Clube de Detetives Pão de Queijo

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

NOVAS MODALIDADES ESPORTIVAS

 



E AS OLÍMPIADAS DE PARIS ESTÃO chegando ao fim. Eu gosto das Olimpíadas e gosto de Copa do Mundo de Futebol. Apesar de você...como cantava Chico. O Você aqui, evidentemente, refere-se à nossa seleção de futebol masculina (a seleção olímpica nem conseguiu se classificar) que vem perdendo qualidade a cada copa. Porém, de forma inesperada, a seleção feminina conseguiu chegar à final olímpica  vencendo duas grandes favoritas: França e Espanha. 

ESSA OLIMPÍADA NA "CIDADE LUZ" vai ficar marcada por alguns pricopós: Os atletas que tiveram que nadar no rio Sena cheio de merd@ com direito à cena grotesca do vômito de um deles, proibição de manifestação religiosa a não ser na abertura onde o deus Baco reinou soberano, pela desistência e pela crítica de boxeadoras mulheres em disputar lutas com mulheres testosteronadas e como já citei, pela improvável chegada da seleção brasileira feminina de futebol  à final da competição. Pra tudo ficar mais surreal (ou real demais) , só falta Marta, depois de ficar de fora de dois jogos por ter aplicado um golpe de karaté em uma espanhola, se aposentar da seleção com uma medalha de ouro no peito. Ela merece!

QUERO COMPARTILHAR UMAS IDEIAS. Pretendo apresentar ao COI (Comitê Olímpico Internacional) sugestões de novos esportes que deveriam estar em olimpíadas futuras. Sim, já que depois do clássico atletismo, uma variedade imensa de novos esportes foram sendo alçados à categoria de "olímpicos", vamos popularizar de vez. Skate é olímpico! Tai nossa medalhista Raysa fazendo bonito em campeonatos mundiais e em olimpíadas. Pois bem, vejam se não concordam que estas modalidades deveriam ser olímpicas: 

PETECA. Sei que já temos o Batminton mas ali não é exatamente "peteca", né? Peteca sendo jogada por raquetes? Não não não. Petecas se joga com as mãos, todo mundo sabe disso. 

PIQUE BANDEIRA. Para mim, o melhor pique que existe. Entrar no território inimigo correndo sem ser congelado por ninguém, pegar a bandeira e voltar ao seu campo em triunfo...não tem nada igual! Fui bom nisso na adolescência. Seria lindo ver Brasil e Argentina disputando um Pique Bandeira!

BOLA DE GUDE. Sim, porque não? Especificamente o jogo de buracos. Diga se não seria emocionante Estados Unidos e China disputando um jogo de buraco com bolinhas coloridas ? Emocionante demais! Nesse jogo fui mediano mas adorava colecionar as bolinhas; tinha uma caixa bem grande cheia delas, de todas as cores e formatos.

CABO DE GUERRA. Esse é clássico! Não sei porque ainda não é modalidade olímpica!

PORRINHA. Um jogo clássico onde é preciso atenção, blefes e capacidade de fazer contas de cabeça. Vai me dizer que não sabe o que é porrinha? Você sabe. Diga-me, não seria épico o Brasil ganhar medalha de ouro no jogo de porrinha?

PEDRA PAPEL E TESOURA. Seria esta minha última sugestão. Não que não haja outras modalidades merecedoras mas acho que essas o COI irá considerar com carinho. 


Até Los Ângeles, se Baco quiser.







pedra papel tesoura

14 comentários:

  1. Boa tarde de Paz, Eduardo !
    Gostei de algumas sugestões, outras, nem as conheço.
    Adorava jogar pereça... tempo bom.
    Pique bandeira também.
    Bambolê era craque...
    Enfim, os tempos mudaram e os jogos olímpicos precisam se expandir como você deu sugestão...
    Temos visto já algumas mudanças.
    O Rio imundo foi um fiasco horrível em se tratando de "primeiro mumdo".
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Gostei das sugestões, mas algumas me deixaram cabreiro. Peteca, por exemplo. Existe uma modalidade desse tão apreciado esporte que é jogado com os pés e outras partes do corpo, menos com as mãos. É uma espécie de futevolei oriental, que atende pelo simpático nome de Jianzi. Mesmo assim, seja usando as mãos ou outras partes do corpo, metade da população mundial aprovaria o jogo de pepeca, ou melhor, peteca.
    Pique bandeira parece interessante, mesmo que eu nunca tenha brincado disso. Cabo de guerra é perfeito, entraria no módulo de lutas ou de halterofilismo. Agora, “pedra, papel e tesoura”, que porra é esta?

