Estávamos juntos no quintal numa tarde só proseando sobre a vida. Ele tinha disso. Às vezes eu chegava no seu quarto e ele estava ou desenhando, ou lendo ou vendo vídeos no Youtube e eu perguntava: "Tá fazendo o quê, filho". Sabem a resposta que ele dava? "Tô só vivendo a vida...". Tinha também uns rompantes onde ele dizia: "Ah, como eu amo a minha vida...! Mas aí, naquela tarde em especial, nós dois no quintal, ele veio com as ideias: Pai, como eu fui parar na barriga da mamãe"? Ele tinha 8 anos. Muito sério e convicto respondi que a Cegonha tinha colocado ele lá. Olhar meio desconfiado entortando a cabeça: "Pai, eu sei que cegonha não existe..". Como assim não existe, menino, cegonha é um pássaro. É, mas não é ela quem leva os bebês! Mas você não viu o filme "Cegonhas", como elas levam os bebês...? Ah, pai, é só um filme, né..? Vendo-me acuado, resolvi falar a verdade: Quando as mamães querem muito ter um bebê, eles nascem nas barrigas delas...outro olhar desconfiado. Mas como que acontece, pai? Me fala a verdade, eu já sou grande e você não me engana. Você acha que o pai ia te enganar? Aham, você falou de cegonha....derrotado, dei a primeira aula de educação sexual ao meu filho.
Eduardo,
ResponderExcluirque relato lindo e divertido! 😄 Me vi ali junto com vocês dois no quintal, entre perguntas sérias e olhares desconfiados… e aquela transição da cegonha para a primeira aula de educação sexual é simplesmente impagável. Esse menino vai crescer sabendo que pode perguntar tudo sem medo!
Você é um bom pai!
Abraço amigo
Fernanda!
Como eu não tive essa relação de conversar coisas íntimas com meu pai, sempre quis ter tal relação com meu filho.
ExcluirÉ, quando eles vêm com essa pergunta, é bom já estar preparado,
ResponderExcluirsempre é um choque, até clarear a jogada e resolver dizer direitinho.
Bem que temos de levar em conta a "idade que eles perguntam!"
Esse papo todos dizem, no início... se pegar, pegou, caso contrário vem
uma explicação meio engasgada... rss Se possível mais detalhada.
Boa quinta - feira!
Abraços!
As crianças são curiosas e surpreendentes e um dia essa pergunta acontece ,penso que explicar como nascem os bebês deve ser uma resposta de acordo com a idade dela, sem precisar entrar em detalhes , e muito bom quando a pergunta é feita aos pais que saberão medir e deixá-las pronta para outros questionamentos futuros . Essa balela de cegonha e semente não é pedagógica, Edu e dependendo da idade vão fazer o que seu filhote fez _ ah pai conta outra... Um abraço e bom ver um pai carinhoso e orgulhoso quando na família.
ResponderExcluirBeijinho e boa quinta-feira.
Sim, Lis, cegonha e semente não são nada pedagógicas...rs Fiz de propósito para ver a reação dele.
ExcluirFatalmente essa hora chega e te saíste muito bem! Melhor saber pelos pais do que outros meios...abraços praianos,chica
ResponderExcluirSou apologista que nunca devemos "enganar" as crianças, pois elas são mais espertas do que pensamos e depois acabamos por nos cobrar essas "mentirinhas
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter
Sinceramente, eu jamais me lembro de ter tido essa conversa com os filhos. Compramos um livro que descrevia tão detalhadamente quanto possível o ato sexual. Lembro-me que tinha desenhos incríveis sobre a anatomia masculina e feminina. Gostaria de ver um livro destinado a adolescentes que falasse do prazer e da ausência de culpa ou pecado no ato sexual.
ResponderExcluirTambém não a tive com meu pai. Meu pai era um grande cara mas não tinha jeito de puxar conversas íntimas com os filhos. Aprendi tudo na marra do autodidatismo.
ExcluirEste post é uma cena divertida: filho pergunta sério como “foi parar à barriga da mãe”, o pai tenta explicar com a cegonha... até perceber que a conversa vai ser bem mais real — primeiro “não engana” vem antes da primeira aula de educação sexual. Um momento terno e autêntico.
ResponderExcluirCom amor,
Daniela Silva 🦋
alma-leveblog.blogspot.com — espero pela tua visita no meu blog
Eu ainda teria insistido na história da cegonha...
ResponderExcluirhahahah ele não ia engolir, não tinha jeito.
ExcluirAHAHAHAH, muito bom grande Eduardo! Ele estava a fazer a pergunta já sabendo muito bem da resposta... 🤣🤣 Forte abraço! 🤗
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirDudualdo, me lembrei de um comercial, onde uma mãe está de costas e a menininha pergunta O que é virgem.
E a mãe se vê em apuros e inventa uma história enorme.
Aí a menininha pergunta: E extra-virgem?
A mãe vira pra ela, e ela está lendo no azeite.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Seu mentiroso! Mentindo para o Dudualdinho.
hahahaha. não menti, só testei aonde ia a pergunta e a curiosidade...rs
ExcluirEu ri
ResponderExcluirOlá, Eduardo.
ResponderExcluirA sua crônica é hilariante, ao mesmo tempo em que
traz maiores reflexões sobre o quanto é importante a
educação sexual, na idade certa.
Parabéns pelo pai exemplar que você denota ser e
pela dádiva do filho que tem.
Sejam sempre felizes e abraços fraternos.
Edu, que relato maneiro e cheio de ternura! Cara, me emocionei aqui com essa lembrança que você compartilhou. Seu filho, com a pureza e a curiosidade dele, te deu uma oportunidade única de ensinar com amor. Que sorte a dele ter um pai tão presente e aberto. Muito obrigado também pelos comentários e pelas visitas ao meu blog, fico feliz demais com essa troca. É sempre bom prosear contigo, seja no quintal ou nas palavras.
ResponderExcluirAbração, meu amigo!
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/
Ah! Que amor esses dois meninos, tão apaixonados! Que gostoso ver um amor assim tão Iluminado, tão certeiro em sabedoria! Eduardo, podes dormir tranquilo com o amor que seu filho vê em ti! Ele já sabe que a rocha segura que tu és para ele! O AMOR é TUDO!
ResponderExcluirSEMPRE CHEGA O TEMPO DE NÃO ENROLAR E
ResponderExcluirSIM BATER UM PAPO CABEÇA E RESPEITO
ASSIM VAI SENDO CONQUISTADO.
ABRAÇO
CHAPESAMMA
Oi Edu, tudo bem? Tá aí uma pergunta que eu gostaria de lembrar quando fiz, porque certamente eu fiz e descobri como acontece, mas queria saber o que minha mãe (tenho certeza que foi ela) falou. Já tem tanto tempo, e até eu esqueci como foi, que nem sei se ela lembra.
ResponderExcluirGostei do seu relato!
Até breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Eu não poderia perder essa crônica da vida real Eduardo, que relato lindo!!
ResponderExcluirE a sua foto com o pequenino está uma fofura! Uma graça mesmo!!
Realmente as crianças são muito inteligentes e a melhor coisa que fazemos é antecipar as explicações sobre educação sexual.
Meus pais não fizeram isso comigo, talvez por vergonha ou incapacidade de relatar, mas preferiram comprar um livro pra mim explicando tudo. Seria muito melhor se eles tivessem conversado comigo, como você o fez com seu filhinho ( emoção)
Beijos amigo e obrigada pelo relato.
Linda semana! :))))))