ONTEM LI UMA matéria que me fez pensar: Como um país como o Japão, um gigante tecnológico, uma economia forte, um país rico, que eu sempre soube que tratava com muito respeito e até honrarias os mais velhos, pode estar passando por isso? "Isso", no caso, é o envelhecimento acelerado dos japoneses que está provocando uma situação no mínimo, bizarra. Segundo dados, um em cada 10 japoneses têm 80 anos ou mais. Ou seja, as mulheres jovens não querem mais ter filhos, e isso é um problema também na Europa.(não vou aqui me deter nesse assunto pois ele é bem extenso e complexo).
Muitos idosos japoneses sofrem com a solidão e privação econômica, e estão preferindo cometer algum pequeno crime para serem presos, principalmente mulheres. Isso indica uma crise social grave no país do sol nascente. Cito abaixo, um trecho da reportagem:
Nos últimos anos, os crimes cometidos por pessoas acima de 60 anos no Japão cresceram drasticamente. Em 1990, eles representavam menos de 5% do total; hoje, ultrapassam 20%. A maioria dessas infrações são pequenos furtos, como roubo de alimentos, frequentemente motivados pela precariedade econômica. Para muitos idosos, a prisão se tornou uma forma de garantir moradia, refeições regulares e cuidados médicos, vantagens que a vida fora dos muros da prisão não oferece.
Deveras curiosa essa situação. Os presos japoneses estão sendo bem mais tratados do que seus idosos. Ainda bem que aqui no Brasil não temos isso, somos isonômicos: tratamos MAL tanto nossos idosos quanto nossos presos.
_________________________________________
Que coisa isso,Edu! Tive que rir do teu final. Pior que é verdade!
ResponderExcluirabraços, chica
Oi Edu, nossa, não fazia ideia que a situação lá estava assim. Já ouvi essa parte sobre os jovens não querendo ter filhos. Realmente é um assunto complexo e são várias as motivações. Cada caso é um caso. Mas é triste ver uma situação como essa e sim, o Brasil não está nada melhor, muito pelo contrário.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Boa noite de sábado, Edu!
ResponderExcluirPor coincidência, estamos trabalhando no Clube da Leitura do mês a questão do Envelhecer.
Importa muito que nos demos o respeito em primeiro lugar.
O resto conquistaremos com calma...
Tenha um abençoado final de semana!
Abraços fraternos
Sempre li que os japonees são longevos devido a alimentação equilibrada e tal...
ResponderExcluire tambem sabemo que é o País com a população mais idosa do mundo e com taxa de natalidade muito baixa. Daí, a razão do desiquilibrio .
Quanto como tratam seus velhos , eu só imagigno e seu texto explica e surpreende mesmo_ acho-os meio tristes. sorumbáticos rsrs
_ sua constatação sobre como o Brasil cuida do assunto ,é uma dura realidade ,
Dizem ser o País do futuro ...(que nunca chega ) Abraço, Edu e bom domingo.
Essa questão do aumento da população idosa e improdutiva é mais que complexa, é quase insolúvel, lembrando que a população mundial parece já ter chegado no limite quem o planeta suporta. Talvez uma solução fosse o oposto do que o Trump está fazendo, uma “migração planejada entre regiões com dinâmicas populacionais opostas”, para reduzir desequilíbrios populacionais. Mas qual povo aceitaria ser “invadido” por jovens trabalhadores vindos de outras culturas, outras línguas, outras crenças? Isso é o que poderia ser considerada a verdadeira globalização. Outra solução seria usar a hashtag “#vem_meteoro!”
ResponderExcluirE antes que eu me esqueça, gostei muito do seu texto.
ResponderExcluirO envelhecimento no Japão não é um caso para lastimar é um orgulho da nação.
ResponderExcluirHá no sul do arquipélago, a ilha de Okinawa que é um dos cinco lugares da Terra em que a media de anciãos ultrapassa os 100 anos.
Nutricionistas e cientistas internacionais estudam o "caso". Tenho um livro interessante com o titulo Okinawa, escrito por jornalistas francesas.
É um país superpovoado... Terão que arranjar incentivos para a maternidade...
Ótima semana.
===
Corrijo... ''os anciãos ultrapassam os 100 anos''.
Excluir~~~