    ResponderExcluir
  3. As tuas sugestões legais... Adorava peteca. ping pong e corridas de pega-pega. Hoje, prefiro sentadinha, jogar ludoi com os netos,rs...
    abraços, chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Eduardo
    Gostei muito das tuas sugestões. Brinquei muito de peteca, bola de gude e pique bandeira, que tempo maravilhoso, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo
    Sugestões interessantes. Só faltam o jogo do peão, da malha e da sueca.
    Bom fim de semana.

    Abraço amigo


    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca estive tão presa a televisão como nesses últimos dias_ adoro competição seja do que for _ e tem sido bem emocionantes . Gostei muito do seu parecer sobre os jogos, Eduardo e as sugestões bem curiosas , até porrinha ? fiquei rindo aqui das suas idéias bizarras... e acredite não há melhor escolha que Paris_ cidade mágica mesmo que o Senna não esteja nos seus melhores dias. A França não é Suiça , amigo_onde os lago e rios são deslumbrantes _água potável ...acredite . Tomo susto sempre que vou na filha e vejo-os tomando água da pia _ naõ usam filtro _ aqui até com filtro é arriscado. Ou não?
    Abraço e bom te ler, Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua filha mora na Suiça? Vejo também em filmes americanos eles bebendo água da torneira, sempre fico pensando se a água lá não tem a grande quantidade de cloro que tem aqui. Apesar de quê, na adolescência sempre bebíamos água de mangueira e não tínhamos nenhum problema.

      Excluir
    2. Lendo seu retorno que as vezes esqueço de voltar_ sim a fillha mora em Genebra e todo ano dou um pulinho lá _ adoro as temporadas, _ por ser pertinho sempre aproveito e vou conhecer os países vizinhos _ Londres, Paris e Praga são alguns já visitados, fora os Alpes francceses que são lindos em qualquer estaçao .prefiro ir no inverno aproveitar as nevascas e deixar nosso verão causticante daqui ... e só voltar no outono.
      _ não sei como fazem a purificação da água _ devem ter um processo bem seguro porque a populaçao é saudável.
      Um abraço, Eduardo e bons dias .

      Excluir
  7. It sounds like you've had quite a rollercoaster of thoughts on the Paris Olympics! The mix of unexpected events and sports suggestions is both entertaining and intriguing. Your ideas for new Olympic sports are definitely unique—Capture the Flag and Marbles would be fun additions to the Games!

    I just posted a new blog post https://www.melodyjacob.com/2024/08/best-things-to-do-in-loch-lomond-scotland.html, I invite you to read and let me know what you think about it. Thank you!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Edu.
    Eu também gosto muito de Copa do Mundo e de Olimpíadas. E têm sabor e lembrança da nossa infância, porque a gente cresceu vendo tudo isso, então está enraizado, pra mim já virou tradição, um gosto que se vai passando de pai pra filho e filha, de mãe pra filha e filho. Gosto de festas populares em geral! Copas e Olimpíadas pra mim são um show de culturas em campo e nas arquibancadas, são celebrações das nossas múltiplas culturas. Podem ser aulas de História também e de outras disciplinas. Pois também aprendo muito só de assisti-las pela telinha de casa! 📺✨

    Peteca seria legal para a nossa apreciação como telespectadores! Gostei da ideia. 😊
    Um bom e feliz fim de semana! 💐🎈

    ResponderExcluir
  9. Oi Edu.
    Eu também gosto muito de acompanhar copa do mundo e olimpíadas. Fico na torcida pelo Brasil. Estou feliz com as medalhas dos nossos atletas.
    Gostei das suas sugestões de modalidades olímpicas.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

PING PONG

  A AUSTERA E CENTENÁRIA revista sueca, kanariefåglar que em português poderia ser traduzida por " Canários"  , insistiu tanto que...