Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

SENHAS

 



FAÇA SEU CADASTRO. Fiz o cadastro. Crie uma senha forte. Criei. Senha fraca, me criticava o site. Senha sugerida: ADD33$$$55@445%%%nnMMCccd))))-----@@#$$%GFFFGHHYT¨%%¨. Mas que diabo de senha é essa que você me sugeriu? Como é que eu vou decorar essa merda toda? Recusando-me a aceitar a senha sugerida, crio outra senha, bem mais palatável para mim, evidentemente. O site não gostou. Disse que ainda era fraca, sugeria colocar mais caracteres. Pois bem, coloquei um @ e um %. Satisfeito? Ainda não. A senha escolhida é moderada e ela precisa ser extraforte. Vai à merd.....Ahhhrrrr, eu só quero fazer um simples cadastro em um simples site de notícias, ninguém vai querer roubar minha senha!! Falo isso como se o algorítimo ou a IA do site estivessem me entendendo...

JÁ PAROU  pra pensar no tanto de senhas que temos que criar hoje em dia? Antes eu era bem cauteloso. Criava um senha diferente para cada serviço que eu tinha na internet. Na impossibilidade de decorar todas, eu as anotava em um caderno. Hoje os navegadores estão bem prestativos e decoram a senha para você. Cuidado, um hacker pode invadir o navegador e roubar todas suas senhas, ouvi um especialista dizendo. Mas gente...que que se faz?

ATUALMENTE mandei tudo às favas e uso somente duas senhas (que eu reputo como fortes mas aquele site com certeza, não) para tudo: sites, cartões, redes sociais, aplicativos, Netflix, PrimeVideo... Sei as duas de cor, vejam só! Mereceria um prêmio só por isso. Já me aconteceu de na hora da compra em uma loja eu esquecer a senha do cartão de crédito. Nessa hora tudo o que você vê é a cara de impaciência do caixa te dizendo "senha errada, senhor" e parece que todo mundo no recinto está te olhando e te julgando como um nato candidato ao Alzaiheimer. 

MAS QUEM mandou tudo às favas mesmo foi minha esposa. Ela tem tantos cartões quanto eu tenho de dívidas em bancos e todos têm a mesmíssima senha: Cartões da Casa Bahia, da Marisa, da Sonho dos Pés, da Di Santinni, da Rener, Americanas, Pernanbucanas, Supermercados Guanabara, Prezunic, Extra...tem até cartões de lojas que já faliram como a Sendas e a Mesbla. Desconfio dela ter fixação por cartões, deve ser coisa lá da infância ou problemas com a mãe como dizem os psicanalistas. E cartões de várias bandeiras: Visa, Credicard, Elo e não sei mais o quê. Uma senha só é ótimo. E não é lá essa senha toda...quatro números só(aquele site ficaria escandalizado).  Eu lhe disse que no dia que um hacker descobrisse sua senha, ela estaria lascada. Sabe o que ela me respondeu? Duas senhas só é quase igual a uma...sabedoria feminina em sua mais perfeita expressão.

17 comentários:

  1. Eu tenho um número que é da primeira senha que tive que criar na vida. Senha de 4 digitos.
    Aí pra tudo eu faço assim: o nome do site, com a primeira levra maiúscula e as outras minúsculas e os quatro números. Exemplo:
    Amazon**** (os asteriscos são os quatro números)
    Mercadolivre****
    Casasbahia****

    E eles acham as senhas fortes.
    Kkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio das senhas é danaaaaaaaado! Pra véia caduca como eu, apenas crio a senha e dai tenho que retornar ao site pra usar...PRONTO! Dá erro, pois algo esqueci... Tenho que anortar na hora,pois já era! Por isso, quuando consigo uma FORTE, uso e abuso,rs... abraços, chica

