Clube de Detetives Pão de Queijo

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

TUDO ESTÁ DETERMINADO DESDE O BIG BANG

 



Que tal pirar um pouco na batatinha?


Pense: se seu pai não tivesse conhecido sua mãe, se não tivesse demonstrado interesse por ela, se foi rejeitado mas mesmo assim insistiu, jogou charme, fez declarações, fez juras de amor e por fim, a conquistou, você não existiria. Mas como você nasceu, não poderia não ter nascido. Você nascer estava determinado.

JÁ PENSOU NISSO?

Mas o caso sobre  acasos determinados (é, assim mesmo: não sendo para ser. É acaso mas é determinado, dependendo de que altura você ver) não começa com seu pai casando com sua mãe. Começa com seus avós...e com seus bisavós....e com seus tataravós....e assim a linha de acasos determinados prosseguem até chegar ao Big Bang, ao início de tudo. Ali, no momento em que o universo entrou em expansão, tudo já estava determinado a acontecer como aconteceu. Você não poderia não ter nascido, já que nasceu!

Aconteceu como aconteceu e não de outra maneira. Vamos ver de outra ótica: Imagine que você é Deus e que Deus é onisciente, ou seja, ele conhece tudo, presente-passado-futuro são para ele, um só momento já realizado-mas-estando-ainda-a-se-realizar.

O QUE DEUS VERIA?

Assim que esse Deus criou a singularidade que deu início a tudo, sendo onisciente, já sabia de tudo o que aconteceria na história humana em seus mínimos detalhes, e sabendo como aconteceria, não poderia fazer que acontecesse de outra forma...seria um paradoxo da onisciência? Se eu sou onisciente, tudo o que vai acontecer já aconteceu para mim e não poderia acontecer diferente, porém, saber como tudo vai acontecer já não determina que assim aconteça? Olha o paradoxo outra vez aí!!!

MAS TU TÁ VIAJANDO AGORA!

Ora, viajar em elucubrações metafísicas é bom, estimula neurônios e a imaginação. O que aconteceria comigo se ao nascer com pouco mais de dois quilos, com a cabeça que tombava pros lados, como me sacaneava meu pai, eu não tivesse sobrevivido? Não, não sobreviver ao nascimento seria impossível para mim, já que aqui estou com meus bons 80 quilos de pura massa muscular...(ah, tá bom, nem tanta massa assim)

Sabe por que você está lendo este texto agora? 

5 comentários:

  1. Pirar na batatinha fazendo elocubrações por vezes até acontece e nos pegando querendo achar fios das meadas...
    Mas , se não tivermos muito firmes na cuca, melhor nem começar para que não nos percamos no meiuo do caminho,rs... Gostei de te ler!
    abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Meu amiguinho, essa é uma conversa extensa e talvez inconclusiva.
    Eu já vi um movimento teológico que fala que Deus sabe o que aconteceria se o Dudu casasse com a Maria, com a Paula ou com a Joana.
    Ele sabe todo o futuro em qualquer uma dessas linhas, mas qual linha o Dudu vai tomar, Ele não sabe. Ou para os mais fracos na fé, Ele não quer saber.
    Se a gente ler atentamente a Bíblia, nós vamos notar várias vezes em que Deus parec e que foi surpreendido, se irritou, ficou triste, se arrependeu... Então como pode um ser onipresente ter esses sentimentos se foi Ele mesmo que decretou?
    Se ele decretou que Caim matasse Abel, então porque ele foi lá anntes conversar e avisar Caim para não deixar a maldade entrar em seu coração? Isso seria hipocrisia.
    Se ele soubesse que a promessa para que do filho de Abrão sairia uma nação enorme e que teria a terra prometida, e que Abrão teria filho com Sara, e com suas duas escravas, gerando assim os àrabes, os israelitas e os midianitas, e que a promessa de Deus gerou um problema irresolvivel... Ele faria essa promessa?
    Dudu... é muito louco isso.
    Um dia iremos conversar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intenção não era exatamente discutir a teologia do Deus bíblico, dei um exemplo de "Deus" enquanto qualquer ser que fosse onisciente, nessa caso, tudo necessariamente teria que acontecer com aquilo que ele soubesse que aconteceria.

      A teologia cristã é cheia de furos, meu amigo, por que muitas vezes, lê literalmente o que é pra ser lido simbolicamente ou historicamente ou ainda, politicamente...

      Excluir
  3. Olá Eduardo Medeiros.
    Assunto pra mais de metro.
    Será que Deus tem culpa?
    Interessante sua crônica.
    Bom restinho da semana.

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

TUDO ESTÁ DETERMINADO DESDE O BIG BANG

  Que tal pirar um pouco na batatinha? Pense: se seu pai não tivesse conhecido sua mãe, se não tivesse demonstrado interesse por ela, se fo...