Clube de Detetives Pão de Queijo

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

REFORMAS ORTOGRÁFICAS E CAFÉS

 


TEC TEC TEC digita digita digita até que..."extraforte" tem ou não tem hífen?  Nossa língua (tão maltratada pelos brasileiros!) já passou por quatro reformas ortográficas. Como toda língua viva, o português sofreu mudanças ao longo do tempo. As reformas no português já extinguiram por exemplo, o CH com som de K  como em "architectura" e palavras grafadas com PH e com som de F como em "pharmacia". Essas reformas não aconteceram sem alguns entraves entre brasileiros e portugueses. Na última reforma, sumiram com o trema (ainda bem, aquilo era muito ruim), sumiram com o acento agudo em palavras paroxítona composta por ditongos abertos EI e OI, como em "assembleia" (antes, assembléia), dentre outras mudanças. O uso do hífen também sofreu alterações. Confesso que ainda não decorei muito dessas novas regras, e estou sempre dando uma olhada nas mudanças. Sei que alguns portugueses não gostaram das mudanças. Leio alguns blogues portugueses onde se pode ver a mensagem de que não seguem a nova regra gramatical. Não sei se por desprezo à nova reforma ou por dificuldade em decorar as novas regras como eu.

Pois bem, estou lá TEC TEC TEC e me vem a dúvida: "Extraforte" tem hífen ou não? Lá vou eu pesquisar e eis que me deparo com outro assunto deveras interessante!  Foi assim que de reforma ortográfica fui parar em cafés. A informação do site "fazendajotace" me informa algo que eu não sabia. Cafés "extrafortes" podem fazer mal à saúde. Mas como pode? Assim diz o site:  

Esse tipo de café pode, sim, causar problemas de saúde, e isso está diretamente relacionado à torra extraforte. Ela confere um sabor mais intenso à bebida, no entanto, é caracterizada pela carbonização dos grãos. A carbonização da torra intensa muitas vezes é utilizada para mascarar a baixa qualidade da matéria-prima. Grãos podres, com defeitos, ou até mesmo galhos e insetos costumam ser torrados juntos. 

Como dizia meu pai, "mirou no que viu, acertou no que não estava vendo",  fui de reformas ortográficas a cafés num TEC...mas foi bom, nunca mais compro café "extraforte". E sim, "extraforte" é escrito tudo junto, sem hífen, segundo a reforma ortográfica vigente.


* * * * 

p.s. queiram os deuses da língua portuguesa que nunca essa tal de "linguagem neutra" seja incorporada oficialmente ao nosso idioma. Não dá para usar "todEs" pra lá, "todEs" pra cá...

domingo, 25 de agosto de 2024

AINDA ONTEM

 


AINDA ONTEM meu pai saiu às três da madruga junto com o cachorro grandão do vizinho para procurar um taxi para levar minha mãe para o hospital - eu queria nascer! 

Ainda ontem  eu chorei em sala de aula na segunda série quando um temporal caiu sobre a cidade  e alguns pais tiveram dificuldade de buscar os filhos na escola e o mais sacana da turma me disse: "Teu pai não vai vim te buscar, tu vai ficar aqui sozinho..."

Ainda ontem na quinta série eu me apaixonei perdidamente pela Soraya  e o valentão da turma me deu um soco nas costas que me deixou sem ar por eu estar paquerando a "namorada dele". - Mas a Soraya nem sabia que ele existia...foi a primeira vez que apanhei por amor.

Ainda ontem  na sexta série, turmas perfiladas no pátio para entrar nas salas de aula e o mais perturbado da turma começou a chutar minha mochila que estava em minhas mãos. Chutou uma...chutou duas..."para com isso, cara.." Chutou três...na quarta tentativa ele levou um soco no nariz, sangue descendo pelo queixo, olhar surpreso. O opressor sempre se espanta quando o oprimido reage...foi a primeira e a única vez que bati em alguém. As duas horas que eu fiquei de castigo na diretoria me proporcionaram bons momentos de reflexão. 

Ainda ontem  na sétima série,  Bárbara, a menina mais linda da escola, mandou um recado dizendo que queria me dar um beijo. Tínhamos essas brincadeirinhas. Tempo vago, os casais que queriam se beijar ficavam no meio de um rodinha de amigos que escondia o ato de possíveis olhares adultos que passasse no corredor. Seria meu primeiro beijo...nervosismo total. Chega Bárbara na minha sala, cabelos pretos longos esvoaçando ao vento(pelo menos essa era a minha visão), o rosto mais angelical da escola, caminhando em minha direção como se fosse uma modelo na passarela.. Aquilo não podia ser verdade, só podia ser sonho. Rodinha feita e beijo dado. Meu primeiro beijo!! Dias depois toda a escola estava sabendo que eu não sabia beijar. Ah, Bárbara, eu te amava tanto, porque foi dizer isso para escola toda.? Foi a primeira vez que eu passei vergonha por amor. 

