25 DE DEZEMBRO é o dia em que a cristandade comemora o nascimento de Jesus Cristo. Porém, muitos cristãos sabem que Jesus não nasceu nesse dia e há grande divergências entre os pesquisadores sobre a data real em que teria nascido.
Então porque se convencionou o 25 de dezembro como seu nascimento? Essa é uma boa história.
O nome MITRA está ligado à divindades tanto da Índia, da Persia (atual Irã) e também Síria. No antigo persa tinha o significado de "luz, sol, misericórdia, amizade, amor". Divindade guardiã da verdade. Na Índia antiga também havia um deus com nome de Mitra que significava "contrato", "amigo". Era mais que uma divindade, era um harmonizador e construtor da beleza e da perfeição.
No Zoroastrismo persa, Mitra era descrito como "os olhos de Ahura Mazda" (Ahura era o deus do bem supremo). Mitra observava os atos dos humanos e garantia que os que honrassem seus contratos e seguissem o caminha da verdade fossem recompensados.
No Império Romano, o mitraísmo se desenvolveu entre soldados e mercadores romanos. Era um culto de mistério, fechado para os iniciados. Em Roma, Mitra era representado como um deus solar e guerreiro. Era famosa sua iconografia onde aparecia sacrificando um touro. O sacrifício do touro era tema central que simbolizava a renovação da vida e da manutenção da ordem cósmica. O sangue do touro era visto como fonte de toda vida, fertilizava a terra e garantia a continuidade do mundo. O mitraísmo romano tinha uma visão complexa sobre o ciclo eterno de morte e renascimento.
FOI O IMPERADOR AURELIANO quem erigiu templos ao Sol Invictus e tornou o culto oficial em um dia de 25 de dezembro: Natalis del Sol Invictus. Instituiu também jogos em homenagem ao deus sol a partir de 274 dC. O Dia do Sol Invencível, que triunfa sobre a escuridão. A data marcava a virada do solstício de inverno, quando a luz do dia começava a aumentar de forma gradual.
O culto ao Sol Invicto foi celebrado até o ano de 380 dC, quando o Édito do imperador Teodósio, estabeleceu o cristianismo como a única religião do império e proibiu todas as outras.
MAS E AÍ, O QUE MITRA TEM A VER COM JESUS?
SABEMOS QUE O CRISTIANISMO se alastrou pelo Império Romano e isso veio a decretar o declínio do culto a Mitra (e de outros cultos), especialmente quando o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império. A partir do século IV dC, os templos de mitra foram abandonados ou convertidos em igrejas cristãs. Mas o mitraísmo não morreu sem deixar influências no culto cristão.
PARECE-ME BEM PLAUSÍVEL que o 25 de dezembro, antes o dia de Mitra, tornasse o dia do novo deus do Império Romano, Jesus. A imagem de Mitra sacrificando um touro cujo sangue era purificador, tem ressonância na fé cristã de que o sangue de Jesus purifica os humanos dos pecados. O culto de Mitra eram praticados em templos subterrâneos. Supõe-se que os fies se reuniam para uma refeição comum sentados em bancos que revestiam a parede (vide imagem abaixo). Essa reunião para refeição comum também se tornou ponto central no cristianismo que ficou conhecido depois como a Eucaristia.
ESTA ERA A REPRESENTAÇÃO do deus Mitra na Pérsia - parece-me que tal figura depois ficou bem associado à figura de Jesus Cristo.
ENFIM, sendo o cristianismo feito a única religião do império em 380, não é absurdo que houvesse compartilhamento e ressignificação de temas pagãs em temas cristãos.
_____________________________________________________________
Algumas fontes para aprofundamento do tema:
Eduardo Medeiros,
dezembro de 2024.
Alguém que não se pode dizer ser cristão de dogma mas é cristão de coração
Confesso que já conhecia, mas para aqueles que não conhecem a história por trás da data é sempre bom saber!
ResponderExcluirBeijos e Abraços,
BLOG | Instagram
Olá, Eduardo, gostei muito de ler, pra dizer a verdade, muita coisa desconhecia!
ResponderExcluirComo sempre, excelente texto, e és ótimo conhecedor da matéria!
Porém, essa foto do Cristo, "malhado"... essa está um tanto esquisita, rs.
