Clube de Detetives Pão de Queijo

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

NÃO TENHO BOAS NOTÍCIAS

 



OUVI ATÔNITO um professor de biologia que pesquisa clima e mudanças climáticas que o Rio Grande do Sul está fadado à extinção. Nas próximas décadas, eventos trágicos como o que aconteceu há pouco tempo serão cada vez mais recorrentes na região. Secas no Pantanal e na Amazônia também se tornarão mais persistentes e a própria destruição da floresta pode se concretizar em poucas décadas se continuar no ritmo atual. Na geopolítica mundial, todo mundo fala de "economia verde" mas pouco se faz para de fato, acabar com nossa dependência aos combustíveis fósseis. No Oriente, as tensões entre Israel, Irã, Hezbollah e Hamas, se tornarão mais e mais contundentes, isso sem saber ainda como o atual conflito irá terminar. Rússia e Ucrânia estão em sua guerra particular mas que pode arrastar meio mundo para o conflito. Mudanças climáticas rígidas já são quase irreversíveis. Em nosso país, a violência campeia nas ruas. A política perdeu sua essência e tudo se resume ao "nós contra eles". A lista de problemas graves no mundo poderia se estender por quilômetros e tudo isso misturado à revolução tecnológica e digital das Inteligências Artificiais que ainda não sabemos bem onde vai dar. Não sei como estará o mundo daqui a trinta anos. Grande possibilidade de eu e você não estarmos mais aqui. Mas o que meu filho e meus netos viverão?



* * * * 

Eu gosto de escrever coisas leves, bem humoradas, que façam rir mas às vezes a desilusão com o mundo me invade e eu não consigo conter as palavras. Desculpem, vou melhorar nas próximas.


_____________________________

Ilustração: Aqui

23 comentários:

  1. Oi, Edu.
    Os textos bem-humorados a gente escreve justamente para tentarmos fugir um pouco da realidade e dos problemas pessoais e do mundo. Esses problemas todos que você mencionou são de fato muito tristes, até porque como você disse a lista de problemas graves no mundo é quilométrica!
    Apesar dos pesares, boa quinta-feira! 💌💕💐🎈

    ResponderExcluir
  2. Trágico mesmo o que fazemos ao nosso mundo.
    Adorei o blog

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Eduardo!
    São problemas nossos que abalam nosso emocional pois estamos já vivenciando as queimadas do Norte chegando ao Sul e os fugitivos das guerras vindo para cá...
    Aparte de tantas outras coisas.
    Também penso nos filhos e netos.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Eduardo, você tocou em um assunto que me deixa tristíssimo, justamente pela preocupação sobre que mundo minhas netas de cinco e seis anos viverão, serão obrigadas a viver. Mas a insensibilidade e o imediatismo da maioria das pessoas me leva a crer não há mais remédio para corrigir os estragos provocados por esse gafanhoto anabolizado chamado (injustamente, na minha opinião) homo sapiens.

    ResponderExcluir
  5. Nem me fala,Edu! Aqui estamos bem cientes disso, mas não sei como faremos pra tudo enfrentar! Pena! abraços, chica

    ResponderExcluir
  6. Nem sempre conseguimos ficar alheios ao que acontece todas as manhãs nesse nosso mundo , esse aqui do meu lado ou aquele mais lá longe. Tento tentado escolher só amenidades ,por exemplo vejo filmes coreanos rs são leves e românticos (água com acúcar mesmo) , é um relax bom. Tento não me saturar com tanta notícia triste e feia por todo lado seja na internet ou na Tv e as presenciadas pertinho_ aqui no nosso bairro. Agora então, com os políticos envolvidos em campanhas fujo o máximo até de saber quem são eles , sempre com a mesma falaçao enganosa. De verdade, não tem muito como fugir não é? Espero que volte ao seu bom humor Edu _ é tão mais gostoso de ler. Estive aqui lendo as crônicas anteriores , nem sempre consigo estar em tempo real, mas gosto muito delas. Deixo um abraço e obrigada pela passgem nas minhas páginas_ essa é uma pequena distração que fica grande a medida que criamos um vínculo de uma amizade distante invisível e querida. As vezes, estranha rs Obrigada, Edu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De campanha política também ando por fora, desisti de votar desde as eleições passadas.
      Em se tratando de filmes e séries eu gosto das mais agitadas, ação, suspense e até um terror de vez em quando. Já os doramas...rss mas gostei de Round Six.