Foi ainda ontem que aos dezessete (Oi, Veríssimo!!) eu prestei concurso para a Marinha, sai de casa, mudei de Estado e fui começar a ser independente, longe dos pais, da minha casa, dos amigos. Foi um ano difícil. Minha mãe, inconsolável de saudade, me pedia para eu voltar. Calma mãe, é só um ano, depois eu volto...Foi o ano mais longo da minha vida. Pareceram dez! A vontade que o tempo passe rápido provocava exatamente o oposto: Ele teima em se arrastar...

Podemos perceber o tempo passando mais rápido ou mais devagar,  de acordo com o que estamos passando. Tempos alegres parecem que passam rápido e tempos de dificuldades parecem que se arrastam. Mas no fim das contas, lá na frente, quase sempre vamos sentir que tudo passou "ainda ontem". 


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

NÃO TENHO BOAS NOTÍCIAS

 



OUVI ATÔNITO um professor de biologia que pesquisa clima e mudanças climáticas que o Rio Grande do Sul está fadado à extinção. Nas próximas décadas, eventos trágicos como o que aconteceu há pouco tempo serão cada vez mais recorrentes na região. Secas no Pantanal e na Amazônia também se tornarão mais persistentes e a própria destruição da floresta pode se concretizar em poucas décadas se continuar no ritmo atual. Na geopolítica mundial, todo mundo fala de "economia verde" mas pouco se faz para de fato, acabar com nossa dependência aos combustíveis fósseis. No Oriente, as tensões entre Israel, Irã, Hezbollah e Hamas, se tornarão mais e mais contundentes, isso sem saber ainda como o atual conflito irá terminar. Rússia e Ucrânia estão em sua guerra particular mas que pode arrastar meio mundo para o conflito. Mudanças climáticas rígidas já são quase irreversíveis. Em nosso país, a violência campeia nas ruas. A política perdeu sua essência e tudo se resume ao "nós contra eles". A lista de problemas graves no mundo poderia se estender por quilômetros e tudo isso misturado à revolução tecnológica e digital das Inteligências Artificiais que ainda não sabemos bem onde vai dar. Não sei como estará o mundo daqui a trinta anos. Grande possibilidade de eu e você não estarmos mais aqui. Mas o que meu filho e meus netos viverão?



* * * * 

Eu gosto de escrever coisas leves, bem humoradas, que façam rir mas às vezes a desilusão com o mundo me invade e eu não consigo conter as palavras. Desculpem, vou melhorar nas próximas.


_____________________________

Ilustração: Aqui

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

ELE VEM AI!

 



ERA UM SÁBADO TRANQUILO NO PARAÍSO quando a notícia colocou todos em polvorosa. "Ele tá chegando, ele tá chegando" veio gritando Ronald Golias. Hebe, que estava ao lado de Clodovil em seu sofá preferido tomando chá, espantou-se com a efusividade do eterno comediante. "Credo, gracinha, que tá acontecendo, quem está chegando"? "O Patrão, o Patrão tá chegando...!!" Dercy Gonçalves salta da poltrona em que estava jubilosa. "Aquele filho da puta já estava fazendo hora extra há muito tempo...Ô Nossa Senhora, que felicidade rever o Patrão..". Clodovil, com a elegância eterna de sempre, disse que era preciso preparar a recepção, queria deixar o Patrão feliz com sua nova casa. Jô, que já ouvira a notícia, foi logo dizendo que para ele ficar feliz era só lhe dar um microfone e uma plateia de Colegas de Trabalho. Gugu,  em lágrimas, só repetia "Meu Deus, Meus Deus..." Dinho e seus Mamonas também em efusão, já vinham cantando "Raios!!". Cazuza, que tinha acabado de apagar o baseado celestial mais divino que já tinha experimentado, tirou uns versos..."Exagerado, tá chegando o cara mais exagerado..." Manoel de Nóbrega, com sua reluzente careca, lágrimas nos olhos, também se junta ao grupo emocionado, querendo dar um abraço no garoto que tinha salvado o seu Baú. Nair Belo e Lolita Rodriguez, sempre juntas e sorridentes, propõem uma festança para a recepção. Nesse momento, Chacrinha,  carregando e apertando sua buzina chegou dizendo  "Isso aqui tá parecendo o Cassino do Chacrinha...vamos reeeecebeeerrr, vamos reeecebeeer o novo convidado..." Muita gente vinha chegando ainda quando o portão começa a se abrir e lentamente, Abravanel adentra ao recinto, olhando e observando tudo ao seu redor com um largo sorriso na cara já entendendo a situação. Nesse momento, à plenos pulmões, todo mundo começa a cantar....SILVIO SANTOS JÁ CHEGOU, LARÁ LARÁ LARÁ...SILVIO SANTOS JÁ CHEGOU..."

