Clube de Detetives Pão de Queijo

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

FOBIAS

 



Olha, tem fobia de tudo que é jeito. Quando eu tinha uns seis anos, um amiguinho da onça mais velho fez o balanço em que eu estava brincando ir tão alto que eu cai e machuquei o joelho. Tempos depois peguei uma fobia de altura. Com  cinco anos, lembro também de ter viajado de avião com meus pais e fiquei deslumbrado em olhar pela janela e ver os telhados das casas como se fossem feitas de lego. Mas anos depois, eu me vi com um medo intenso de altura e consequentemente, de voar de avião ou de qualquer outra coisa. Sonhava que estava voando e isso para mim era pesadelo. Acordava esbaforido, tenso, suado! Era fobia!!

Depois dos seis anos, só entrei em um avião quarenta anos depois! Foi meio na marra, na coragem, na cara...tive que fazer uma autoanálise e me convencer de que medo de avião era bobagem, os aviões são o meio de transporte mais seguro que existem. Mas quem  disse que a fobia é racional...? 

Tem gente que tem fobia  de praças públicas, de baratas,  ratos...fobia é uma doença, é um transtorno que precisa de tratamento, não é comparável a um medo comum. 

Tem gente que tem fobia de vegetais, de palavras grandes(!!!!), de pelos e cabelos...e os nomes são os mais estranhos também: Lachanofobia, caetofobia, bromidofobia...e por aí vai. Os nomes das fobias chega a dar fobia!!

Das fobias mais esquisitas, uma para mim é insuperável, é a rainha das fobias, é a cereja do bolo das fobias. Qual? A fobia de quem acha que está sendo observado por patos...

É isso que você leu: fobia de estar sendo observados por patos. Não é fobia do pato em si, é a fobia de estar sendo observado por ele. Convenhamos que pato é um bicho esquisito. Já viu bem a cara de um pato? Não transmite boas intenções... 

O nome da dita é "ANATIDAEFOBIA".

Estou escrevendo em tom jocoso mas a coisa é séria. Imagina a vida de uma pessoa que a todo momento está tenso porque um pato pode estar lhe observando atrás de uma moita? Eu já levei corrida de pato...patos não são amigáveis. Apesar disso, não fiquei com fobia de patos nem nada, meu problema era altura. Imaginei  aqui alguém que tenha uma fobia de patos lhe observando enquanto voa de avião...

A quem tem anatidaefobia, eu daria um conselho terapêutico-gastronômico: tenta comer uma vez por mês um bom Pato com Laranja, quem sabe a fobia não vai embora? 



5 comentários:

  1. Noooooooooossa! Eu tive fobia de aranhas... Era tamanha que revistava a cama, travesseiros, tudo antes de dormir...Agora é só medo que tenho delas...Mas muiiiiiito medo,rs...
    Nunca ouvi falar nesse medo de ser observados pelos patos...Estranho!
    Mas, vai saber! Deve existir uma causa!!!

    Gostei da sugestão gastronômica,rs

    abraços, bom início do ano, pois hoje começa oficialmente! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Edu.
    Adorei a crônica! 😂😂😂😂😂
    Que fobia esquisita... nunca ouvi falar! Nunca ouvi sequer falarem que os patos ou qualquer animal parem os seus caminhos e afazeres para ficar observando alguém... mas tudo bem. 😂 É uma fobia pra ser respeitada, porque eu também tenho as minhas. 😂😂😂 E mais engraçado foi você juntar a sua fobia de voar de avião com a fobia de alguém estar sendo observado por patos enquanto voa de avião!
    Nunca comi carne de pato, mas estou imaginando aqui que com laranja deve ser uma delícia! 😋

    Bom fim de semana! 💐🎈

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, o ser humano é um bicho bem esquisito. Mais que patos...rs

      Excluir
  3. Oi, Edu, vim ver sua fobia, aliás, sua crônica sobre a fobia, rssss.
    Gostei muito, bem didática.
    Bem...mas patos?
    "A fobia de quem acha que está sendo observado por patos..."
    Não, essa está fora de minha alçada! Tá muito complicada rsss
    Tenho outras fobias, uma só é pouco, de vez em quando lembro de mais alguma. Ah... Avião!
    A primeira vez que fui à Europa, entrei no avião e a aeromoça começou a falar e eu entrei em pânico!
    Pediu para olharmos a porta que fica mais ao fundo, mostrou onde ficavam os salva vidas e disse que se acontecesse algo, era aquela porta e aqueles salva-vidas!! Mas disse com tanta naturalidade que eu pensei que fosse enlouquecer!
    E pensei, mas o que estou fazendo aqui, Deus meu? Não tinha mais jeito, não conseguiria sair.
    Seu texto é absolutamente inofensivo comparando com o que escutei e como escutei! Aquela aeromoça que quase me matou. É verdade, fobia não se explica, mas dá para rir, apenas rir!
    Uma boa semaninha, com muita paz!
    Beijo

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

PAIS E FILHOS # 2 - OS MALABARISTAS DO SINAL

  TÍNHAMOS PASSADO a tarde toda no Shopping. Típico programa entre pai e filho que a gente faz de vez em quando. Nesses programas a mãe não ...