Todo artificial, pobre Cristo!
Mas vamos que vamos festejar um lindo Natal e deixo meus votos de
um Ano Novo melhor para todos nós, e que acabem com as guerras e plantem mais amor, perdão e solidariedade nos corações de 2025! Os humanos conhecem pouco sobre a felicidade.
Feliz Natal pra você e sua família!
Grande abraço.
Tais, na verdade o bombado aí é deus Mitra...mas as feições foram copiadas para as gravuras de Jesus, não acha?
ExcluirAhhh, sim, entendi, mas o rosto tem algo, bastante de Jesus!
ExcluirFicou esquisito, não? Ou qualquer semelhança é mera coincidência? rss
Rapaz, você é um baita erudito em religião! Por isso, mesmo acreditando que desconsiderará a sugestão (já fez isso antes), eu gostaria muito que lesse o post deste link. Eu escrevi o texto depois de ler um livro chato sobre os mistérios da humanidade ou coisa assim. E o capítulo de onde tirei o material do post trazia tantas informações perfeitamente razoáveis que não resisti a publicar um resumo no blog. E já dou um spoiler: a estrela de Belém seria o cometa de Halley! Se quiser saber mais, o link é este: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/12/cometa-de-halley.html
ResponderExcluirvou conferir.
ExcluirEita! Meu comentário acima ficou como anônimo!!!!! Vou repostar aqui.
ResponderExcluirDudualdo, gostei da aula! Parabéns!
Sabia que no gibi do Conan tem um deus Mitra? Ele é o Deus dos Pictos, um povo rival dos cimerios.
Já o deus dos cimerios é Crom, que não verdade é um Deus que não está nem aí para seus filhos. Kkkkkkkkkkk.
Mas voltando ao seu texto, cara, tem muita coisa no cristianismo que foi juntado, remendado, colado e chupado.
A coisa é difícil.
Agora sim!!!!
Eu gosto muito do Crom....hahhhh
ExcluirBom dia, garoto! 🤩
ResponderExcluirQue post fascinante! Você explora a interseção entre culturas e religiões ao longo da história de forma impressionante. O vínculo entre o Mitraísmo e o Natal é realmente intrigante, mostrando como tradições antigas influenciam práticas modernas. Sua habilidade em tecer a narrativa do Mitraísmo no Império Romano, com símbolos ricos como o sacrifício do touro, é impressionante. É fascinante ver como essas ideias ressoam com o cristianismo e como o 25 de dezembro, antes dedicado ao Sol Invictus, se transformou no dia de celebração do nascimento de Jesus.
Seu post destaca brilhantemente a continuidade e transformação de rituais e crenças ao longo do tempo. É um lembrete de que as práticas religiosas atuais têm raízes profundas e variadas na nossa história coletiva. Parabéns pela escrita envolvente e informativa!
Abraços de luz! ✨🤗
parabéns e obrigado pelo seu comentário tão pertinente.
ExcluirCaro Eduardo,
ResponderExcluirA sua crônica é das mais belas, cujo contexto elucida
fatos históricos culturais e religiosos muito interessantes
que, mesmo em nossa realidade presente, ainda há muito do
que foi apregoado no passado longínquo.
Fraternal abraço e Feliz Natal.
Olá, Eduardo!
ResponderExcluirEu sabia da história do Sol.
Quanto ao rival do cristianismo, Mitra, religião extinta anterior ao cristianismo, você deu uma eloquente exposição aqui.
É bom sabermos coisas além das "nossas" para não vivermos o efeito manada...
Tenha dias pré natalinos abençoados!
Abraços fraternos de paz
Olá grande Eduardo!
ResponderExcluirFantástico até onde uma pessoa pode aprender no seu blogue...😉
A única coisa que sabia da palavra "MITRA" é que aqui em Portugal é considerado um bandido... 😅
Abraços! 👏
é mesmo??
ExcluirCaro Eduardo
ResponderExcluirSendo eu uma curiosa da História escusado será dizer como
apreciei esta sua publicação. A História das Religiões dada
como História das Mentalidades traz-nos muitas explicações
do que se passa no mundo.
Abraço
Olinda
Absolutamente fantástico Eduardo!!
ResponderExcluirAprendi mais aqui hoje do que nas aulas de história antiga da universidade!