Nunca houve antes na história do Paraíso um sábado tão animado. Segundo me confidenciou um anjo ao qual tenho acesso mediúnico, Abravanel no domingo mesmo já tinha começado seu novo programa ao qual  deu o nome de "Domingo Celestial". 

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

SENHAS

 



FAÇA SEU CADASTRO. Fiz o cadastro. Crie uma senha forte. Criei. Senha fraca, me criticava o site. Senha sugerida: ADD33$$$55@445%%%nnMMCccd))))-----@@#$$%GFFFGHHYT¨%%¨. Mas que diabo de senha é essa que você me sugeriu? Como é que eu vou decorar essa merda toda? Recusando-me a aceitar a senha sugerida, crio outra senha, bem mais palatável para mim, evidentemente. O site não gostou. Disse que ainda era fraca, sugeria colocar mais caracteres. Pois bem, coloquei um @ e um %. Satisfeito? Ainda não. A senha escolhida é moderada e ela precisa ser extraforte. Vai à merd.....Ahhhrrrr, eu só quero fazer um simples cadastro em um simples site de notícias, ninguém vai querer roubar minha senha!! Falo isso como se o algorítimo ou a IA do site estivessem me entendendo...

JÁ PAROU  pra pensar no tanto de senhas que temos que criar hoje em dia? Antes eu era bem cauteloso. Criava um senha diferente para cada serviço que eu tinha na internet. Na impossibilidade de decorar todas, eu as anotava em um caderno. Hoje os navegadores estão bem prestativos e decoram a senha para você. Cuidado, um hacker pode invadir o navegador e roubar todas suas senhas, ouvi um especialista dizendo. Mas gente...que que se faz?

ATUALMENTE mandei tudo às favas e uso somente duas senhas (que eu reputo como fortes mas aquele site com certeza, não) para tudo: sites, cartões, redes sociais, aplicativos, Netflix, PrimeVideo... Sei as duas de cor, vejam só! Mereceria um prêmio só por isso. Já me aconteceu de na hora da compra em uma loja eu esquecer a senha do cartão de crédito. Nessa hora tudo o que você vê é a cara de impaciência do caixa te dizendo "senha errada, senhor" e parece que todo mundo no recinto está te olhando e te julgando como um nato candidato ao Alzaiheimer. 

MAS QUEM mandou tudo às favas mesmo foi minha esposa. Ela tem tantos cartões quanto eu tenho de dívidas em bancos e todos têm a mesmíssima senha: Cartões da Casa Bahia, da Marisa, da Sonho dos Pés, da Di Santinni, da Rener, Americanas, Pernanbucanas, Supermercados Guanabara, Prezunic, Extra...tem até cartões de lojas que já faliram como a Sendas e a Mesbla. Desconfio dela ter fixação por cartões, deve ser coisa lá da infância ou problemas com a mãe como dizem os psicanalistas. E cartões de várias bandeiras: Visa, Credicard, Elo e não sei mais o quê. Uma senha só é ótimo. E não é lá essa senha toda...quatro números só(aquele site ficaria escandalizado).  Eu lhe disse que no dia que um hacker descobrisse sua senha, ela estaria lascada. Sabe o que ela me respondeu? Duas senhas só é quase igual a uma...sabedoria feminina em sua mais perfeita expressão.

sábado, 10 de agosto de 2024

UM SALTO NO ESCURO

 

deslizamento de terra em Nova Friburgo em 2011

TRAGÉDIAS SÃO COMPANHIAS da humanidade desde sempre. Das guerras de conquistas da antiguidade às atrocidades da Segunda Guerra, tragédias se sucedem democraticamente - todos os povos passam por elas. Atualmente temos várias tragédias acontecendo no mundo. Desde a destruição pela queimada em nosso Pantanal até a guerra entre Rússia e Ucrânia, passando pela destruição quase total que o exército de Israel está impondo à região de Gaza, insuflando a ira do mundo muçulmano colocando o Oriente Médio à beira de uma guerra total que afetaria todo o planeta. É a criança que nasce anencéfala e o idoso que morre de desgosto pela solidão em algum asilo esquecido pela família. 