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha eu me identifiquei totalmente com o seu texto Eduardo. E mandemos às favas essas senhas que são impossíveis de memorizar!
    Ahhh, também já esqueci a senha do meu cartão de crédito no ato da compra. Era uma compra minúscula e até então, jamais havia me esquecido a senha... Deu um branco total ...Um constrangimento, pois o olhar de julgamento das pessoas no caixa é terrível. Precisei abdicar da compra e assim que saí da loja a senha veio à mente..rsrs Sinceramente, não sei por que isso acontece comigo!! :)))
    E sua esposa sabe das coisas!! Grande sabedoria!
    Excelente restante de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, André!
    Já me aconteceu esquecer a senha por ter mais de um cartão e trocando duas vezes, bloqueou o cartão.
    Difícil é escolher outra nova por causa dos motivos que você bem expôs aqui.
    Muito chata a questão da senha para criar uma para cada coisa.
    Embora saiba que é nossa segurança, custa acertar a forte que pedem e que não seja difícil para nós em gravarmos.
    Um tema muito bom para trazer em post.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  5. Esta coisa de senha para tudo é um verdadeiro aborrecimento, sem dúvida...

    Bom resto de semana :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Edu.
    Que texto engraçado! 😂
    Algumas senhas eu ainda mantenho diferentes e outras, depois de tantas senhas já criadas, eu uso as mesmas pra facilitar a minha entrada e o não esquecimento, me manter melhor memorizada. Ainda bem que pelo menos os sistemas de sites não acusam que uma senha utilizada em um na hora de criar é igual à outra já criada em outro! 😂😂😂
    Admiro sua esposa por guardar tanta coisa. Acho que é algo mais sentimental dela mesma do que algo ligado à infância ou à mãe. Sei lá, talvez não seja um problema. 🙂 Eu também e o pessoal aqui em casa não jogamos quase nada fora, mas perdemos muitas coisas numa mudança de casa que fizemos no ano passado por tanto guardar coisas; cartões telefônicos e outras coisas colecionáveis e não colecionáveis, livros, lembranças. 😕 Somos acumuladores, mas somos organizados; não como aqueles acumuladores compulsivos da tevê. 🙂
    Boa noite de quinta-feira! 💐🎈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.: Sobre as senhas bancárias e de aplicativos de bancos eu mantenho diferentes.
      Boa quarta! 🎉💐🎈

      Excluir
  7. Olá!
    Realmente essa coisa de senha é complicado.
    Cartões, o que não me serve jogo fora.
    Na realidade mesmo tenho apenas um.
    Muito divertido texto.
    Gratidão pela visita.
    Boa noite

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Eduardo,
    Isso das senhas é bem complicado.
    Só tenho uma para pagamentos e para o gmail e hotmail.
    Depois para vários registos é uma complicação. Tenho tudo anotado.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Emília

    ResponderExcluir
  9. Olá, amigo Eduardo
    De facto criar uma senha é uma autêntica epopeia.
    Já passei por essa situação e sei como isso é. Por isso tento não esquecer de nenhuma, para não passar por essa epopeia...

    Abraço amigo e feliz fim de semana.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A senha que lhe sugeriram é absolutamente surreal e para a saber de cor é´preciso mais que uma memóroa de elefante.
    Se era para um site de notícias penso que a sugestão feita é um exagero de todo o tamanho.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  11. Eduardo Medeiros,
    esqueceu de botar no plural:Sabedorias kkkk
    Um abração carioca,

    ResponderExcluir
  12. Bah, esse negócio de senhas me deixa um pouco maluca, forte? Lembras que anos atrás eles diziam para trocarmos de senha várias vezes, ir trocando...eu tenho, e fica até eu morrer!
    Muito show a crônica! rsssss
    Abraços, boa semaninha.

    ResponderExcluir
  13. Temos que anotar mesmo todas as nossas senhas. Nossa memória é falha e enganadora.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Querido Eduardo, concordo com o amigo Juvenal, se esta senha era para um site de notícias penso que a sugestão feita é um exagero. Parabéns pela narrativa, sempre com muito cuidado faz as suas postagens. Abraços, fica na paz.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

ESPERMOGRAMA

QUEM ME CONTOU FOI UM  sujeito sentado ao meu lado num hospital em 1995.  Eu esperava uma consulta e ele também.  "É a segunda vez que ...