Estou perplexa com a cultura do Mitraísmo e como se perpetuou pelo império romano espalhando ramificações, muito mais tarde, até no Cristianismo. Estupefata fiquei com a imagem que captou do deus Mitra na Pérsia que claramente lembra a imagem que criaram de Jesus Cristo ( barba, cabelos longos) Realmente é algo espetacular!!
Ahh amigo, venho me desculpar pela ausência no seu blog nas últimas semanas. Estou passando por um período difícil, o que me afastou dos blogs e das redes, mas não poderia de deixar de vir aqui agradecer por sua companhia neste quase final de 2024.
Obrigada por tudo!!!
Aproveito para desejar-lhe um lindo e Feliz Natal, a si, ao seu talentoso filho ( futuro escritor) e toda a família!!!
FELIZ NATAL!!! :)))))
Boa noite, garoto! Ah, que comentário lindo e cheio de graça você deixou no meu blog! 🌻Agradeço de coração pelas palavras tão carinhosas. Acho que sou um pouco de cada coisa: poetisa terapeuta, terapeuta poetisa, terapeuta de mim mesma, mas acima de tudo, alguém que ao escrever, reflete e busca trazer um pouco de paz e reflexão para o coração de quem lê.
ResponderExcluirQuanto ao "z" em poetisa, não se preocupe! A pressa e a emoção no teclado às vezes nos prega peças. O que importa é a intenção e a beleza da mensagem que você compartilhou.
Ah, e aproveito para contar que sou estudante de Letras Português. Já tenho bastante coisa escrita e, sinceramente, minha vontade seria publicar tudo de uma vez, kkkkkk.
Muito obrigada pelo elogio ao poema e pelo incentivo constante. Te desejo uma noite maravilhosa seguida de uma quinta-feira produtiva e abençoada!🤗✨
💡Hein, garoto, você me deu uma ideia e já comecei a escrever sobre os dedos aflitos. Quando o poema estiver pronto, eu te aviso. Bem, começa assim: Dedos aflitos, dançam sobre as teclas frias...
ResponderExcluirOra, vejam só!! Escreva!
ExcluirRsrsrs, amei a última frase e sua pesquisa! Sou-lhe muito grata, pois tem sido um verdadeiro gentleman para mim! Obrigada de coração. Me tornei sua fã, pois vejo e sinto também sua ânsia de conhecimento. Só sinto não aparecer assiduamente, pelo trabalho que tenho pela minha casa, meus seis gatos e o Jasper, cachorro de minha primogênita que mudou-se para os USA. Espiando as laterais do seu blog já vi que assuntos interessantes. Sou de fé católica, recebida de berço, mas sei dos pecados, dos desvarios que aconteceram, igreja santa e pecadora. Conheci os Evangelhos Apócrifos, meu marido emprestava e não anotava para quem e nunca mais nos devolveram. Inclusive compramos os 4 volumes do "O Cavalo de Tróia" O 1° volume eu gostei de quando ele encontra Jesus. Era um escritor que passava explicando a nave e eu pulava,.......... não consigo mais,,,,,boa noite! Se der eu volto
ResponderExcluirfique a vontade, Maria Luiza. Os evangelhos apócrifos são bem interessantes pois nos mostram as diversas visões sobre Jesus que havia naqueles tempos.
ExcluirGostei muito de ler.
ResponderExcluirNo entanto, apesar de todas as concidências, sabemos agora, que 25 de Dezembro é mesmo a verdadeira data em que Jesus nasceu:
https://partilhas-em-fa-m.blogspot.com/2016/12/ac-e-dc-o-nosso-calendario-e.html
Boas e Santas Festas Natalícias,
repletas dos dons de Jesus, Deus Menino!
Ano Novo feliz e renovado de Amor!
Beijinhos.
Fá, isso é apenas tradição. Não se sabe o dia do nascimento de Jesus, mesmo porque, o calendário judaico, ao qual Jesus estava subordinado, era diferente do calendário romano. Todos os arranjos que a igreja católica fez para firmar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro foi feito por documentos altamente duvidosos, como a própria datação dos evangelhos.
ExcluirEdu,
ResponderExcluirÉ sempre um aprendizado
vir aqui e ler seus escritos.