O avião que caiu ontem em Vinhedo, Estado de São Paulo e que vitimou 62 pessoas foi uma tragédia. E a tragédia se torna mais trágica quando se coloca Deus na conversa. O avião caiu ao lado de uma casa sem trazer nenhum prejuízo aos moradores. Ouvi a dona da casa dizer que se assustou com o barulho e quando viu o que tinha acontecido, ficou aflita com o cenário de destruição. Deu graças a Deus pelo avião não ter caído em sua casa e que isso fora um "livramento divino". E foi? Deus livrou a casa dessa senhora e ao mesmo tempo não livrou da morte os passageiros do avião? Trazer Deus para o cotidiano do mundo dá muita munição aos ateus, afinal de contas, se Deus existe, se ele é capaz de salvar uns e deixar outros morrerem, sofrerem, passar por aflições alucinantes e dores destrutivas, que espécie de caráter tem esse Deus?

Não quero me aprofundar em discussões filosóficas ou teológicas e nem quero ofender a fé de ninguém, nem alimentar o ateísmo de outras. Eu fui um cristão protestante durante anos e a questão do mal no mundo sempre foi uma pedra no meu sapato. As respostas dadas por teólogos não me bastavam. Todas pareciam livrar Deus de qualquer culpa e deixar nas costas humanas a responsabilidade pelas próprias tragédias, sem falar na atuação do Diabo na história. Mas se assim for, porque ainda acreditar que Deus interfere em nossa realidade para curar a doença do João e não para curar a doença de Maria? É uma escolha que ele faz? Porque então ele não interfere de modo a livrar o mundo de toda tragédia já que teoricamente ele pode fazer isso?

Dizem que para os filósofos, a grande questão da filosofia é a morte, em todos os sentidos que a palavra "morte" possa ter. Certamente, a grande questão teológica é porque Deus não faz o bem para todos já que se crê ser ele amor? Por que uma pessoa justa sofre e uma pessoa ruim se dá bem na vida?  Talvez o único livro da Bíblia que trate especificamente dessa questão seja o livro de Jó. Se nunca o leu, leia, você vai se surpreender com a construção filosófica-existencial desse livro, profundamente humano. É o livro de quem ergue os olhos para os céus e pergunta a Deus: "Por quê? A resposta não satisfará a todos e continuar crendo na bondade divina será sempre um exercício de fé que não busca razão nem coerência e será sempre como dizia um velho teólogo, "um salto no escuro".


* * * 

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

NOVAS MODALIDADES ESPORTIVAS

 



E AS OLÍMPIADAS DE PARIS ESTÃO chegando ao fim. Eu gosto das Olimpíadas e gosto de Copa do Mundo de Futebol. Apesar de você...como cantava Chico. O Você aqui, evidentemente, refere-se à nossa seleção de futebol masculina (a seleção olímpica nem conseguiu se classificar) que vem perdendo qualidade a cada copa. Porém, de forma inesperada, a seleção feminina conseguiu chegar à final olímpica  vencendo duas grandes favoritas: França e Espanha. 

ESSA OLIMPÍADA NA "CIDADE LUZ" vai ficar marcada por alguns pricopós: Os atletas que tiveram que nadar no rio Sena cheio de merd@ com direito à cena grotesca do vômito de um deles, proibição de manifestação religiosa a não ser na abertura onde o deus Baco reinou soberano, pela desistência e pela crítica de boxeadoras mulheres em disputar lutas com mulheres testosteronadas e como já citei, pela improvável chegada da seleção brasileira feminina de futebol  à final da competição. Pra tudo ficar mais surreal (ou real demais) , só falta Marta, depois de ficar de fora de dois jogos por ter aplicado um golpe de karaté em uma espanhola, se aposentar da seleção com uma medalha de ouro no peito. Ela merece!

