Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

SILÊNCIO!!!

 




O apito do guarda

A buzina do caminhão

O freio do carro

O alarido do trovão.


O chiado da panela

A voz do tagarela

O solo da guitarra

O cantarolar da cigarra.


O falatório do auditório

A criança que esperneia

A furadeira do vizinho

A turba que barafusteia.


O trote do cavalo, o maquinário do trem, o carro de som, a batedeira na cozinha, a descarga da motocicleta, a buzina do chacrinha. 

Sclash Plact Fum

Ploft kabum kabum 

Zum zum zum

 Piiiii Piiiii 

Ruaaaaaaa 

Tim Tim Tim...

Fom Fom Fommm

zinindo zunindo o som 

Som  que 

Desce 

       Desce 

             Desce...


Então                        Sobe...

                           Sobe

                 Sobe 


Onde desliga o mundo?

Me diga, Raimundo

Me diga, Patrícia

Me diga, Felícia

Me diga, Aurora

Me diga,  Florêncio

Por favor, aqui e agora

Me diga como eu faço

Para aumentar o silêncio?


____________________________________

imagem gerada pela IA Ideogram



10 comentários:

  1. Adorei!
    O mundo anda barulhento mesmo. Por isso, tomara consigamos dentro de nós um cantinho de paz! abração, chica

    ResponderExcluir
  2. Mas bah!! Pois está aí tudo o que me enlouquece, latido de cachorro que não cala, também me atrapalha, e berreiro de criança quando quer sorvete, ou chora a mil pelo que não conseguiu, esperneando! Mas muito, também, são as motos com escapamento aberto, gerando o insuportável. Também as buzinadas altíssimas! No meu antigo prédio, havia um vizinho treinando a voz de Barítono às 7:00 hs da matina, ou era ele ou o velho galo da casa do vizinho a despertar a vizinhança.
    A vida está barulhenta demais, paz, só na nossa casa!
    Mas "Euduaudo", você veio de poeta? Colocou aqui um lado seu que eu não conhecia!
    Aplaudo, ficou um gostinho de quero mais. rsss
    Deixo votos de uma ótima continuação de boa semana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taís. Vez em quando eu dou para escrever uns versinhos de intrometido que sou. Cantor barítono às 7....olha...rs

      Excluir
  3. Gostei do seu texto. Já tivemos uma televisão em cada quarto da casa. Hoje só temos no nosso quarto, ligada enquanto tiver alguém no quarto e uma, acredite, em cima da geladeira no espaço os onde os alimentos são preparados (uma espécie de copa-cozinha). Quando minha mulher chega a televisão é imediatamente ligada, ela diz que precisa ouvir gente falando. Quando ela sai eu desligo, para poder lavar as vasilhas em silêncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei nesse barulho nosso de cada dia e como nós nos acostumamos a ele. O silêncio às vezes "nos dói" os ouvidos! Pensei também no silêncio mais simbólico, o silêncio da alma, que precisa muitas vezes aquietar-se e ouvir o silêncio.

      Excluir
  4. Olá Eduardo!

    Você é altamente criativo! O poema está absolutamente sensacional.

    A mim levou-me a refletir imenso, o mundo em que vivemos...

    Abraços e desejos de um bom resto de semana! 👏😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Olavo. Sim, as reflexões são muitas que eu mesmo fiz quando pensei nesse tema.

      Excluir
  5. É mesmo, Eduardo.
    O mundo não pára. É barulho para aqui, barulho
    para acolá...
    Por vezes, é tanto barulho que deixamos de ouvi-lo.
    Gostei muito do poema.
    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Eduardo
    Lindo poema, muito criativo. O mundo anda muito agitado, o silêncio é preciso, faz um bem enorme, obrigada pelas felicitações, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

SILÊNCIO!!!

  O apito do guarda A buzina do caminhão O freio do carro O alarido do trovão. O chiado da panela A voz do tagarela O solo da guitarra O can...