      Excluir
    2. Oi Eduardo
      Já acertei lá o nome do Bertoldo que conhece.Deixei um recadinho rs

      Excluir
  7. A única economia verde que interessa é a do dólar. O resto é conversa mole. Acabaremos com o planeta? Não. Ele aqui permanecerá. Mas o tornaremos inabitável para a nossa própria espécie.
    E não são apenas os governantes e os empresários e donos de indústrias os culpados. Nós, meros mortais, temos enorme parcela dela também. Afinal, não consumimos o que eles produzem? E em quantidades cada vez maiores?

    ResponderExcluir
  8. Uma opinião é apenas uma opinião. Por muito que esse especialista possa saber, haverão outras opiniões distintas. Como tudo na vida, cada cabeça cada sentença.
    Que o clima está em mutação, é um facto. Agora a extinção do Rio Grande do Sul...é um exagero.
    Excelente partilha, amigo Eduardo.
    Abraço e bom fim de semana.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mario, diante do exagero eu fiquei atônito. Seria possível? Mas quando eu vejo que já existem ilhas totalmente submersas e comunidades de pescadores que tiveram que se deslocar de suas casas por conta do aumento do nível do mar não sei o que pensar.

      Excluir
  9. Meu caro, quando quiserem, de verdade fazer algo, farão. Investimentos em ciências e tecnologias têm. Não adianta nada ficar dando uma de Greta. Ninguém tá nem aí. Você vai economizar seus banhos, seu arconficionado, até a limpeza da sua casa para os outros esbanjarem sem a menor consciência, e ainda acharem ruim diante de um pingo de conscientização que condiga projetar na direção delas. Eu já tô na vaibe de querer que tudo se exploda mesmo. Faça sua parte, na medida do possível. Cuide do seu lixo, cuide para ter boas maneiras, pense em si e na vizinhança. Mas não espere nada dos outros.
    Seres humanos, muitos deles, são estupidamente egoístas. Cuide-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Greta é chata e manipulada e voa de avião que produz um monte de carbono...mas mais chato ainda é que o tema meio ambiente foi politizado, com os caras à direita afirmando que toda essa história de "aquecimento global" é plano dos globalistas para impedir que o Terceiro Mundo se desenvolva. Nessa toada de fato, nada se construirá de bom.

      Excluir
  10. Um texto realista mostrando o quadro atual de destruição que nós homens vamos fazendo, e profético, por que não? Infelizmente é tendência.

    ResponderExcluir
  11. De fato vivemos momentos difíceis na Terra, uma vez ou outra não tem como escapar dessa reflexão e pontos levantados.
    Ótimo restinho de domingo.

    ResponderExcluir
  12. Ouvi uma pessoa falando que: Na terceira guerra mundial utilizaremos armas nucleares e na quarta guerra mundial utilizaremos paus e pedras...
    Estamos caminhando pra isso amigo... Vamos rir enquanto podemos.

    ResponderExcluir
  13. A natureza pede socorro. Um post pertinente.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi, Edu, olha, a coisa está tão 'feia' no planetinha que não dá para dizer muito, pode não ser tanto, mas pode ser pior do que você diz. Que os humanoides atuais estão cada vez mais malucos, psicopatas autênticos, ah estão! Eu já pensei numa porção de coisas, mas alguma coisa me trava em pensar mais e mais... Será pavor?
    Tantas coisas que pensamos... Não sei, amigo, mas aquelas guerras lá não me cheiram bem... muito perigo naquilo, se houver a '3ª' será o final.
    Muita paz e saúde, Edu!
    Vamos torcer.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

Quero Voltar Para a Bahia

NÃO SEI QUANDO surgiu  o termo "música chiclete" mas lá pelos meados dos anos 70, eu pré- adolescente, acontecia de estar brincand...