QUERO COMPARTILHAR UMAS IDEIAS. Pretendo apresentar ao COI (Comitê Olímpico Internacional) sugestões de novos esportes que deveriam estar em olimpíadas futuras. Sim, já que depois do clássico atletismo, uma variedade imensa de novos esportes foram sendo alçados à categoria de "olímpicos", vamos popularizar de vez. Skate é olímpico! Tai nossa medalhista Raysa fazendo bonito em campeonatos mundiais e em olimpíadas. Pois bem, vejam se não concordam que estas modalidades deveriam ser olímpicas: 

PETECA. Sei que já temos o Batminton mas ali não é exatamente "peteca", né? Peteca sendo jogada por raquetes? Não não não. Petecas se joga com as mãos, todo mundo sabe disso. 

PIQUE BANDEIRA. Para mim, o melhor pique que existe. Entrar no território inimigo correndo sem ser congelado por ninguém, pegar a bandeira e voltar ao seu campo em triunfo...não tem nada igual! Fui bom nisso na adolescência. Seria lindo ver Brasil e Argentina disputando um Pique Bandeira!

BOLA DE GUDE. Sim, porque não? Especificamente o jogo de buracos. Diga se não seria emocionante Estados Unidos e China disputando um jogo de buraco com bolinhas coloridas ? Emocionante demais! Nesse jogo fui mediano mas adorava colecionar as bolinhas; tinha uma caixa bem grande cheia delas, de todas as cores e formatos.

CABO DE GUERRA. Esse é clássico! Não sei porque ainda não é modalidade olímpica!

PORRINHA. Um jogo clássico onde é preciso atenção, blefes e capacidade de fazer contas de cabeça. Vai me dizer que não sabe o que é porrinha? Você sabe. Diga-me, não seria épico o Brasil ganhar medalha de ouro no jogo de porrinha?

PEDRA PAPEL E TESOURA. Seria esta minha última sugestão. Não que não haja outras modalidades merecedoras mas acho que essas o COI irá considerar com carinho. 


Até Los Ângeles, se Baco quiser.







pedra papel tesoura

domingo, 4 de agosto de 2024

NO SEU FRANCISCO TEM!




NÃO ERA POR SIMPLES mal-criação. Aliás, eu considero que fui "bem criado". É, mais ou menos...sempre tem uns menos, não é? Quem nunca teve conflito com os pais na adolescência não virou adulto. Aliás, estou passando tal situação agora com meu filho de 13 mas levanto as mãos para o céu porque até aqui, ele tem se mostrado um filho excelente, muito "bem-criado"...Mas o caso aqui é de outros tempos de outrora pretéritos do que já foi e não é mais. Olha que frase carregada de prosódia poética! Às vezes me espanto com minha criatividade linguística!

COMO EU DIZIA, eram tempos bons da infância. E eu não fazia por maldade. Não sei porquê fazia, só fazia. Acho que eu gostava de ir no armazém do Seu Francisco. Você certamente frequentou um lugar como esse na infância, a não ser que você tenha menos de trinta anos. Eram as famosas "Vendinhas". Lojas antigas que vendiam de (quase) tudo, quase igual à Feira de Caruaru de Gonzaga, pois lá se vendia de "tudo o que há no mundo".

 ELAS AINDA existem aqui e ali. Principalmente em cidades de interior onde as tradições demoram mais a mudar. O armazém do Seu Francisco ficava na esquina da rua onde morávamos. Ali, bem pertinho, era um argumento que usava para quando eu fazia aquilo...

NÃO VOU LEMBRAR mas acho que gostei de ter uma chupeta na boca até os 5 anos. Tá rindo porquê, tu também chupou chupeta que eu sei! A não ser que tenha chupado o dedo. Tem criança que já nasce naturalista e dispensa o artefato de plástico, borracha (ou sei lá qual era/é o material de que é feito) e se satisfaz com o polegar. Nada mais natural do que isso.

TALVEZ EU já estivesse cansado da chupeta. Então eu a pegava e lascava a mordê-la, esticá-la, torcê-la, despedaçá-la. Fiz isso várias vezes, segundo mãe me contava. Olhava então satisfeito para a chupeta destruída e ia até ela com a cara mais inocente do mundo: "Olha mãe, quebrou...". "Eduardo, você rasgou de novo sua chupeta? E agora? "Ah, mãe, no Seu Francisco tem..."


* * * * * * * * * ############


E JÁ QUE FALEI EM GONZAGA,

SEMPRE BOM RELEMBRAR ESSA SUCESSO

DO REI DO BIÃO: A FEIRA DE CARUARU






_________________________________

Foto publicada Gauchazh.clicrbs

PING PONG

  A AUSTERA E CENTENÁRIA revista sueca, kanariefåglar que em português poderia ser traduzida por " Canários"  , insistiu tanto que...