Clube de Detetives Pão de Queijo

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

GALINHA DE MACUMBA

 

NÃO CONHECI PESSOA MAIS INOCENTE, mais coisa fofa, do que meu sogro Eugênio,  já falecido. No dia do seu enterro o cemitério estava lotado de amigos que foram se despedir. Ele era o que podemos chamar "uma alma boa". Mineirinho, conversador por excelência, adorava contar causos, principalmente da sua infância em fazendas de Minas Gerais. Era semianalfabeto. Contava que só tinha chegado à "segunda cartilha".  Porém, de tanto ler a Bíblia, melhorou bastante sua leitura, ainda que estivesse em um nível sofrível para um letrado. Tinha dificuldade em pronunciar certas palavras. Me chamava de "Euduaudo".

Um amante de queijos, como todo bom mineiro. Não gostava de ficar sozinho em casa. Quando minha sogra saia, o que acontecia quase todo dia em suas idas à igreja, ele se refugiava no segundo andar onde moro apenas para ter a presença de alguém perto dele. Gostava de crianças e se dava muito bem com elas. Minha sogra Josefa ao contrário, é a alma mais desconfiada e maldosa que eu já conheci. Sério, não é a típica rivalidade de genro-sogra. Se via o marido brincando com uma criança, principalmente se fosse menina, tratava logo de mandá-lo parar porque "não pegava bem", e  o que "os outros podem dizer".

Ele gostava de TV, apesar desse gosto ser ditatorialmente controlado pela mulher. Sabe o tipo "carola evangélica" que vê pecado em tudo? Que se preocupa demais com (outra vez)  o que os outros vão dizer? Essa é minha sogra.  Eugênio gostava de ver o Chaves. Ria de se acabar com as travessuras da turma sob os olhares críticos de Josefa. Gostava de ver futebol também mas ai a sogra implicava mais. "Futebol não era coisa de Deus" e ele como um presbítero da igreja não podia ficar vendo. Isso o deixava triste mas ele obedecia, não gostava de criar clima ruim em casa. 

Mas aí quando eu chegava por lá e tinha futebol, eu já ia ligando a TV e dizendo, "vem geninho, vamos ver o futebol". Quando havia um lance duvidoso de pênalti Eugênio perguntava: "Foi penis, não foi   euduaudo, foi pênis..." . Eu e Geninho vendo futebol e minha sogra putadavida, talvez me rogando pragas imprecatórias de salmos bíblicos...

Pois bem, depois de apresentado o figurão, deixo aqui um dos seus causos.

Melhor ler ele contando...

"O cavalo tinha desembestado, uai. Fui atrás, o patrão tinha pedido. Dispois de um tempo eu achei o cavalo e trôxe pra casa. Mas rapá no caminho eu vi um trem isquisito...uma macumba...tinha charuto, farofa, garrafa de pinga e uma galinha preta viva presa pelos pé...

Nessas horas Dona Josefa, sempre reclamava: "Já vai contá isso di novu"? E eu dizia, "Deixa ele contar, sogra, essa historia é boa..."

"Aí, rapá, eu pense, uai, a galinha tá viva, amarradia, vô levá prá casa"... euduaudo, quando cheguei a Zefinha pesguntô qui galinha era aquela...aí eu falei, uai, eu salvei ela da macumba..."


Aquele foi um dia em que a Dona Josefa clamou a todos os poderosos anjos do céu, rogou ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo que não permitisse que nenhum mal de macumba ficasse em sua casa. E claro, mandou Eugênio devolver a galinha ao despacho, o que ele fez sobre protestos, já que tinha planejado fazer um bom quisado com a dita.






5 comentários:

  1. Eduaaaaaaaaaaaaldo, ri muito com a apresentação do teu sogro, da implicante sogra e o conto que ela não mais queria que repetissem....Adorei! abração! chica

    ResponderExcluir
  2. Postagem engraçada. É verdade que o li traduzido para a minha língua materna, o polaco. Mas eu realmente gosto deste post.

    Saudações e convido você a ver minha nova pintura :)

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que ele contou
    Bonitinha história
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Interessante crónica amigo Edu. Muito engraçada esta passagem que aqui descreves sobre sogro e sogra. Gostei de ler.

    Desejo um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei engraçado o "foi pênis". Fiquei imaginando o jogador cometendo uma falta grave dentro da área do gol e o juiz gritando : Pênis, foi pênis.
    Isso é o que chamo de penalidade máxima.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

GALINHA DE MACUMBA

  NÃO CONHECI PESSOA MAIS INOCENTE, mais coisa fofa , do que meu sogro Eugênio ,  já falecido. No dia do seu enterro o cemitério estava lota...