Clube de Detetives Pão de Queijo

quinta-feira, 26 de junho de 2025

O PATRÃO MANDOU CANTAR

 


PAULINHO SOARES. Quem lembra dele? 

Lembro eu garoto de ter visto o Paulinho Soares em um programa dos Trapalhões e fiquei com a música "O Patrão Mandou" (1978) na cabeça por muito tempo. Essa música é uma boa e humorada crítica ao excesso de americanismos em nossa cultura. Não acho que a enxurrada de cultura americana por aqui prejudicou nossa música ou nossa cultura - eu gosto da cultura americana! - Filmes e músicas americanas, principalmente, estão quase no mundo todo e só me resta aplaudir a sua poderosa indústria cultural, mas Paulinho deixou sua crítica bem humorada porque tudo deve e pode ser criticado.



O patrão mandou cantar com a língua enrolada.

Everybody macacada. Everybody macacada

E também mandou servir uísque na feijoada.

Do you like this, macacada? Do you like this, macacada?

E ainda mandou tirar nosso samba da parada.

Very good macacada. Very good macacada.

Não sei o que é que o patrão tem debaixo da cartola

que a gente não se solta, ta grudado feito cola.

No fim das contas o patrão manda e desmanda

e ainda faz do Rei Pelé mais um garoto-propaganda.

O patrão mandou cantar com a língua enrolada.

Everybody macacada. Everybody macacada

E também mandou servir uísque na feijoada.

Do you like this, macacada? Do you like this, macacada?

E ainda mandou tirar nosso samba da parada.

Very good macacada. Very good macacada.

O patrão é fogo! Ele é quem dá as cartas quando o jogo

Tá metendo sempre o bico no fubá, qual tico-tico

No troca-troca o patrão que é mais rico, já levou o Rivelino e vem depois buscar o Zico.

O patrão mandou cantar com a língua enrolada.

Everybody macacada. Everybody macacada

E também mandou servir uísque na feijoada.

Do you like this, macacada? Do you like this, macacada?

E ainda mandou tirar nosso samba da parada.

Very good macacada. Very good macacada





Paulo Soares da Costa (Belém, PA, 9 de agosto de 1944 – Rio de Janeiro, RJ, 6 de maio de 2004), compositor popularmente conhecido como Paulinho Soares.

Em 1968, começou a trabalhar na área publicitária, compondo jingles para a produtora Planisom, de Chico Feitosa.

Dois anos depois, participou, como compositor, do V Festival Internacional da Canção (TV Globo), com “Quebra-cabeça” (c/ Marcello Silva), interpretada por Antônio Adolfo e o grupo A Brazuca.

Venceu, no ano seguinte, a fase nacional do VI Festival Internacional da Canção (TV Globo), com “Kyrie” (c/ Marcello Silva), interpretada pelo Trio Ternura. A música foi classificada em 3º lugar na fase internacional do evento. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro disco, produzido por Ian Guest, um compacto simples contendo suas canções “Roda-roda-roda” e “Vitória”.

Em 1972, gravou suas músicas “Elizabeth” e “Bate-boca” para a trilha sonora de “Uma rosa com amor” (TV Globo).

Na década de 1990, realizou shows em diversas casas noturnas cariocas.

Em 1999, fundou, com Gilberto Cortez, a “Confraria do Kareca”, roda de samba que costumava se reunir semanalmente no Bar Severina, em Laranjeiras (RJ), com a participação de oito músicos e de artistas convidados.

Paulinho Soares faleceu em 6 de maio de 2004, vítima de enfarte, aos 59 anos, em sua casa, no Rio de Janeiro.


17 comentários:

  1. Confesso não me lembro da música, nem do compositor. A breve biografia permite fazer um rastreamento e incorporar outras informações e (re)conhecer outras letras. Gosto dessa recuperação da memória cultural brasileira. Da redescoberta, da escavação. Letra bem humorada e crítica. Há, sim, um pedestal para a música americana, como não?

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  2. hahahaha, adorei, não lembrava disso, que música joia!
    Os trapalhões era um programa muito joia.
    Gosto da música americana, e muito! ontem estávamos ouvindo aqui em casa.
    Tua postagem está um show, Edu!
    Um boa quinta e sexta, depois venho e te desejarei um bom fim de semana pra arrematar!! 😁😄🙋‍♀️

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  3. Olá Eduardo, que delícia de resgate mesmo não sendo do meu tempo, deu gosto de ler! Paulinho Soares pode até ter ficado fora do radar das gerações mais recentes, mas que tiro certeiro esse dele: uma crítica bem-humorada e atualíssima. A letra de “O Patrão Mandou” parece profética com jeitinho de samba debochado, ela acerta em cheio nas contradições culturais que a gente vive até hoje. O uísque na feijoada continua sendo servido com sotaque forçado e filtro gringo nas redes sociais, né?
    Não conhecia Paulinho, mas agora vou atrás. Obrigada por me apresentar a ele com esse olhar generoso e cheio de memória boa. E que ironia elegante ele carregava! Um cronista com ritmo.

