Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

A ERA DOS MEMES

 



VOCÊ CERTAMENTE, sabe o que é um MEME. Mas sabe que o termo foi originalmente usado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, em 1976?  Ele o definiu como uma "unidade de transmissão cultural", o equivalente cultural de um gene. Meme vem do grego "mimeme" que é "imitação".

Segundo Dawkins, a palavra meme é usada para representar:

“sons, ideias, frases de efeito, modas de roupas, jeitos de se fazer potes ou de construir arcos. Assim como genes se propagam na piscina genética pulando de corpo para corpo via espermatozóides ou óvulos, memes se propagam na piscina memética pulando de cérebro pra cérebro por um processo que, no sentido amplo, pode ser chamado de imitação”.

A PALAVRA MEME acabou sendo associada ao HUMOR. O uso dos memes começou no final da década de 2000, mas os memes de internet surgiram antes disso e eles ainda nem recebiam esse nome.

E pela própria natureza de redes sociais como o Facebook e o X (Twitter), esses conteúdos foram compartilhados centenas de vezes e viram moda. Hoje, memes valem até dinheiro, e muito!!

Alguns vídeos que viraram memes (eu sei que vocês já viram)



O Serjão Berranteiro ficou famoso como "caçador de onça, né?"





"Já acabou, Jéssica" virou frase popular



E O LOGOTIPO ICÔNICO do rosto sorridente que virou meme e hoje vale milhões? O seu criador, Harvey Ross Ball foi contratado por uma companhia se seguros em 1963 para criar um ícone que levantasse a moral dos seus funcionários. Ele ganhou 45 dólares e em 10 minutos criou a carinha amarela sorridente. Harvey não registrou seu desenho como uma marca, o que permitiu que outros, como Franklin Loufrani, capitalizassem a ideia, transformando-a em um negócio de sucesso. Hoje o "Smilley" está presente em diversas indústrias e gera receitas significativas. Harvey faleceu em 2001.


Harvey Ross Ball 



CONFESSO que gosto de colecionar memes. Nada de novo, já que gosto de colecionar trecos desde a infância. Abaixo, outros exemplos:



Quem nunca viu o meme da "Nazaré"?


Esse é recente...


ALGUNS QUE EU CATEI ESTA SEMANA...






E eu já tinha fechado a postagem quando meu filho viu e falou: "pô, pai, um texto sobre memes sem o Face Rage?" É verdade, essas caras fizeram muito sucesso lá no inicio. 





* * *

UM AVISO: Estou tentando seguir alguns blogues que tenho visitado e lido e não estou conseguindo. Outros blogueiros também não estão conseguindo seguir este aqui - não sei o que está havendo, deve ser algum "bug" que espero se resolva logo.


_______________________________________________

Referências:

https://frigideira.aiqfome.com/historia-dos-memes/

https://www.dicionariopopular.com/melhores-memes-brasileiros/


2 comentários:

  1. Eduardo,sobre o tal bug,eu mesma tenho dificuldade com alguns blogues. E isso é coisa antiga. Sei que as pessoas pensam de tudo,mas compreendendo.
    Agora sobre os memes,foi muito bom você trazer esses conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este post, parabéns pela criatividade. Espero que você consiga resolver este bug.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

A ERA DOS MEMES

  VOCÊ CERTAMENTE, sabe o que é um MEME. Mas sabe que o termo foi originalmente usado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, em 1976?  ...