seu nascimento? Essa é uma boa história.
O nome MITRA está ligado à divindades tanto da Índia, da Persa (atual Irã) e também Síria. No antigo persa tinha o significado de "luz, sol, misericórdia, amizade, amor". Divindade guardiã da verdade. Na Índia antiga também havia um deus com nome de Mitra que significava "contrato", "amigo". Era mais que uma divindade, era um harmonizador e construtor da beleza e da perfeição.
No Zoroastrismo persa, Mitra era descrito como "os olhos de Ahura Mazda" (Ahura era o deus do bem supremo). Mitra observava os atos dos humanos e garantia que os que honrassem seus contratos e seguissem o caminha da verdade fossem recompensados.
No Império Romano, o mitraísmo se desenvolveu entre soldados e mercadores romanos. Era um culto de mistério, fechado para os iniciados. Em Roma, Mitra era representado como um deus solar e guerreiro. Era famosa sua iconografia onde aparecia sacrificando um touro. O sacrifício do touro era tema central que simbolizava a renovação da vida e da manutenção da ordem cósmica. O sangue do touro era visto como fonte de toda vida, fertilizava a terra e garantia a continuidade do mundo. O mitraísmo romano tinha uma visão complexa sobre o ciclo eterno de morte e renascimento.
FOI O IMPERADOR AURELIANO quem erigiu templos ao Sol Invictus e tornou o culto oficial em um dia de 25 de dezembro: Natalis del Sol Invictus. Instituiu também jogos em homenagem ao deus sol a partir de 274 dC. O Dia do Sol Invencível, que triunfa sobre a escuridão. A data marcava a virada do solstício de inverno, quando a luz do dia começava a aumentar de forma gradual.
O culto ao Sol Invicto foi celebrado até o ano de 380 dC, quando o Édito do imperador Teodósio, estabeleceu o cristianismo como a única religião do império e proibiu todas as outras.
MAS E AÍ, O QUE MITRA TEM A VER COM JESUS?
SABEMOS QUE O CRISTIANISMO se alastrou pelo Império Romano e isso veio a decretar o declínio do culto a Mitra (e de outros cultos), especialmente quando o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império. A partir do século IV dC, os templos de mitra foram abandonados ou convertidos em igrejas cristãs. Mas o mitraísmo não morreu sem deixar influências no culto cristão.
PARECE-ME BEM PLAUSÍVEL que o 25 de dezembro, antes o dia de Mitra, tornasse o dia do novo deus do Império Romano, Jesus. A imagem de Mitra sacrificando um touro cujo sangue era purificador, tem ressonância na fé cristã de que o sangue de Jesus purifica os humanos dos pecados. O culto de Mitra eram praticados em templos subterrâneos. Supõe-se que os fies se reuniam para uma refeição comum sentados em bancos que revestiam a parede (vide imagem abaixo). Essa reunião para refeição comum também se tornou ponto central no cristianismo que ficou conhecido depois como a Eucaristia.
ESTA ERA A REPRESENTAÇÃO do deus Mitra na Pérsia - parece-me que tal figura depois ficou bem associado à figura de Jesus Cristo.
ENFIM, sendo o cristianismo feito a única religião do império em 380, não é absurdo que houvesse compartilhamento e ressignificação de temas pagãs em temas cristãos.
_____________________________________________________________
Algumas fontes para aprofundamento do tema:
Eduardo Medeiros,
dezembro de 2024.
Alguém que não se pode dizer ser cristão de dogma mas é cristão de coração
Confesso que já conhecia, mas para aqueles que não conhecem a história por trás da data é sempre bom saber!
ResponderExcluirBeijos e Abraços,
BLOG | Instagram
Olá, Eduardo, gostei muito de ler, pra dizer a verdade, muita coisa desconhecia!
ResponderExcluirComo sempre, excelente texto, e és ótimo conhecedor da matéria!
Porém, essa foto do Cristo, "malhado"... essa está um tanto esquisita, rs.
Todo artificial, pobre Cristo!
Mas vamos que vamos festejar um lindo Natal e deixo meus votos de
um Ano Novo melhor para todos nós, e que acabem com as guerras e plantem mais amor, perdão e solidariedade nos corações de 2025! Os humanos conhecem pouco sobre a felicidade.
Feliz Natal pra você e sua família!
Grande abraço.
Tais, na verdade o bombado aí é deus Mitra...mas as feições foram copiadas para as gravuras de Jesus, não acha?
ExcluirAhhh, sim, entendi, mas o rosto tem algo, bastante de Jesus!
ExcluirFicou esquisito, não? Ou qualquer semelhança é mera coincidência? rss
Dudualdo, gostei da aula! Parabéns!
ResponderExcluirSabia que no gibi do Conan tem um deus Mitra? Ele é o Deus dos Pictos, um povo rival dos cimerios.
Já o deus dos cimerios é Crom, que não verdade é um Deus que não está nem aí para seus filhos. Kkkkkkkkkkk.
Mas voltando ao seu texto, cara, tem muita coisa no cristianismo que foi juntado, remendado, colado e chupado.
A coisa é difícil.
Rapaz, você é um baita erudito em religião! Por isso, mesmo acreditando que desconsiderará a sugestão (já fez isso antes), eu gostaria muito que lesse o post deste link. Eu escrevi o texto depois de ler um livro chato sobre os mistérios da humanidade ou coisa assim. E o capítulo de onde tirei o material do post trazia tantas informações perfeitamente razoáveis que não resisti a publicar um resumo no blog. E já dou um spoiler: a estrela de Belém seria o cometa de Halley! Se quiser saber mais, o link é este: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/12/cometa-de-halley.html
ResponderExcluirvou conferir.
Excluir