Clube de Detetives Pão de Queijo

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Acumuladores

 



Existem pessoas que são acumuladoras. Convivi com alguns na minha família. Uma tia que era especial,  tinha a compulsão de esconder e acumular coisas debaixo da cama. Tinha de tudo: panelas, pratos, panos, garrafas, tudo velho, sem valor e inúteis, a não ser para reciclagem, coisa que não era muito falada lá nos anos 70. Ela acumulava até frutas.  Um dia o cheiro de manga podre tomou conta da casa e fui dar uma olhada debaixo da sua cama. Comecei a tirar as coisas de lá pra achar as frutas podres e isso a deixou profundamente raivosa. 

Não se sabe bem o que leva uma pessoa a acumular coisa inúteis, talvez fatores genéticos ou eventos estressantes na vida da pessoa. Minha mãe tinha mania de acumular panos. Uma parte do seu guarda-roupa era tomado por panos e retalhos de todos os tipos, todos inúteis. Um dia eu ameacei jogar alguns fora por falta de espaço e ela só faltou chorar: "Deixa meus paninhos aí, não joga fora não..." Fiquei com pena e deixei pra lá. Mas fico matutando: qual a diferença de um acumulador para um colecionador?

Fui buscar respostas, já que  desde adolescente sou um "colecionador". Fiquei até em dúvidas se eu não era na verdade, um acumulador. Eu colecionava algumas coisas: Tampinhas de garrafas, latas de refrigerantes e de cervejas, potes de leite em pó, moedas, selos e principalmente, revistas de todos os tipos. Na adolescência o foco era nos quadrinhos; colecionava vários. Todo dinheiro que me caia às mãos iam para comprar revistas do Batman, Homem-Aranha, Brasinha, Gasparzinho...depois vieram os livros. Desde adolescente sou um leitor compulsivo. Quando comecei a ganhar meu dinheiro, todo mês eu comprava pelo menos uns três livros (fora os quadrinhos que eu não abandonei). Cheguei a ter uma biblioteca de mais de 3 mil exemplares.  Evidentemente, a velocidade para ler os livros e comprá-los não era igual...Um dia entrei numa livraria e saí de lá com vinte livros em algumas sacolas. Acho que foi meu record até hoje.

Pelo que entendi da pesquisa que eu fiz, a principal diferença do "acumulador" para o "colecionador" é que o colecionador sabe exatamente o que está comprando. Eles cuidam muito bem dos seus objetos colecionáveis. Limpam, emolduram, usam. Os "acumuladores" ao contrário, juntam qualquer coisa, inclusive coisas sem nenhum valor. Eles não usufruem do que guardam, apenas acumulam, acumulam, acumulam...como o homem na foto acima.

 E aí, você é colecionador ou acumulador? 


6 comentários:

  1. Bah,Edu! Tive a minha mãe e tenho 2 irmãs acumuladoras demais! Incrível. Ainda bem,aquilo me incomodava tanto que eu fui pelo viés oposto. Não me apego a nada! Quando uma coisa nova entra, sai a outra e é doada. Assim faço e de coleção, apenas gosto de ter a dos bons momentos, boas risadas... O resto é o RESTO!rs abração, tuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Encontrei aqui a equação que me cabe - a velocidade da compra de livros e a velocidade da leitura - nunca consegui resolver!
    Não conheci nenhuma pessoa acumuladora. Conheci uma pessoa colecionadora, num primeiro momento, foi-me um encanto, depois...
    Ao entrar em seu apartamento havia vários quadros - moldura e vidro - com colheres e a denominação do país. Acho que havia do mundo todo.
    Ao final do meu encantamento, soube que o casal da volta ao mundo surrupiava as colheres de cada hotel em que se hospedavam...
    Abraço Edu!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso tema e excelente sua crônica! Faz alguns anos que assisti o que é isso nos Estados Unidos, que loucura são os acumuladores, sofrem muito, sim. A história da sua tia é uma prova disso. Nos Estados Unidos eles têm serviço próprio com psicólogas que vão à casa destas pessoas e fazem tudo para ajudá-las.
    Parabéns pelo seu ótimo blog! Uma boa semana,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eduardo. Prazer!
    Que texto bom, bem escrito e curti muito a pauta. Já andei espiando outras crônicas por aqui e gostei muito da sua forma de escrever, voltarei mais vezes com certeza. Este tema me fez assistir muitas vezes um programa chamado "Acumuladores" na Discovery Home & Health na época que eu tinha um projeto para livro sobre compulsões, no entanto acabei mudando os planos, mas cheguei a escrever um conto sobre os acumuladores. Lembro que eu ficava bastante impressionada com os casos que passavam no programa, e igualmente fiquei te lendo. É uma compulsão que é preciso de ajuda profissional. Na verdade, quando algo que fazemos muda e atinge a nossa rotina é compulsão, e não coleção.
    Beijo, beijo.
    She

    www.escritorasheilamendonca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

Olhai Os Lírios do Campo

  Terminei de ler esse livro do Érico Veríssimo que eu tinha há anos em minha biblioteca e nunca tinha lido. Depois que ele se foi no incên...