Clube de Detetives Pão de Queijo

domingo, 19 de maio de 2024

Da Janela

 


Fim de expediente.  Mais um dia de trabalho e ainda é segunda. Aquela onda de gente voltando para casa. Rotina. Pelo menos pego meu ônibus no ponto final. A janela é o lugar onde gosto de viajar, olhar a paisagem. Uma mãe segurando a mão da filha com algumas bolsas na outra mão. Dia de compras? Espero que o passeio tenha sido divertido. Muitos camelôs nas calçadas. Eles também logo, logo, vão fechar suas barracas e voltar para casa. Um homem sentado na calçada pedindo esmolas. Um engravatado com uma pasta 007 faz sinal para um taxi. Uma ciclista vestida a caráter pedala sua bike. Li ontem notícia  que um ciclista tinha sido atropelado no dia anterior. Um artista de rua faz piruetas no meio de uma pequena aglomeração. Olha, não esquece de colocar uma nota no chapéu do artista! O ônibus dá uma freada brusca que me tira do meu devaneio e ouço o motorista gritar furioso: QUER MORRER, DESGRAÇADO?! Por favor, atravessem a rua na faixa e no sinal, é mais seguro! Quase fui atropelado na infância. Coisa de correr atrás de pipa. Mãe proibiu, se visse ia largar a chinelada. Foquei no futebol. Tirei uma lasca do dedão jogando descalço. Tudo bem, não teve risco de morte. Ainda faltam uns quarenta minutos para eu chegar no meu ponto, se o trânsito não der um nó. Olho o céu pela janela e ainda bem que não vai chover. Com chuva tudo piora. O ônibus ultrapassa um fusquinha 67. Nossa, que raridade! Bem cuidado! Meu pai teve um fusca. Cabia um monte de gente no fusca, um mistério que ainda hoje não decifrei. Ah, que sono...trabalho foi duro hoje...fecho os olhos. Durmo. Sonho que acordo atrasado para ir trabalhar, saio de casa, vejo uma pipa avoada e quase sou atropelado por um fusca 67.  Perai motorista, vou soltar nesse ponto!!!!!





12 comentários:

  1. Adorei a crônica de um fim de dia de trabalho e todas as atribulações que foram até para o sonho,rs...Muito legal! Nós não tivemos um Fuca, mas um Chevette que crescia, pois tanta gente colocávamos dentro,rs Outros tempos! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Essas crônicas do cotidiano são gostosas de ler, quando a viagem é mais comprida os sonhos acompanham, ou passamos a ver a realidade, que também gosto imensamente.
    Um bom domingo, aqui está ainda daquele jeito, agora uma chuvinha mais tímida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Edu,
    Desse jeito nossos dias
    vão passando e as lembranças
    acordando dentro da gente.
    Lembrei de quando moravamos
    em um bairro de Niterói e eu
    usava o trasnporte público todos
    os dias. Por um tempo fui comerciária,
    então pela manhã e a noite eu
    vivia essa realidade que seu texto
    retrata... Quanto ao fusca, quem não
    teve um? Já casada em 1985, foi nosso
    1º carro, era amarelo canário.
    Obrigada por me trazer essas
    boas lembranças...
    Bjins e boa semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Edu, esta é a terceira crônica de sua autoria que leio.
    Gostei muito das duas primeiras e também desta, que é a terceira.
    Muito agradável essa sua crônica nesta viagem de ônibus urbano.
    Uma boa semana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Edu!
    Importante as reflexões que nos remetem ao cotidiano.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Na rotina do dia a dia tudo pode acontecer.
    Em Portugal, esse veículo tem o nome de carocha.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  7. Gracias por visitar mi blog, me encanta el tuyo, y también te agregué.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Great article and good blog. I followed your blog ok. Thx

    ResponderExcluir
  9. Um belo olhar no fim de tarde de uma cidade que se agita e tudo passa tão rápido. Gosto deste olhar pela janela, deste olhar critico e humorado pela vida. A máxima tá valendo, de que não vamos sair vivos desta vida, então vamos relaxar e devanear pelas ruas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que bonita a sua volta do trabalho para casa. Lembrei-me de quando morei em Brasília nos anos 70 e eu saía de um curso e ia de volta para minha casa que ficava numa cidade satélite, pois meu marido, funcionário da Embaixada da Alemanha, sairia bem mais tarde que eu! O ônibus ia lotado e eu observava tudo Foi um ano viajando nesse ônibus. Um ano de aprendizagem no curso e no ônibus! Um abraço! Fique bem!

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

A INVASÃO

EU JÁ ESCREVI  AQUI   sobre fobias. Medo de altura, de água, de avião, espaços públicos, de estar sendo observado por patos...pois é, existe...