Obrigado por essa oportunidade.
Eu sempre fui e sou crédula,
então não procurei saber
de muita coisa. Na semana
retrasada fui cumprir
um voto que fiz comigo mesma
e visitei uma Igreja aqui do lado da
nova morada. E lá pela 1@ vez
prestei atenção no escrito, lido
por todos que no Presépio original
não deve contar com a presença
dos Magos. Pois os mesmos
chegaram até a *casa* de José
e Maria e Jesus já tinha 2 anos!
Se me disseram eu não notei,
e só agora mais de 45 anos depois
eu tomo ciência. Mas ainda crédula,
pra mim não importa se ele nasceu
em dezembro ou em outro mês
qualquer.
Em fim.
Desde já
Bjins e Abraços Natalinos.
CatiahôAlc.
Voltei para dizer que amo a frase do Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" que abre seu blog e a sua derradeira nessa postagem. Ambas dizem você e eu gosto, respeito e admiro! Meu abraço!
ResponderExcluirEdu,
ResponderExcluirEstive lá no Jotabê
e ainda bem que fui lá;
porque percebi o que estava
acontecendo.
E não. Eu não fechei o Blog.
Expliquei lá no Jotabê,
recebi uma orientação para
mexer na configuração do Espelhando,
lá fui eu tentar fazer, fiz certo, mas só que não.
Desconfigurei o blog todo, e no afã de arrumar
logo porque eu havia acabado de publicar
enquanto fazia uma comunicação para por acima
do espaço de publicação, eu fechei rapidamente.
Fiz o aviso, coloquei no lugar, mas o fundo do blog
também desconfigurou todo, ou seja: o blog ontem
estava uma verdadeira bagunça. Gastei um tempo
arrumando fonte, larguras, imagem do fundo
que é uma foto daqui de onde moro. Ufá consegui.
Só que não. Hoje olhei no Blog e nenhuma visualização.
Estranhei. Mas segui adiante e agora a noitinha fui
fazer minha visita aos Blogs que leio e que me leem
e sei porque comentam. Lembrei que o Jotabê ontem
me deixou essa mensagem lá no Espelhando em resposta a
eu escrever que ele deveria sim publicar o comentário:
Disse Ele e pode conferir lá:
"Se realmente deseja isso, deixarei, mas é longo e depressivo.
No Blogson será publicado à meia noite de hoje.
M12 18, 2024 11:06 AM"
E indo conferir vi os comentários de Vcs lá
relatando o Blog fechado!.
Como assim, fui rapidamente conferir,
e num é que esqueci de ir lá nas
configurações e abrir novamente como era
minha intenção?!
Ufa, estou explicando ao Jotabê
e a Você Edu, porque sou grata ao
respeito que mutuamente temos
uns pelos outros. Eu não administro
tenho somente 1 Blog, administro
muitos em vários setores da escrita.
Mas o Espelhando é o principal
e devo desculpas a Vcs por meu
desespero em não perder o Blog de vez
e tê-lo fechado para arrumar e ter me enrolado.
Abraço e grata pela compreensão.
CatiahôAlc.
Texto muito interessante aqui partilhas. Eu, como não crente, não entro nessas discrepâncias da data certa ou incerta do nascimento de Cristo. Se é, que, existiu mesmo. Não faço a mais pequena ideia. O homem, chamado Jesus Cristo, é possível que tivesse existido. Agora, todo o misticismo que o envolve...é outra história.
ResponderExcluirGostei de ler, caro Edu.
Abraço fraterno, e bom fim de semana!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Um belo trabalho Edu nesta historiação das divindades e busca da explicação da escolha da data Natal. Faz sentido. É a historia que consta nos autos e a ela vamos decifrando e entendendo um mundo tão misterioso.
ResponderExcluirGrane abraço e que Natal seja de paz e harmonia na família amigo.
Ei Edu, bom dia.
ResponderExcluirVim agradecer a observação sobre
o fundo do Espelhando.
ei uma mexida rápida e voltei
para o básico, por enquanto,
depois da movimentação da
semana que entra, vou trabalhar
com calma e decidir o melhor caminho.
Grata de verdade. Ah, sim, e vou
voltar para ler e comentar a atual
publicação.
CatiahôAlc.