Clube de Detetives Pão de Queijo

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Olhai Os Lírios do Campo

 


Terminei de ler esse livro do Érico Veríssimo que eu tinha há anos em minha biblioteca e nunca tinha lido. Depois que ele se foi no incêndio, por fim, li a edição digital no meu Kindle. 

Érico Veríssimo é um dos meus autores brasileiros prediletos desde que li a trilogia O Tempo e o Vento que eu reputo ser uma das maiores obras de literatura em nosso país. Em Olhai Os Lírios do Campo, Veríssimo nos apresenta Eugênio, um personagem que desde a infância busca superar uma vida de pobreza e humilhação; o seu desprezo pela falta de ação e atitude do pai alfaiate e a condescendência da mãe à situação.  Eugênio empreende uma busca de si mesmo em sua batalha interior de superar uma vida medíocre e seu complexo de inferioridade. Mas a que custo?

O livro foi publicado em 1938 e foi grande sucesso de vendas o que possibilitou a Veríssimo se dedicar profissionalmente à literatura. O foco narrativo também é interessante já que presente e passado se alternam na jornada de Eugênio.

Eu gosto de fazer anotações em um caderno de tudo o que eu leio. Frequentemente escrevo citações do livro. Aqui, deixo algumas dessas citações que foram para o meu caderno.


" Era como essas meninas ricas que para fazerem publicidades adotam órfãos nos asilos e possam ao lado deles para os fotógrafos dos jornais..."

"Um amigo meu costumava dizer que a vida é como uma travessia transatlântica...os passageiros são dos mais variadas espécies. Uns passam a viagem a preparar-se para o desembarque no porto do seu destino e desprezam as festas de bordo, o simples prazer de viajar. Outros não sabem do seu destino, não têm nenhuma esperança no porto de chegada e procuram passar da melhor maneira possível a travessia..."

"A vida começa todos os dias"

"Não tenho nenhuma prevenção contra os ricos, seria tola se tivesse. Há os que sabem empregar humanamente sua riqueza. Elogiar a pobreza seria também doentio. O mundo foi feito para que todos nele tivessem um lugar decente. (Mas há os que) vivem às cegas, só pensam em dinheiro, esquecidos de que são mortais e de que existem o sol, os campos e as cigarras. O ideal seria um mundo em que as cigarras(que só cantam no verão) e as formigas(que só trabalham para garantir o inverno) vivessem em harmonia inteligente.."

* * * * *

"Olhai os Lírios os Campos" é uma frase do Evangelho dita por Jesus ao falar sobre as preocupações excessivas sobre a vida. "E quanto ao vestuário, por que andas solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam...E eu lhes digo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles.." (Mateus 6. 25-34)

* * * * * *

18 comentários:

  1. Lindo esse livro e as citações bem escolhidas para o teu caderno! Tão bom fazer nossas anotações! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Um livro extraordinário...Interessante as citações...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo Edu!
    Não li o livro. Mas suponho que existe um filme com o mesmo nome, "Olhai os lírios do campo", que vi. E é de facto muito bom.
    É uma boa sugestão de leitura sem dúvida.
    Grato pela visita e gentil comentário no meu cantinho.

    Votos de um feliz fim de semana!

    Abraço amigo

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário. Não sei se esse livro virou filme, eu nunca vi e nem soube. Valeu.

      Excluir
  4. Li esse livro há muitos anos atrás, é uma excelente leitura.
    Gostei das citações tiradas.
    Obrigado pela visita e presença no meu cantinho, também já aqui estou acompanhando as suas crónicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Interessante a sua postagem.
    Destaco: "A vida começa todos os dias"
    Verdadeira afirmação.
    Tento viver a vida e aproveitar os melhores momentos que ela me oferece diariamente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Interesante blog, me quedo descubriénolo.

    Un saludo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, não escrevo em espanhol, mas dá pra entender, não é? rss
      abraços.

      Excluir
  7. Edu,
    Li esse livro na minha juventude,
    lembro que adorei, porque ler
    era a maxima da minha vida
    e na época eu tinha 15 anos.
    Então esse ano de 2024 resolvi
    revisitar minha história de leitota
    Olhai os Lírios do Campo estava na minha
    lista. Adorei ler ouvindo!
    Vamos falar mais de leituras!
    Estou lendo no momento, Os Miseráveis.
    Bjins de bom fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Eu gostei muito desse livro. Os Miseráveis é uma grande obra, uma das maiores (tanto em tamanho quanto em conteúdo!) da literatura universal. Eu li 80% dele e dei uma parada para respirar....rss mas pretendo voltar e terminar a leitura. abraços.

      Excluir
  8. Uma bela partilha esta releitura Marcos. Li a obra e sua resenha ficou o máximo nestas anotações bem grifadas. Eu também tenho esta mania, mas grifando com estas canetas amarelas claras. Parece que assim grava-se mais da leitura, quando se repassa por elas. Érico foi fantástico e o DNA ficou na família.
    Belo trabalho amigo.
    Abraços e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Toninho, de fato, o DNA literário alcançou bem o filho Luís Fernando Veríssimo, outro autor do qual sou fã.

      Excluir
  9. Obrigada pelas palavras, mas, olha. Tenho orgulho, sim, e muito do meu pai. Quando alguém o parabeniza, ele diz que fez por ele e não por ninguém. Tem gente assim que ajuda para sentir-se melhor. Taí a receita.
    Um abraço para o senhor e, novamente, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, amiga. Eu também tinha muito orgulho do meu pai!

      Excluir
  10. Olá, Edu, excelente tua crônica, Érico Veríssimo é da cidade de minha mãe, Cruz Alta. Vieram para Porto Alegre onde passaram a morar numa rua acima da casa dos meus pais, no Bairro Petrópolis . E ao falecer, o filho Fernando continuou na casa com sua família.
    Olhai os Lírios do Campo, O Tempo e o Vento, Incidente em Antares, O Arquipélago, Senhor Embaixador...ih, e por aí vai maravilhosas obras. E o fruto caiu ao pé da árvore, Fernando Veríssimo - maravilhoso, também
    Gostei muito das citações, também.
    Parabéns pela postagem, Edu.
    Um bom domingo,
    abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Edu.
    Estive ausente da internet nos últimos dois meses, mudei de casa com a minha família, e por isso perdi o seu conteúdo postado aqui, mas vou tentar me atualizar aos poucos por aqui.
    Obrigada por essa dica de leitura no post em questão e por trazer mais esclarecimentos sobre esse livro pelo qual eu tenho um interesse particular em conhecer, principalmente por ele ou somente o título dele, não sei ainda, ter essa relação com uma passagem bíblica à qual você revela no fim da sua postagem. Lembro também que a obra foi adaptada para a tevê em formato de novela nos anos 1980.
    Não chego a fazer anotações das citações dos livros que leio, mas sendo meus os livros eu costumo circular, sublinhar ou destacar a lápis no próprio livro fragmentos que considero belos ou importantes, inspiradores, e gosto de ter um registro listado de todos os livros que leio e isso desde que eu comecei a ler.
    Grande abraço. Ótimas leituras pra você!
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

A INVASÃO

EU JÁ ESCREVI  AQUI   sobre fobias. Medo de altura, de água, de avião, espaços públicos, de estar sendo observado por patos...pois é, existe...