Clube de Detetives Pão de Queijo

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

CONSTRUÇÃO

 


Tenho um acordo com meu filho de 13 anos: Ele me apresenta o que ele e os amigos estão ouvindo, vendo e falando, e eu lhe mostro o que eu ouvia, via e falava "no meu tempo". Tem sido uma parceria muito produtiva. Aprendo as gírias novas da molecada, os jogos que eles jogam, as músicas que eles gostam; isso me atualiza, não me deixa ficar cheio de teias de aranha em relação ao universo deles. 

Na área musical, já apresentei pra ele vários cantores ícones da nossa música, de vários estilos musicais. Desde o Rock-Jovem-Guarda, passando pela Bossa Nova, a era do rock dos anos 80 e chegando à "MPB". Ele já ouviu Tim Maia, Jorge Benjor, Roberto Carlos, Elis Regina, Cazuza, Legião Urbana...entre outros. Ele tem gostado de tudo. Esses dias coloquei "Construção" do Chico para ele ouvir e a experiência foi chocante, segundo ele mesmo.

No meu tempo, meus pais não me apresentavam cantores, mas eles compravam discos (de vinil, evidentemente). Meu pai gostava de Luíz Gonzaga, Agnaldo Timóteo, Teixeirinha, Trio Arakitan e similares. Minha mãe, que era evangélica, ouvia muito músicas religiosas de Feliciano Amaral, Mara Dalila, Luiz de Carvalho, Oseias de Paula e outros. 

Os discos tocavam na vitrola e eu ouvia. Ninguém me dizia nada sobre os cantores, ninguém me dava a ficha completa deles. Então eu não sabia os nomes mas gostava de ouvi-los. Um em especial me encantava: Luiz Gonzaga! Era o Rei do Baião mas eu não sabia disso. Nem o que era baião eu sabia...só sei que eu pegava os discos dele, levava para um quarto vazio onde meu pai deixava uma vitrola portátil que ele trouxera da Alemanha,  e ali, um por um, eu ia ouvindo as músicas do Gonzaga. Cresci fã do forró raiz, da música sertaneja raiz. O que fizeram com ela (a música sertaneja) depois foi um crime! (desculpem ao fãs do chamado Sertanejo Universitário)

Voltando ao Chico e à Construção, meu filho me disse que aquela era a melhor música que eu tinha apresentado para ele. Que a construção dos versos, que mudam e trocam de lugar, era muito legal. Que a melodia era bonita e a mensagem da letra era uma boa história. Conversamos sobre a letra da música, o estilo, sobre Chico. O autor de A Banda tinha ganhado um novo fã.

 




Um comentário:

  1. Edu, que legal essa parceria com teu filho, ambos saem ganhando! Você estar aberto e receptivo para o universo dele, assim como ele se encantou com Chico!
    Certamente você se manterá longe das teias de aranha!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Pode criticar, falar mal, falar bem, falar por falar. Obrigado e volte sempre!

PAIS E FILHOS # 2 - OS MALABARISTAS DO SINAL

  TÍNHAMOS PASSADO a tarde toda no Shopping. Típico programa entre pai e filho que a gente faz de vez em quando. Nesses programas a mãe não ...