    Abraço,
    Fernanda

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  4. Olá, amigo Edu, os Trapalhões marcaram época,
    quem não os viu? Quanto à cultura Americana também
    tem o meu aplauso, pois muito devo a ela, romances, contos,
    poemas. Além disso, os americanos nos deram grandes filmes,
    são clássicos até hoje. E na música, nem se fala, se temos de citar Elvis Presley, Frank Sinatra, Ray Charles, Stevie Wonder, Tony Bennett etc. sem falar no Jazz do qual sou um dos grandes fãs.
    Bela postagem, Edu!
    Grande abraço, bom fim de semana.

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  5. Bah, tempinho bom o dos Trapalçhoe3s e suas piadas inocentes ou nem tanto,rs...Gostei da musica e do teu post! abração, chica

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  6. Quem ficou conhecido como o patrão foi o Silvio Santo... Que já não está mais entre nós, pois foi apresentar seu show de calouros no paraíso dos gatos. rsrsrsrs

    Nova tirinha publicada.

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas.

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  7. Edu,
    Adorei essa boa lembrança
    de um tempo muito bom onde
    o humor era ingênuo e sem
    restições.
    Penso que era um tempo
    muito bom de verdade.
    Identifiquei a canção
    na hora e agora ela está
    aqui na minha cabeça.
    Bjins
    CatiahôAlc.

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  8. Não tenho nenhum problema com as músicas estrangeiras, pois cresci ouvindo de tudo na casa de minha avó (mambo, rumba, baião, bolero, tango fox-trot. Só não tinha samba). Na adolescência virei beatlemaníaco instantâneo sem que ninguém me apresentasse a banda (falava-se conjunto). Nessa época também rolou muita música francesa e italiana). Então, esse "sincretismo" musical sempre foi minha praia. E me divirto muito quando descubro uma letra irônica sobre o uso abusivo do inglês, mas não tenho nada contra. Já publiquei um post com uma música do Lamartine Babo (olha ele aí outra vez!) chamada "Canção para inglês ver". Lembro também a letra do Aldir Blanc (Prêt-à-porter de tafetá) onde ele brinca com palavras que lembram a língua francesa.

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  9. Que lembrança boa dos trabalhões! Época em que valia a pena assistir Televisão. srsrs Sobre a cultura americana, penso que está entranhada. Gosto dessa diversidade toda!

    Abraço!

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  10. Oi Dudualdo.
    Eu me lembro vagamente dessa música.
    Mas eu era muito criança e por isso não entendia o que ela queria dizer de fato.
    Até os Trapalhões eu me lembro pouco. Na minha casa, meu pai e mãe eram adeptos do Programa Silvio Santos, que passava no mesmo horário que Os Trapalhões no domingo.
    Sabe que uma vez eu vi uma pesquisa que dizia que os paulistas assistiam mais que o dobro do Silvio Santos, do que os cariocas?
    Acho que os cariocas e os paulistas pensam muito diferente.
    Até no rock dos anos 80. A gente percebe muita diferença entre os discursos.

    Um abraço, meu amigo.

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  11. Olá Edu!
    Adorei a lembrança. Tempo bom aquele, tempo de humor aberto, sem mimimis.
    Os Trapalhões eram muito bons, fizeram história e o programa deles eu adorava. Ri muito com eles.
    “O Patrão Mandou” é uma pérola cultural, uma música muito boa e, lembro muito bem que na época foi um "tiro na jugular", uma crítica bem-humorada e focada num assunto sério, tanto que até hoje continua superatual.
    As músicas americanas estavam no auge, a gente ouvia direto, todo dia nas rádios. Eu gostava e aprendi muito, inclusive foi ali que interessei-me e fui tratar de aprender inglês.
    Parabéns pelo post!
    Um abraço.
    Marli

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  12. Olá, amigo Edu.
    Interessante esta tua crónica. Gostei de ler.

    Abraço e bom fim de semana.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

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  13. Não conheço, não me lembro, mas foi bom conhecer aqui. Valeu!

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  14. Oi Edu
    Essa música é bem a cara do Didi Mocó rs , é bem alegrinha com uma letra bem humorada ,uma sátira ao poder dos americanos. e a imitação dos brasileiros ,comum até nos dias atuais . ( só falta mesmo servir uisque na feijoada) rsrs
    Não lembro do Paulinho Soares e a toada da música vem um pouco na lembrança. As músicas americanas tem seu valor e é tocada por onde a gente vá. Sou meio chata ,porque para ouvir antes quero saber a letra e fico traduzindo porque não domino a língua inglesa , e odeio ouvir sem saber o que estou ouvindo.
    Admiro seu talento para as crônicas. Um abraço e bom sábado.

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  15. Oi Edu! Eu lembro dessa música do mesmo jeito, pelo programa dos trapalhões. Não preciso nem do vídeo pra música começar a tocar na minha mente. Sobre as influências culturais, já bebi muito dessa fonte estadunidense, mas graças a Sherlock, Martin Freeman e companhia, tenho ido para o outro lado do oceano e conhecido produções estrangeiras de outros continentes.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

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  16. Não conhecia, mas gostei :)

    Boa tarde

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Oi. Se leu e gostou,
Obrigado e volte sempre!
Se não gostou, perdoe-me a falta de talento "escriturístico..."